TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOCIAL

Artigo: PESQUISA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Unidade de ensino: Polo de Sobradinho

Curso: Serviço Social

Disciplina: Pesquisa em Serviço Social

Acadêmicos:

Cecilia Oliveira da Silva RA- 389039

Luciana Sousa Carvalho RA- 400245

Maria Lúcia Aquino dos Santos RA - 387219

ATPS- ATIVIDADES DE PRATICAS SUPERVISIONADAS

Tutora EAD: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutora presencial: Sheila Oliveira

Sobradinho– DF

09/2014

1-INTRODUÇÃO

Como o objetivo de apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de uma pesquisa-ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, passando pela construção do conhecimento sobre o que é pesquisa, seus métodos e técnicas, bem como sua aplicabilidade. Sabemos que a pesquisa e um processo na construção de um conhecimento ou de saber com objetivos de novos conhecimentos e a confirmação e desconstrução de um conceito já preexistente. O profissional precisar aprimora os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho. Para o autor:

A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social seria propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da pratica profissional. Portanto, no ponto de vista, o Serviço Social, diferentemente das ciências, não estaria voltado para a “acurada descrição e interpretação do mundo social”, mas para o “controle desse mundo”, mediante o manejo de técnicas, informadas por outras disciplinas, tal como procedem a seu ver, as tecnologias e as engenharias (PEREIRA, 2005, p.18).

2- A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA Descobrir as respostas para problemáticas mediante o emprego de procedimentos científicos entende-se que utilizando a metodologia científica permitindo a obtenção de novos conhecimentos da realidade social e que sua finalidade tem a razão da ordem intelectual, quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação de agir, e são classificadas em pesquisa pura e aplicadas. Assim a pesquisa busca o progresso da ciência, para desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas, já a pesquisa aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, todavia tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos.

De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os Assistentes Sociais e outros pesquisadores sociais. A cada pesquisa social naturalmente tem um objetivo e uma classificação que se destacam em três níveis: descrição, classificação e explicação. Quanto ao modelo clássico da pesquisa, é recomendado aos pesquisadores uma atitude de absoluta neutralidade em relação ao fenômeno pesquisado, pois segundo Skinner a ciência “é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem aos desejos”. É a metodologia que procura incentivar o desenvolvimento autônomo a partir das bases e uma relativa independência do exterior.

A pesquisa tem início com um problema, e que no processo de investigação social, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução. As pesquisas sociais no que parece consenso de parte da maioria dos autores, entretanto, é que todo processo envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Cada uma dessas grandes etapas pode ser subdividida em outras mais específicas, dando origem aos mais diversos esquemas, pois visa fornecer respostas tanto a problemas determinados por interesse intelectuais, quanto por interesse prático. A pesquisa social se mostra de suma importância diante de algumas áreas, sendo assim o campo de serviço social não poderia ficar de fora desse contexto importante no estudo dos aspectos sociais da população englobada na sociedade contemporânea.

Com isso, o profissional de Serviço social tem que possuir um conhecimento da área que irá trabalhar, tendo que realizar o levantamento de dados que possa atrelar a um trabalho coeso, objetivando construir metas para sanar a problemática que possui índices relevantes na população focada.

Com isso, o Assistente Social no âmbito do seu trabalho deve assumir uma postura de busca de informação constante, visando estar sempre atualizado com assuntos precisos e procurando estar focado na atualidade, e um subsídio forte é a pesquisa social que mostrará dados estratégicos que ajudará fortalecer seus conhecimentos para buscar meios que possa ajudá-lo na luta contra a desigualdade social, combate a fome e a miséria entre outros fatores que fazem parte da alçada do seu trabalho.

De fato, que para construir um país igualitário é preciso conhecer sua população, identificar quais as necessidades reais das pessoas que vivem naquele território, compreender os problemas e traçar metas para sanar a situação problemática, objetivando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Isso será facilitado através do auxilio de uma pesquisa social, pois a mesma é um processo que , utiliza a metodologia cientifica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.

Deve-se buscar a objetividade na pesquisa, que não é facilmente obtida por causa de sua sutileza e implicações complexas. Para evitar problemas de subjetividade, os positivistas sugerem que se restrinjam os fenômenos sociais ao que pode ser efetivamente observado com neutralidade, segundo a influência positivista. Tais argumentos ideológicos indicam tal forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com