TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Boulevard Shopping Belém

Monografias: PIM Boulevard Shopping Belém. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  9.379 Palavras (38 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 38

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................6

2 METODOLOGIA 9

3 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 9

10. ESTRATEGIA DE GESTÃO DE MARKETING 20

5.1.1 Fatores que influenciam o comportamento do consumidor 21

5.1.2Processo de decisão de compra 23

5.1.3 Avaliação de alternativas 25

5.1.4 A importância do processo de decisão 27

5.1.5 Estratégia de marketing do Boulevard 30

5.1.6 Sugestão de marketing 31

12. GERENCIAMENTO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS 31

13. PLANO DE NEGÓCIOS 33

14. ESPECIALIZAÇÕES DE MARKETING 34

8.1 Marketing cultural do Boulevard Shopping 35

8.2 Sugestão de marketing cultural para o Boulevard Shopping 35

15. ÉTICA/LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL 36

16. MATEMÁTICA FINANCEIRA 39

17. MARKETING DIGITAL 40

20. ESTRATEGIA COMPETITIVA 53

21. DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL 59

CONSIDERAÇÕES FINAIS 63

REFERENCIAS 64

1 INTRODUÇÃO

O mercado vive em constantes transformações, incertezas e complexidades, tonando-se cada vez mais competitivo e exigente. Diante deste cenário, as organizações necessitam de alternativas para poder sobreviver e dar continuidade as suas atividades comerciais. Estas transformações potencializam os empreendimentos a pensarem em estratégias de marketing para assegurar seu espaço nessa fatia de mercado, compreendendo e atendendo as necessidades dos consumidores.

Desta forma, a busca pelo alcance da satisfação total do consumidor aumenta e a boa comunicação torna-se uma ferramenta estratégica na definição das necessidades do cliente, tendo em vista que quando está satisfeito consome muito mais produtos (KOTLER, 1998).

Neste sentido, o município de Belém apresenta áreas geográficas de 506 km². Na escala hierárquica dos centros urbanos brasileiro, classificados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Belém é caracterizada como Centro Sub Metropolitano, em razão da centralidade do seu desempenho, no processo de distribuição de bens e serviços, sobre os outros municípios da região.

Os centros comerciais ainda obtém um grande número de consumidores, com destaque para a Av. Braz de Aguiar, que oferece um grande mix de marcas no mesmo espaço, chegando a ser comparada com a Rua Oscar Freire em São Paulo. Todavia, a segurança, a facilidade em agregar várias marcas e serviços no mesmo lugar, assim como o conforto e modernidade, fazem com que os shoppings tornem-se as melhores opções de lazer e compras.

A cidade é considerada uma das principais capitais de consumo no Brasil, demonstrando excelente potencial e infraestrutura para o mercado de shoppings centers, desta forma, em janeiro de 2009, foi realizada uma pesquisa, sobre as expectativas dos consumidores por um novo shopping, na qual os entrevistados demonstraram ânsia por novidade no setor, assim como pelo aumento da oferta de marcas e serviços que um novo empreendimento poderia agregar para a cidade. Contudo, há 15 anos nenhum empreendimento deste tipo era lançado na cidade, até 17 de novembro de 2009 quando foi inaugurado o Boulevard Shopping Belém, sendo referência no estado do Pará como um dos maiores centros de consumo e entretenimento.

Entende-se que a satisfação do consumidor é uma das prioridades dos gestores de Marketing e para alcançá-la necessita-se de ações direcionadas a qualidade do produto e/ou serviço oferecido. Nota-se que a agregação da qualidade ao marketing representa elemento primordial para o aumento da competitividade, sendo esta, hoje, elemento de sobrevivência da organização, no qual o grande vencedor é o consumidor.

No presente estudo, será descrita ações de Marketing de qualidade, onde a cada dia as organizações necessitam, cada vez mais de sofisticados métodos, técnicas e ferramentas de administração voltadas para seu público interno (colaboradores) e seu público externo (clientes) para alcançar a excelência dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado.

Enfatizando o mercado de shoppings centers e considerando como base de estudos o Boulevard Shopping Belém e disciplinas ministradas: Gerenciamento de Produtos/serviços e Marcas, Ética/Legislação trabalhista e empresarial, Comportamento do Consumidor, Especialização de Marketing, Matemática Financeira e Plano de Negócios.

2 METODOLOGIA

Para chegar às informações contidas neste projeto integrado multidisciplinar foram realizadas pesquisas em livros e sites, além de entrevistas não estruturadas com funcionários da empresa estuda que serviram de base para o melhor desenvolvimento do tema aqui explorado. De acordo com Laville e Dione (1999), a entrevista não estruturada é aquela em que o entrevistado é deixado decidir pela forma de construir sua resposta.

3 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Atuando no ramo de entretenimento, o Boulevard Shopping Belém é o mais completo e moderno do Estado, tendo em sua estrutura 10 pavimentos, sendo três pisos de lojas (com um mix de 250 lojas, incluindo grifes internacionais nacionais e regionais), praça de alimentação, Alameda Express (com serviços rápidos e de qualidade), restaurantes, praças de eventos, fraldários, sete salas de cinema (sendo duas em 3D) e seis pisos de garagem (incluindo estacionamento VIP com manobrista). Lançou este ano a expansão de seu empreendimento, com a construção de mais um piso de lojas, enriquecendo ainda mais seu mix de lojas.

Seu público alvo são os consumidores de classe A e B, mas por se tratar de um espaço democrático de compras e laser seus frequentadores são os de todas as classes e seus concorrentes diretos são os Shoppings Pátio Belém, Parque Shopping, Castanheira Shopping Center e IT Center.

O empreendimento tem como Missão “A busca contínua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com