TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASSOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Ensaios: PASSOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

2.3 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O setor da construção civil é de grande importância para o desenvolvimento da Nação, tanto do ponto de vista econômico, destacando-se pela quantidade de atividades que intervêm em seu ciclo de produção, gerando consumos de bens e serviços de outros setores, como do ponto de vista social, pela capacidade de absorção da mão-de-obra.

2.3.1 Brasil

Construção civil abrange todas as atividades de produção de obras, entre elas estão as atividades referentes ás funções de planejamento e projeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos, tais como edifícios, estradas, portos e etc. Além de abranger atividades de produção a construção civil é responsável por grande contribuição a economia brasileira e responsável por colocar no mercado de trabalho milhares de pessoas, como esse mercado esta crescendo muito precisa-se de grande quantidade de trabalhadores.

No Brasil, a associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA, fiscalizam o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução é acompanhada por engenheiros registrados no CREA.

A construção civil vem crescendo grandemente no Brasil, a cada ano que passa mostra uma perspectiva de crescimento maior, a construção civil teve o melhor inicio de ano de sua história, impulsionado pelo aumento do crédito imobiliário e pela grande oferta de vagas de trabalho, o setor cresceu cerca de 14,9% no primeiro trimestre de 2010, recorde desde a série de pesquisas feita em 1995.

Segundo (http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/construcao-encolhe-no-2-trimestre-mas-setor-preve-recuperacao.html), no ano de 2012 isso não vem acontecendo, diminuiu o volume de contratações de novas obras e das vendas de imóveis e materiais de construção derrubando o desempenho da indústria da construção civil. Segundo os dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país cresceu 0,4% no segundo trimestre, ao passo que a industria da construção, que historicamente sempre tem puxado o resultado para cima, registrou dessa vez uma queda de 0,7 %.

Fonte: (http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/construcao-encolhe-no-2-trimestre-mas-setor-preve-recuperacao.html)

O governo ajudou para o crescimento da construção civil, devido seus programas habitacionais e intervenções nos impostos e diminuição do IPI para materiais de cosntrução, ajudou a construção civil a crescer constantemente, com o PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) mais conhecido como Minha Casa, Minha Vida, que nos próximos 2 anos construirá mais de um milhão de casas, para pessoas com baixa renda. Outra forma de crescimento da construção civil no Brasil será as construções da Copa do mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, sendo necessário grandes projetos, e grande números de funcionários.

2.3.1.1 Construção civil será destaque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com