TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório Ensino Fundamental

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

MÁRCIA DE JESUS MENDES VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Montes Claros

2016

MÁRCIA DE JESUS MENDES VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof.Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Danielle Monary

Tutor de sala: Leni Silva Viana

 Montes Claros

2016

INTRODUÇÃO

         O presente estágio é uma oportunidade de vivenciar o que foi aprendido em sala de aula, também é uma oportunidade de manter contato com a prática e o mercado de trabalho. E com ele teremos a oportunidade de vivenciar,  analisar e refletir sobre quais práticas escolher para desempenhar no futuro.

        Este relatório está organizado em etapas onde está descritos  passos  de natureza teórica e prática envolvendo a docência nas séries iniciais do ensino fundamental.Tendo como objetivos Observar, registrar e analisar situações diárias da Instituição Sociedade de Educação Integral e de Assistencia Social, a fim de compreender e vivenciar o que foi aprendido em sala de aula.E Confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão da realidade vivenciada. Compreender a forma como o educador  exerce a articulação entre as funções de cuidar, educar e acolher no exercício da sua docência. Experenciar situações de análise, planejamento e intervenção necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor.Contém um breve relato sobre as particularidades da escola,e sua realidade.

Este relatorio de estágio é composto também por  um projeto de intervenção: A Dengue, eu contra a dengue. Diante de vários casos que vem ocorrendo em nossa cidade, e sabemos que é uma doênca grave que pode até levar a morte, acreditamos que seja necessário mudanças de hábitos, e a melhor maneira de conseguirmos alcançar esse objetivo é por meio da educação, araves deste projeto incentivar nossos alunos, educa-los para modificarem seus atos, suas atitudes e seus comportamentos.Ensinando tudo sobre a doênça, exclarecendo dúvidas sobre esta contaminação, sintomas, prevenções e danos que ela pode causar em nossas vidas, acreditamos que os alunos estarão preparados para colocar em práticas os conhecimentos aprendidos e começarem a ajudar nessa campanha em mobilização contra a dengue. Indentificar a dengue, conhecer as diversas formas de contágio,prevenção e tratamento, identificar as causas de ocorrências de epidemias,reconhecer as importâncias dos hábitos de higiene,como forma de manter a saúde e prevenir a doênça, compreender que a dengue interfere no apreoveitamento escolar,pois afasta a criança da escola; conhecer a origem do mosquito aeds aegipty.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O estágio foi realizado na escola Instituto Educacional Peter Pan a escola é composta somente pela educação infantil ,e séries iniciais do ensino fundamental e funciona só no turno vespertino. É uma escola bastante organizada inicia as 13 horas com oração no pátio e muitas músicas, as 13hora e 30 minutos os alunos vão para as salas onde iniciam as aulas com as atividades.

2 ROTINA OBSERVADA  

A bservação das séries de 1º ao 4º ano,observei o comportamento dos alunos ,desde a aprendizagem até a disciplina,e o relacionamento dos educandos com a gestão e todos os funcionários da escola.

Percebi que quanto maior o ano ou a idade das crianças, maiores são as dificuldades com a  indisciplina .Porém as professoras trabalham despertando o interesse  dessas crianças.As turmas menores tem problemas disciplinares mas com menor intensidade.Já a turma em que estagiei são calmos e atenciosos,existem dois que tem dificuldades no comportamento.

A professora desta turma segue um planejamento,trabalha interdisciplinamente todos os conteúdos,e são contextualiados com a realidade das crianças,na qual são muito carentes.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

No primeiro ano ,a professora se interagem muito com os alunos.Trabalha todo seu planejamento.Observei roda de conversa,histórias contadas pelas crianças,jogos, tangram e atividades com pintura.A professora envolve os conteúdos com outras disciplinas,sem deixar de apreciar a realidade deles.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Esta turma foi a que realizei o estágio,as atividades propostas se tornaram prazerosas para os alunos.A professora desta turma trabalha muito o lúdico,jogos,videos e gosta muito de atividade de colagem.E durante o periodo de estágio o tema foi marcante,pois as crianças tinham a oportunidade de expor sobre a doênça e falar muito sobre adquirir hábitos e atitudes para acabar com o mosquito da dengue.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Os alunos do terceiro ano demosntram muito interesse.Pois o professor desenvolve técnicas que instiga o aluno pensar,despertando o interesse pela disciplina .Ele utiliza muito de recursos áudio visuais e da internet.Respeita o limite de cada um, intiga a participação de todos.Mas conta com uma minoria de 2 crianças indisciplinares,mas o educador em todas as  situações  consegue resolver os conflitos em que estes alunos se envolvem.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

No quarto ano  o rendimento escolar já começa a cair em relação as turmas anteriores.Pois 5 alunos com indisciplina atrapalham o desenvolvimento dos outros colegas.Durante as atividades realizadas,estes alunos interrompem todo momento os proprios colegas.A professora os afastam ,de todos  mas é inevitável. Mas ela esta sempre buscando providências,e a mesma me realtou que estes alunos eram mais indisciplinados ,e estão melhorando com o tempo,e com as intervenções realizadas por ela em parceria com a familia e a gestão da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com