TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CLIMA A REAL NECESSIDADE

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA DE CLIMA – A REAL NECESSIDADE

1. Introdução

Provavelmente você já tenha ciência que uma pesquisa de clima organizacional é a maneira ideal para entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno de em uma empresa. Os colaboradores são convidados a realizar uma reflexão sobre o dia-a-dia no trabalho, sobre a relação com a liderança apontando os pontos positivos e também negativos relacionados a gestão de pessoas e também sobre as práticas corporativas em geral.

Os principais objetivos são de: melhorar o clima organizacional, aprimorar relações interpessoais com foco em aumentar a produtividade, reter talentos e reduzir a rotatividade.

2. Desenvolvimento

Este processo tem como vantagem a rápida identificação de desvios e oportunidades de melhoria, para a empresa atuar de forma célere e, portanto, alavancar a entrega de resultados e mitigar impactos.

Como nem tudo são flores, este processo também apresenta desvantagem: se não for conduzido de maneira adequada pode gerar um certo incomodo nos funcionários que se sentem pressionados a responder a pesquisa. E talvez até medo de que possa ser desligado a depender das respostas.

Para que o processo aconteça da forma mais fluída possível é importante seguirmos um caminho claro e objetivo, estipulando algumas etapas.

• Identificar objetivos: Perdoem a redundância, mas é importante começar do começo. O RH juntamente com a liderança deve ter em mente “O que precisamos saber” e “O que faremos após”. Os objetivos precisam estar claros e é importante que aja atuação após o entendimento.

• Comunicação: Todos os líderes devem estar inteirados sobre o objetivo e resultados esperados com a pesquisa, importante que logo após toda liderança estar informada sobre o assunto, é crucial que repassem as informações para os funcionários.

• Sigilo: Cabe asseguramos a credibilidade do processo, dando respaldo que as respostas serão secretas e não será de conhecimento de pessoas não envolvidas no processo. Esse ponto visa mitigar o medo ao responder a pesquisa.

• Elaboração do questionário: O questionário deve ser baseado na realidade, no ramo e cultura de cada organização. Ou seja, precisa ser elaborado um questionário especifico para cada empresa, considerando suas particularidades.

• Aplicação: O dia da aplicação deve ser divulgado com antecedência que para possa ser pesquisado com o número maior de funcionários.

• Resultado: Após avaliar os dados os resultados devem ser divulgados aos funcionários da organização e o mais importante as ações que a empresa irá adotar a partir daquele resultado. Ex: Se os funcionários reclamaram de falta de bebedouros, a empresa deve se comprometer a realizar instalações em período determinado.

3. Conclusão

O intuito é abordar de maneira estratégica o comportamento e clima organizacional pois é evidente que: “A gestão eficaz da diversidade aumenta o acesso que uma organização tem à maior variedade possível de habilidades, competências e ideias” (ROBBINS, JUDGE, SOBRAL, 2010, p. 38).

Vale dizer que não adianta fazer o levantamento das informações obtidos através da pesquisa se não houver o interesse de implementar as sugestões de melhorias, pois não se faz resultados diferentes com as mesmas práticas.

É preciso ter o entendimento que os colaboradores satisfeitos, motivados, produzem mais que o normal e é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com