TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDROSO, Marcelo Caldeira; CORRÊA, Henrique Luiz. Sistemas De Programação Da Produção Com Capacidade Finita: Uma Decisão Estratégica? Disponível Em: Artigos Científicos: PEDROSO, Marcelo Caldeira; CORRÊA, Henrique Luiz. Sistemas De Programação Da Produção Com Capacidade Finita: Uma Decisão Estratégica? Disponível Em: Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  2.482 Visualizações

Página 1 de 15

Planejamento e controle da produção

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras, ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (LOPES;MICHEL, 2007 apud MOREIRA, 1999) .

Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (2007 apud SLACK et al., 1997, )

Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. “(...) é uma declaração de intenção de que aconteça”. ((LOPES;MICHEL, 2007 SLACK et al., 1997, )

O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento,Programação e Controle. Por planejamento deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vamos produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requeridos, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito. (ZACCARELLI (1987, p.18),

Planejamento e Controle de Produção

É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção, relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

- Previsão da demanda

- Planejamento da capacidade de produção

- Planejamento agregado da produção

- Programação mestra da produção

- Programação detalhada da produção

- Controle da produção

Previsão da demanda:

Os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejamento da capacidade de produção:

A partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Curto prazo: estão relacionadas com a Programação da Produção e decisões relativas ao controle de estoque.

Médio prazo: o horizonte de planejamento varia aproximadamente de seis meses a dois anos. Planos tais como: Plano Agregado de Produção e Plano Mestre de Produção se baseiam nestas previsões.

Longo prazo: o horizonte de planejamento se estende aproximadamente á cinco anos ou mais. Auxilia decisões de natureza estratégica, como ampliações de capacidade, alterações na linha de produtos, desenvolvimento de novos produtos, etc.

Previsões de demanda podem se basear em dados referentes ao que foi observado no passado (previsão estatística) ou em julgamentos de uma ou mais pessoas (predição).

Planejamento agregado da produção (PAP):

Visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

Programação mestra da produção (PMP):

Trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

Programação detalhada da produção (PDP):

É a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”. Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

- Administração de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

- Sequenciamento: é a determinação da sequência de execução das operações de produção nas máquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo.

- Emissão de ordens: implementa o programa de produção emitindo a documentação necessária para o inicio das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis.

Em sistemas de produção repetitiva (alto volume, baixa variedade), a programação detalhada é orientada por regras mais simples e visuais como os sistemas de produção puxada tipo Kanban. Por outro lado, em empresas de produção intermitente (baixo volume, alta variedade), a atividade de programação detalhada torna-se mais complexa, dificultando a sincronização das operações para redução de custos, atrasos e tempos de fluxo das ordens. Neste ambiente, a atividade de programação pode ser apoiada em software específicos de programação da produção.

Controle da produção:

É a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado. A partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Planejamento e Controle da produção e sua Importância na administração

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possiveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios. Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

.

Planejamento e controle da produção

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o

melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que

foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras

ao estabelecer linhas de ação, que devem ser seguidas para satisfazer objetivos

estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”.

(MOREIRA, 1999, p. 7) Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma fisica e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as ativividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (SLACK et al., 1997,p. 318) Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. “(...) é

uma declaração de intenção de que aconteça”. (SLACK et al., 1997, p. 320) Os

autores atentam para isso, porque, segundo eles, um plano não garante que aquilo

vá acontecer como o esquematizado, pois muitas variáveis estão envolvidas na sua

realização. É aí que entra o controle que segundo Slack et al. (1997, p. 321) “ é o

processo de lidar com essas variáveis”. Slack et al (1997, p. 322) afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”.

Importância de planejamento e controle da produção

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

Objetivos do planejamento e controle da produção

Quanto ao propósito do planejamento e controle, Slack et al. (1997, p. 319) citam que “é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”. Moreira (1999, p. 7) comenta que “o controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e da própria como um um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário”.

Em resumo, o objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

Quando e como utilizar o PCP

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo, demanda planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão:

Planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

“Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”. (SLACK et al., 1997, p. 347) Capacidade aqui pode ser entendida como sendo o que a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação. O planejamento e controle implicam em medir a demanda e a capacidade da empresa, identificar possibilidades de aumentar a capacidade e adequá-la à demanda e escolher as políticas mais adequadas para que isso aconteça. O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante. Assim, o planejamento e controle compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitam pausas na produção. Slack et al. (1997) explicam que existe uma diferença de ritmo entre fornecimento e demanda. “Se o fornecimento de qualquer item ocorresse exatamente quando fosse demandado, o item nunca seria estocado”. (SLACK et al.,1997, p. 383) Cadeia de suprimentos é definida por Slack et al (1997, p. 411) como sendo “todos os ramos de unidades produtivas ligadas, através dos quais fluem bens e serviços, para dentro e fora da organização”. Isso precisa ser planejado e controlado, pois o planejamento e controle da cadeia de suprimentos traz benefícios estratégicos para a empresa como velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade. Assim, como afirmam Slack et al. (1997) o planejamento e controle da cadeia de suprimentos envolve a “coordenação do fluxo de materiais e informações entre unidades produtivas da cadeia de suprimentos”. Este planejamento e controle envolve desde o fornecimento de matérias-primas, compras, gestão da distribuição física, logística até a gestão de materiais.

Conclusão

PCP trata da organização, planejamento, programação e controle da produção, em sistemas produtivos que incluem pessoas, máquinas, equipamentos, materiais e instalações. Trata-se da gestão dos sistemas de produção.

A questão chave é a necessidade de recolher e utilizar informações relevantes para a tomada inteligente de decisões.

Gerir = tomar de decisões.

O primeiro e principal objetivo do PCP, é o tratamento adequado de dados, para a geração de informações, relevantes à tomada racional e inteligente de decisões (Gestão), visando tornar os sistemas produtivos eficazes e eficientes.

O PCP não toma decisões nem administra as operações de produção. Ele fornece suporte para que tomadores de decisões desempenhem estas atividades.

O objetivo do PCP é capacitar profissionais a compreender e executar o planejamento e controle da produção em qualquer manufatura, e de aumentar a eficácia e a eficiência do processo produtivo da empresa.

A decisão sobre a implantação de um sistema de programação da produção com capacidade finita, considerando as implicações decorrentes, a dificuldade de reverter e o nível de investimento demandado, é uma decisão, por natureza, estratégica. Desta forma, é fundamental a adequação do sistema às necessidades estratégicas - atuais e futuras - da empresa, a consideração dos níveis de investimento e esforços organizacionais exigidos, bem como uma análise criteriosa dos sistemas disponíveis.

Quanto à consideração das necessidades estratégicas, é importante ressaltar que: em primeiro lugar, nem todos os sistemas produtivos demandam uma solução desta natureza para a gestão da sua capacidade; em segundo lugar, o escopo das decisões apoiadas por estes sistemas varia desta forma, cabe verificar se estas estão alinhadas às decisões fundamentais à gestão do sistema de PPCP da empresa no que se refere à geração do plano mestre de produção, à programação da produção, à gestão dos materiais integrada à capacidade e ao controle da produção; e, finalizando, é primordial verificar se o sistema escolhido comporta as características particulares da empresa que são relevantes à decisão apoiada.

Um importante fator de êxito, uma vez escolhido o sistema correto, é a metodologia de implantação. Esta deve considerar o envolvimento dos recursos humanos e o treinamento destes nas etapas corretas das fases de implantação; estas etapas, por outro lado, devem ser gerenciadas dentro do conceito de gestão de projetos. Por outro lado, é também importante avaliar o grau de capacitação e a postura profissional do fornecedor ou representante comercial. Cabe lembrar que, uma vez implantado o sistema, pode-se criar uma dependência de seu fornecedor, tanto em nível da assistência técnica quanto da tecnologia adquirida. Esta última é particularmente importante nos sistemas que apresentam soluções proprietárias fechadas, uma vez que o sistema assume uma parcela de responsabilidade pela decisão

dentro do sistema de PPCP. É importante reforçar que um sistema de programação da produção com capacidade finita não deve ser gerenciado de maneira isolada, ou seja, não integrado às demais dimensões temporais do planejamento, bem como às demais funções da empresa.

O processo de produção é controlado através de quatro aspectos básicos como planejamento, definição dos processos com responsabilidades, capacitação das pessoas e treinamento e sistemas computacionais que adéqüem e ajudem a controlar o sistema produtivo.

O controle da produção é a última fase do pcp, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinjam os objetivos pretendidos.

Após a elaboração do plano de produção e emitidas as ordens e liberados os recursos, todas as unidades produtivas e as unidades de assessorias devem funcionar de maneira coordenada para a execução do plano e o alcance dos objetivos. O sistema produtivo deve funcionar integradamente. Para tanto, ele precisa ser controlado a fim de que se assegure que aquilo que foi planejado está sendo executado e que os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. Trata-se garantir a eficiência e a eficácia do sistema.

A eficiência está relacionada com a execução dos recursos produtivos, enquanto a eficácia está relacionada com os objetivos desejados, isto é, com a quantidade e qualidade dos produtos e serviços produzidos pelo sistema.

Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação.

Nesse trabalho fica fácil visualizar a importância da Administração da Produção dentro de uma organização. Hoje as empresas buscam cada vez mais reduzir seus custos operacionais e melhorar constantemente suas tecnologias empregadas em produção, novos sistemas, ou até mesmo softwares especializados em produção, visando o mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Com a implantação de um Sistema e controle da Produção, MRP II, dirigido especialmente e controlado pelo Planejamento e Controle da Produção (PCP), uma empresa de médio porte, tem com esses sistemas integrados podem gerar grandes novidades para a área industrial e para toda a organização em relação às mudanças, novos processo e procedimentos. Tendo em vista um problema, a organização pretendo com a implantação de um Sistema de Controle da Produção (MRP II), dentro de seus setores, envolvendo os processos e as pessoas, podem influenciar na melhoria da produtividade, agregando valores reais, e controlando o que realmente precisa e está sendo produzido. Dessa forma, a organização, vai analisar e avaliar se a implantação do novo sistema, foi feito de forma eficaz nos setores envolvidos num todo. Outras empresas de médio porte trabalham como novos sistemas operacionais informatizados (softwares de produção), garantindo o fluxo de informação correspondente para o resto da fábrica, garantindo o fluxo de informação suficiente e correspondente, no momento certo de cada atividade, controlando e medindo a sua produtividade de forma eficaz, afim de atender e alcançar os resultados esperados.

Este trabalho foi de grande valia e de extrema importância para nós, pois através dele pesquisamos como é importante fazer um planejamento e acompanhar o processo produtivo dentro de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Resumo da etapa 3 passo 1

Numa empresa não pode haver atrasos nas entregas, por isso é usado o planejamento e controle da produção.

Quando há atrasos na entrega a empresa tem dois aspectos significativos:

- É a imagem da empresa perante o cliente, e o compromisso perante o cliente;

- E a questão contratual, que pelo ponto de vista é severo para a empresa.

Para que não ocorram atrasos a empresa deve investir em quatro aspectos básicos:

- Planejamento;

- Definições dos processos com responsabilidade em papeis;

- Capacitação das pessoas;

- Sistemas computacionais que adéqüem e ajudem a controlar o fluxo produtivo.

A empresa em questão deve investir em equipamentos para reduzir o tempo de produção mas com qualidade.

Como as empresas devem manusear o estoque?

O sistema de planejamento de materiais, é conhecido no mercado como MRP, e ele calcula quais os materiais que serão necessários para a montagem de determinados produtos.

Ele usa o plano de produção, e compara isso com a produção do estoque, a diferença é o que precisa ser comprado.

A medida que você tem o material em estoque terá o capital imobilizado, pois a empresa precisa ter gente e lugar para armazenar, então o estoque representa um custo, isso tem de ser sempre bem balanceado.

A empresa para abaixar os custos e aumentar a qualidade da produção, deve produzir mais rápido mas com qualidade, e para isso deve investir em cursos (Treinamentos) para seus funcionários, para que trabalhem com eficiência para evitarem desperdícios.

Um exemplo, é que, se um certo funcionário de uma determinada empresa estraga uma peça a cada dez que ele faz, no final do dia haverá um grande prejuízo , que precisa ser evitado.

Por isso as empresas devem investir cada vez mais no plano de controle da produção para que ninguém saia perdendo, e com isso a empresa consiga mais clientes satisfeitos.

...

Baixar como  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »