TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 1 Fundamentos Da Administraçao

Trabalho Escolar: PIM 1 Fundamentos Da Administraçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  1.598 Visualizações

Página 1 de 6

2. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Denominação e forma de constituição

Empresa fundada no ano de 1987, por João Santos Filho sob razão social de Sorvesan Indústria e Comercio de Sorvetes LTDA - ME, CNPJ n° 13.651.992/0001-69, com nome fantasia de Sorvesan Sorvetes, na cidade de Barueri –SP.

2.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização: qual era o papel do administrador na origem da organização e qual a teoria que se relaciona a tal prática do administrador

Em 1986, João Santos, trabalhava como caixa no banco Noroeste.No mesmo ano João decide abandonar o emprego no banco e junto com sua esposa Eva, decide abrir uma bomboniere, a fim de melhorar a renda familiar. Neste período, João observa uma defasagem no abastecimento de sorvete por seus fornecedores, pois os mesmos não eram capazes de atender sua demanda. Foi a partir deste momento que surge a idéia da fabricação própria de sorvetes.

A fabricação começou dentro de sua própria casa, quando João fez um curso de fabricação de sorvetes. Com um capital de R$ 1100,00 ele investe na compra de uma máquina artesanal, que produzia um balde de sorvete a cada 45 minutos. Inicialmente, a produção era feita apenas para atender a demanda de sua própria bomboniere.

Com o aumento gradativo do consumo de sorvete, João viu a necessidade de aumentar a produção. Transferiu a fabricação para um local adequado e investiu na compra de máquinas modernas e de fabricação em grande escala.

Hoje a empresa tem uma produção mensal de 20.000 litros de sorvetes e picolés, nos meses em que a empresa está em pleno ritmo de produção, pois por se tratar de um ramo sazonal a mesma não tem os mesmo níveis de produção o ano inteiro, sendo maior nos meses de alto verão (Dezembro, Janeiro e Fevereiro), e conta com uma linha com mais de 50 sabores de sorvetes e picolés.

A empresa possui uma média de 60 funcionários, na maioria operadores de produção.

A Sorvesan Sorvetes, já teve sua sede em vários endereços diferentes. Todas com instalações em prédio próprio.

2.3 Natureza e Ramo de atuação

Seu ramo de atuação é a fabricação e o comércio de produtos alimentícios (sorvete em massa e picolés), atua na região Sudeste, sendo que seu principal produto é o sorvete em massa.

Atende as cidades de Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, São Mateus, Pirituba, Vila Prudente, Guarulhos e São Paulo (Centro).

2.4 Informações sobre o porte da empresa

A Sorvesan Sorvetes conta com dois endereços de produção a Sede fica na Rua Sorocaba, 50 – Vila Morellato – Barueri - São Paulo – CEP: 06408-165,e é responsável pela produção de sorvetes de massae abrange um área de , já a produção de palito fica localizada à Rua Abaetetuba 277 – Jardim Califórnia – Barueri – SP – CEP: 06409-100, e abrange uma área de (?)...

A Sorvesan Sorvetes possui apenas uma loja própria que fica situada à Avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1629 – Jardim Silveira – Barueri- CEP: 06433-010, sendo esta,responsável por comercializar os produtos para o consumidor final.

O prédio reúne os setores administrativo, comercial e também as áreas de produção, armazenagem, estoque, Câmera-fria (estoque final), refeitório, cozinha e vestiários.

2.5 Principais produtos

A empresa atua no mercado, na distribuição de produtos alimentícios no atacado, tem como gama de produtos: Pote de 1700 ml nos sabores: Abacaxi ao Vinho, Chocolate, Coco, Flocos, Limão, Maracujá, Morango, Napolitano e Ouro Branco, pote de 300 ml e 250ml nos sabores: Abacaxi ao Vinho, Beijinho, Boca Manga Uva, Chiclete, Chocolate, Flocos, Limão, Maracujá, Morango, Napolitano, Sundae, Chocolate, Sundae Morango, a linha Skimo conta com os sabores:Chocolate, Tradicional, Chocolate Branco, Morango e Skincoco.

Já a linhaPicolisan possui os sabores: Chiclete, Coco, Leite Condensado, Morango, Uva, Skiminho.

Os picolés a base de água possuem os sabores: Abacaxi, Amendoim, Banana c/ Canela, Chiclete, Chocolate, Chocolate Branco, Coco, Coco Queimado, Flocos, Goiaba, Leite Condensado, Limão, Mamão, Manga, Maracujá, Milho Verde, Morango e Uva. E por último os picolés especiais que são: Sundae morango, Tentação, Abacaxi ao vinho e Açai.

A linha conta com mais de 30 sabores entre sorvetes e picolés.Embora a empresa conte com uma grande linha de produtos, seu produto de maior destaque é o sorvete em massa.

O atendimento ao cliente é realizado por meio dos distribuidores, abastecendo os principais pontos de vendas da região.

2.6 Principais fornecedores, principais insumos, matérias-primas, e serviços por eles fornecidos

A empresa conta com um leque de fornecedores assíduos, são eles: Kerry do Brasil responsável pelo fornecimento de composto lácteo, Theoto responsável pelo fornecimento de palitos, Gil Plásticos responsável pelo fornecimento de copos plásticos, Indústria de alimentos Picinin responsável pelo fornecimento de açúcar, Pavão Indústria e Comércio responsável pelo fornecimento de embalagens plásticas, Sete Comércio de Embalagens responsável pelo fornecimento de embalagem (bobina), Doremus responsável pelo fornecimento de estabilizantes, emulsificantes e saborizantes, Copobrás responsável pelo fornecimento de copos plásticos para porções individuais de sorvetes em massa, Multimix responsável pela distribuição de calda.

2.7 Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo

A empresa trabalha com cerca de vinte distribuidores espalhados pela capital e interior de São Paulo, esses distribuidores são responsáveis pelo abastecimento de mais de cinco mil pontos de vendas.

Os principais mercados são as redes de bombonieres e docerias que revendem os produtos. Os clientes alvo se encontram em todas as cidades tanto na capital como também no interior onde e distribuído.

2.8 Principais concorrentes da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com