TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Fundamentos da Administração na Área de Saúde

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
Keila Jamai Odilon dos santos  



Fundamentos da Administração na Área de Saúde

Hospital Cidade

27 de maio de 2015 Ponto Novo- BA

Resumo

Atualmente vemos constantes mudança nos hospitais onde tem apresentado a necessidades de um profissional especializado em gestão hospitalar, que são capacitados para gerenciar de forma eficiente o ambiente hospitalar.

Este trabalho baseia-se em fatos inovador da administração, e como as empresa utiliza dos recursos administrativos e constitucionais para gerenciamento das atividades realizadas em um ambiente hospitalar, apresenta uma empresa hospitalar particular de médio porte que oferece diversos serviços buscando sempre a qualidade de um bom atendimento.

Abstract

Currently we see constant change in hospitals where it has presented the needs of a professional who specializes in hospital management, which are able to efficiently manage the hospital.

This work is based on facts innovative management , and how the company uses administrative and constitutional resources for managing activities in a hospital setting , features a private hospital company midsize offering various services always seeking the quality of a good service.

Sumario

 Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------5

  1. Fundamento da Administração ---------------------------------------------------------6

1.1.1 Dados e fatos relevantes da origem da organização --------------------------6

1.1.2 Análise da pratica de gestão atual da organização -----------------------------7

1.2 Gestão da cadeia de suprimento -------------------------------------------------------7

1.2.1 Organização e os procedimentos dos recurso logístico utilizado pela -empresa--------------------------------------------------------------------------------------------8

1.3 Fundamentos do Direito Comercial e do consumidor ----------------------------8

1.3.1 Legislação pertinentes acerca de normas, instituições de direito e mecanismos jurídico de proteção ao consumidor---------------------------------------9

1.3.2 Política nacional de relações de consumo, direito e obrigações do consumidor e do fornecedor. -----------------------------------------------------------------9

1.3.3 Atuação da empresa com relação legislação a proteção do consumidor. -------11

1.4 Conclusão ----------------------------------------------------------------------------------12

1.5 Referencia-----------------------------------------------------------------------------------13

Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido na empresa   Hospital da Cidade situada Rua Saldanha Marinho, nº 88, Caixa D'água - Salvador – BA
 há 14 anos no mercado prestando atendimento hospitalar, oferecendo diversos serviços de saúde, onde foi feita uma análise da organização de acordo com as disciplinas estudadas.

 Tem como objetivo mostra a importância das disciplinas estudas no ramo empresarial de clinicas, e como podem ser aplicadas os conhecimento adquiridos na empresa, visando apresentar soluções de melhoramentos para as deficiências encontradas. Ó trabalho vai ser apresentado por disciplina, relacionando-a na empresa estudada. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida por entrevista e análise feita no ambiente empresarial.

 

 

1.1 Fundamentos da Administração

“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”. (George TERRY – 1953)

Então podemos dizer que administra é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar aplicações dos recursos consiste também em tomar decisões, seja ela em curto o longo prazo, estabelecendo objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de metas a serem alcançadas em curto médio e longo prazos.

 Nas estratégias são utilizados todos os recursos necessários, para alcançar os objetivos traçados. Para tal desempenho é necessário pessoas preparadas com habilidades especificas para o bom desenvolvimento do serviço.

  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização

 O Hospital cidade foi inaugurada em 18 Fevereiro de 2000, é considerado um   Hospital de médio porte, composto por 3 sócios que se reuniram e decidiram  abre essa  unidade sendo a presidente Tereza Rita Leony Valent, e  diretores Jorge Antonio Duarte Oliveira, e Newton Dias Da Silva Filho.   Conta com 110 leitos para internação, sendo 30 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos – UCI, e está capacitada para realização de cirurgias de pequena, média e alta complexidade, inclusive cirurgias cardíacas. É composto por 164 profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, tec. De enfermagem etc.), 12 funcionários que cuida da parte administrativas, nutrição e dietética, ambulatório e a lavanderia são de empresa terceirizadas

Prestam serviços clínicos e cirúrgicos, Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia, Urologia, Pediatria, Oncologia, dentre outras além de dispor de salas destinadas a realização de exames como Endoscopia Digestiva, Exames Oftalmológicos, Ginecológicos, ECG, Mapa, Holter, Teste Ergométrico e Urofluxometria. 

Atua como emergência geral adulto e pediátrica, com atendimento 24 horas, dispondo de plantonistas em Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral, além do respaldo de uma experiente equipe de sobreaviso nas mais diversas especialidades. Destaca-se na área da saúde   como um grande formador de recursos humanos em diversas especialidades da área de saúde, por estar, desde a sua fundação ligado às áreas de ensino e pesquisa universitária, através do ISG – Instituto Sócrates Guanaes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com