TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO E LINGUAGEM Lev Semenovich Vygotsky

Monografias: PENSAMENTO E LINGUAGEM Lev Semenovich Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Vygotsky estava preocupado em entender a relação entre as idéias que as pessoas desenvolvem e o que dizem ou escrevem. Não o fez apenas especulando em uma mesa de escritório, mas foi a campo, pesquisou, fez experiências. Extraiu conclusões como:

“A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo ...”

Para aqueles que vêem na linguagem apenas um código aleatório, o autor responderia:

“Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.”

Vygotsky desenvolveu inúmeros conceitos fundamentais para que compreendamos a origem de nossas concepções e a forma como as exprimimos: “pensamento egocêntrico”, “pensamento socializado”, “conceito espontâneo”, “conceito científico”, “discurso interior”, “discurso exteriorizado”, e tantos outros.

ESQUEMA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:

VIGOTSKI: Social para o individual

Fala social Fala egocêntrica Fala interior

A relação entre pensamento e palavra pode ser assim resumida:

- A relação entre pensamento e a palavra não e uma coisa, mas um processo, um movimento contínuo de vaivém do pensamento para a palavra, e vice-versa

- Nesse processo, a relação entre pensamento e a palavra passa por transformações que, em si mesmas, podem ser consideradas um desenvolvimento no sentido funcional.

- O pensamento não é simplesmente expresso em palavras; é por meio delas que passa a existir

- Cada pensamento tende a relacionar alguma coisa com outra, a estabelecer uma relação entre as coisas.

- Cada pensamento que se move, amadurece e se desenvolve, desempenhando uma função, solucionando um problema.

- Esse fluxo do pensamento ocorre como um movimento interior, através de uma série de planos.

- Uma análise da interação do pensamento e da palavra deve começar com uma investigação das fases e dos planos diferentes que um pensamento percorre antes de ser expresso em palavras.

Então, o pensamento passa a existir através da palavra, mas antes de ser expresso ocorre uma relação entre pensamento e palavra que configura um processo contínuo entre um e outro. Entre esse processo, essa relação passa por transformações, por fases nas quais cada pensamento, ao estabelecer relações entre as coisas, passa por um fluxo interior de amadurecimento e de desenvolvimento, que se dá a partir de uma série de planos. Essas fases e esses planos que o pensamento percorre antes de ser expresso em linguagem é que deve ser estudado.

A primeira coisa que os estudos de Vigotski revela é a importância de se observar os dois planos da fala e seus movimentos independentes. Dois fatos importantes confirmam a presença, no desenvolvimento linguístico, desse movimento independente entre a fonética e a semântica.

Dois planos da fala:

Aspecto interior (semântico e significativo)

Aspecto exterior (fonético)

Primeiro Fato: Quando a criança passa a dominara a fala exterior esses dois planos se desenvolvem diferenciadamente:

Fonéticamente a criança vai da parte para o todo, ou seja, começa pela palavra e progride aos poucos até chegar a fala coerente. Vai do particular para o geral (palavra para a frase)

Semânticamente a criança vai do todo para a parte. A primeira palavra da criança é uma frase e só mais tarde começa a dominar as unidades semânticas separadas. Vai do geral para o particular (frase para a palavra).

Com isso Vigotski mostra que a estrutura da fala não é um mero reflexo da estrutura do pensamento e que o pensamento e a fala não provem de um único modelo. O pensamento passa por muitas transformações até transformar-se em palavra, e é nela que encontra expressão, realidade e forma.

Segundo Fato: Surge num momento posterior. Piaget mostrou que a criança utiliza estruturas gramaticais, como orações subordinadas com os conectores embora, porque, etc., muito antes de aprender as estruturas e significados dessas formas gramaticais. Nos adultos é nítida a divergência entre os aspectos semânticos e fonéticos da fala, principalmente no que diz respeito ao sujeito e predicado gramatical e psicológico. Em uma frase a ênfase e o significado podem mudar em diferentes situações. Qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com