TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 4 RH

Artigo: PIM 4 RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

Os processos de projeto e desenvolvimento eram requeridos apenas para empresas que, de fato, investiam na criação de novos produtos, inovando ao estabelecer o conceito de "controle de processo" antes e durante o processo. A versão 9001:2000 exigiu da Onduline, o envolvimento da gestão para promover a integração da qualidade interna, definindo um responsável pelas ações da qualidade. Adicionalmente, pretendia-se e assim fora feito o melhoramento do gerenciamento de processos por meio de aferições de desempenho e pela implementação de indicadores para medir a efetividade das ações e atividades desenvolvidas.

Estrutura organizacional: A Onduline conta com a estrutura industrial setor onde ocorre a transformação da matéria em produto. Desenvolvido por engenheiros especialmente para a Onduline o maquinário foi totalmente criado com alta tecnologia e modernidade, a fim de produzirem telhas com alta tecnologia sustentável e de qualidade. O setor funciona com um quadro de 13 funcionários com grande capacidade e experiência profissional dividindo suas atividades em três turnos diferentes para que desta forma seja mantida o seu alto processo de produção. A estrutura ainda possui espaço para armazenamento de seus produtos antes da comercialização, sala de controle de qualidade e manutenção das máquinas. A estrutura comercial é formada por uma equipe especializada nas diferentes áreas de atuação e realização de novos negócios para a empresa, é onde são realizadas as atividades comerciais e atendimento de todos os seus fornecedores de todo o Brasil, controla o nível de demanda no mercado e todo o processo de logística industrial. Já a estrutura financeira é a área responsável por controlar toda a gestão financeira do grupo. O financeiro é centralizado na unidade de Juiz de Fora e é responsável por controlar a atividade financeira de todas as outras fábricas localizadas na América Latina. Controlam transações de vendas e compras realizadas.

Estrutura legal: A Onduline possui patrimônio próprio e a parte jurídica é feita através de contratos estabelecidos com advogados especializados.

Com a Rota de reciclagem Copamig (Comércio de Papéis de Minas Gerais), Ascajuf (Associação Municipal dos Catadores de materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora). A Onduline fornece treinamento aos catadores de papel, auxiliando como se faz a coleta e a correta separação destes materiais para que não haja desperdício de material. A organização também auxilia qual é a melhor maneira de selecionar e agrupar os papéis recicláveis, isso ajuda posteriormente no processo produtivo. Em apoio à população de Juiz de Fora, Minhas Gerais, onde está localizada sua fábrica, a companhia promoveu parceria com o Educandário Carlos Chagas, para realizar um projeto social em auxílio aos jovens da instituição. O intuito é ajudá-los com sua primeira experiência no mercado de trabalho e colaborar com seu desenvolvimento pessoal, por meio de geração de empregos dentro da fábrica.

Fornecedores de betume, tinta e outros são necessários para a produção: Matéria-prima (aparas de papel), celulose homogênea, fibras, pigmentos utilizados para coloração e betume (um subproduto do refino do petróleo, o asfalto).

Organograma Onduline

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma matriz “2 por 2” para atender às análises de portfólio de produtos/ serviços e unidades de negócio. Foi desenvolvido por Bruce Henderson para a Boston Consulting Group em 1970 e até hoje é uma importante ferramenta para planejamento estratégico de uma empresa/ organização com vistas ao sucesso dos seus produtos de uma forma ampla. Ela tem como prismas a Participação Relativa de Mercado e o Crescimento do Mercado, portanto quanto maior a participação de mercado de um produto ou quanto mais rápido o mercado de um produto cresce, melhor para a empresa. Este método é baseado no ciclo de vida dos produtos e é utilizado para definir prioridades (investimento) a dar aos diferentes produtos de uma empresa. Abaixo, analisamos os Produtos da Onduline quanto à Matriz BCG.

Classificações dos quadrantes

O novo serviço proposto se enquadra no quadrante “Questionamento”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com