TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA

Trabalho Universitário: PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

) De acordo com Ferreira (1993) vimos que cada sociedade de nossa História apresentou uma educação específica. Justifique o porquê:

Porque cada sociedade desenvolve hábitos e culturas diferentes, onde interferiam em todos os aspectos da vida social. Todavia a Educação era uma forma de desenvolver seus costumes, hábitos e culturais. Porem, cada historia teve uma educação especifica por causa das características de cada sociedade daquela época.

2) Cite o nome dos quatro principais tipos de educação que encontramos ao longo da História?

Educação nas Comunidades Primitivas;

Educação nas Sociedades Escravistas da Antiguidade Clássica;

Educação na Sociedade Feudal;

Educação na sociedade Capitalista.

3) Escolha um tipo e escreva suas características principais.

Educação nas comunidades Primitivas. Suas principais características eram o ensino de tarefas práticas que os jovens precisavam saber para ser considerado um adulto. O sexo masculino teria de saber caçar, pescar, guerrear e produzir os instrumentos que utilizaram nessas atividades e as meninas aprendia com suas parentes do sexo feminino, tudo que a mulher adulta precisava para administrar uma casa.

Atividade – Aula 02

1) A expansão do capitalismo industrial provocaram alterações na Educação, ampliando o quadro de problemas investigados pela Sociologia da Educação no século XX. Quais são essas novasquestões incorporadas?

São a formação permanente, o planejamento global da Educação, a politização das atividades educacionais, a participação desigual das crianças, dos adolescentes e dos adultos nas atividades educacionais e culturais devido a origem social. Estudantes, professores, intelectuais, grupos sociais e extensas camadas da sociedade, comprometidos com a Educação, influem nas instituições escolares e universitárias, expõem suas pretensões e projetos educacionais, ou então apontam a crise dessas instituições, sugerindo alternativas para elas.

2) Segundo Oliveira (2000) qual é o conceito sociológico da educação?

Para Oliveira (2000) a educação constitui-se uma das atividades básicas de uma sociedade humana, a qual a sobrevivência dependente da transição de uma herança cultural aos mais jovens. Sendo que toda sociedade encontra méis de perpetuar sua herança, cultural, ensinando aos costumes instituídos do grupo de jovens.

E podemos considerar a educação um processo pelo o qual a sociedade usa para transmitir seus costumes como um tudo, aos jovens.

3) Ainda segundo este autor, a Sociologia da Educação visa três grandes princípios. Quais são eles?

Transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem;

Socializar, ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com