TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS ECONÓMICAS

Tese: PERGUNTAS ECONÓMICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Tese  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DE ECONOMIA:

1- Confronte monopólio com oligopólio? mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas?

Monopólio

O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições opostas da concorrência perfeita. Nele existe, de um lado, um único empresário dominando inteiramente a oferta e de outro todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou consumidores. Não há, portanto concorrência, nem produto substituto concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem ás condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Para a existência de monopólios, deve haver barreiras praticamente que impeçam a entrada de novas empresas no mercado.

Essas barreiras podem advir das seguintes condições:

-Monopólio puro ou natural, elevado numero de capital, patentes e o controle de matérias-primas básicas.

Oligopólio

É um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que domina a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então onde já um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústrias de bebidas.

O setor produtivo brasileiro altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de montadoras de veículos, setor de cosméticos, industria de papel, industria de bebidas, industria química, industria farmacêutica etc.

No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preço são fixados entre as empresas por meio de cartéis. O cartel é uma organização formal ou informal, de produtores dentro de um setor que determina a politica de preços para todas as que ele pertencem.

2- O modelo de incentivos que o governo vem adotando desde de 2008 já apresenta sinais de cansaço descorra sobre a frase.

O modelo adotado incentiva as pessoas a consumir frequentemente e com esse alto consumo a produção de produtos também aumenta, com a produção em alta o número de pessoas empregadas e recebendo por isso também sobe. Então é um ciclo que incentiva o aumento do consumo, produção e o aumento da renda da população, porém com tanto consumo as pessoas acabam se endividando e como saída o governo abaixa a taxa de juros dos empréstimos pessoais para que as pessoas consigam abater essa divida, com os juros baixos novamente o consumo das pessoas reinicia se afundando em dividas novamente. Por isso o modelo de incentivos não se encaixa mais para o nosso país.

QUESTÕES DE ECONOMIA:

1-Defina renda liquida ao exterior PNB E PIB.

A Renda Líquida Enviada ao Exterior, diz respeito à diferença entre o pagamento pelo uso de fatores de produção estrangeiros utilizados internamente e o pagamento recebido pelo uso de fatores nacionais no exterior. De maneira simplificada, tem-se que Renda Líquida Enviada ao Exterior = Renda Enviada ao Exterior - Renda Recebida do Exterior.

O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com