TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Fornecimento

Artigos Científicos: PIM Fornecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  5.276 Palavras (22 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

LIDERANÇA

Um estudo sobre o estilo de liderança desenvolvido e aplicado na

DCCO – Distribuidora Cummins Centro Oeste

Polo Unip Taguatinga-DF

2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

LIDERANÇA

Um estudo sobre o estilo de liderança desenvolvido e aplicado na

DCCO – Distribuidora Cummins Centro Oeste

Polo Unip Taguatinga-DF

2011

RESUMO

Este trabalho verificou dentre os estilos de liderança e gerenciamento, qual o modelo utilizado na relação entre superiores e colaboradores na DCCO – Distribuidora Cummins do Centro Oeste. O desenvolvimento do trabalho foi embasado em teorias de alguns autores com ênfase em alguns estilos de liderança, motivação e comunicação. Analisou o comprometimento de todos dentro da organização na busca de um sincronismo perfeito, envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivo. Percebe-se que a distribuidora, apresenta uma preocupação com o papel do supervisor que além de precisar ter conhecimentos técnicos e administrativos, deverá também ter a capacidade de motivar, liderar, unir e coordenar um grupo de profissionais, nos quais se relacionam diariamente. Observou-se que os colaboradores se preocupam com a responsabilidade de desenvolver um trabalho em equipe, dentro dos padrões e qualidades exigidas pelo padrão da distribuidora, para atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima rapidez, através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente-empresa e das informações contidas no atual banco de dados da DCCO com vistas à otimização deste relacionamento.

Palavras chave: Liderança, Motivação, Comunicação, Trabalho em equipe.

ABSTRACT

This study verified among the leadership styles and management, which model is used in the relationship between superiors and colleagues in DCCO - Distributor Cummins from the Midwest. The work’s development was based on theories of some authors with some emphasis on leadership styles, motivation and communication. Analyzed the involvement of everyone within the organization in search of a perfect timing, involving all areas with the same goal. It is noticed that the distributor is concerned with the role of the supervisor who also need to have technical and administrative expertise, should also have the ability to motivate, lead, unite and coordinate a group of professionals which they relate daily. It was noted that employees are concerned with the responsibility to develop a team work, within the standards and qualities required by the pattern of distribution to meet and satisfy customer needs as quickly as possible, by using more efficient and effective channels of customer-company and the information contained in the current database DCCO in order to optimize this relationship.

Keywords: Leadership, Motivation, Communication, Teamwork

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. DESENVOLVIMENTO 7

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 7

2.1.1 A Empresa 7

2.1.2 Fornecedores, Produtos e Serviços 8

2.1.3 Clientes 11

2.1.4 - Concorrentes da Organização 12

2.1.5 - Organograma 13

2.1.6 Análise da Prática Atual de Gestão da Organização. 14

2.2 - RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 21

2.2.1 Recursos materiais 21

2.2.2 Recursos patrimoniais 22

2.2.3 Recursos tecnológicos 23

2.2.4 Recursos financeiros 23

2.2.5 Recursos humanos 23

2.2.6 Planejamento e controle de estoque 25

2.2.7 Processo de compra 26

2.2.8 Transporte, Distribuição e Atendimento ao Cliente 26

2.3 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 27

2.3.1 Portal DCCO 28

2.3.2 Intranet DCCO 29

2.3.3 Outras Ferramentas Ultilizadas pela DCCO 30

2.3.3.1 Programa Spress Trucks 31

2.3.3.2 Nota Fiscal Eletrônica (DANFE ) 31

2.3.3.3 Skype 31

2.3.3.1 E-mail 32

3. CONCLUSÃO 33

4. REFERÊNCIAS 35

1. INTRODUÇÃO

Diante do atual cenário brasileiro e das constantes mudanças que ocorrem no mundo corporativo, as organizações precisam estar alinhadas em torno de definições estratégicas claras, levando em consideração o fluxo de informação e conhecimento que afetam o desempenho organizacional como um todo. Por isso, é necessário estabelecer um compromisso com a força de trabalho baseado no respeito mútuo e uma comunicação aberta, ou seja, o momento atual exige uma ampla transformação da filosofia de gestão, através do aprendizado e criação de novas formas organizacionais direcionadas para as equipes e os processos.

O sucesso de uma organização vai além das ferramentas de trabalho, da captação de recursos financeiros e tecnológicos, o alcance da qualidade na prestação de serviços e no ambiente organizacional resulta, entre outros fatores, de um comportamento positivo e comprometimento dos colaboradores, pois são as pessoas que fazem com que as coisas aconteçam, propõem melhorias e mudanças necessárias para o aperfeiçoamento. A empresa em estudo será a DCCO uma distribuidora, que faz a venda e distribuição de peças e também presta serviços de assistência técnica em motores e geradores, inaugurada há 26 anos.

O processo de Liderança faz parte do sistema organizacional e, atuando como parte de um sistema, precisa comunicar-se e relacionar-se com o restante da organização para que haja um bom funcionamento e melhoria do desempenho organizacional.

Assim, este trabalho busca analisar as estratégias de liderança e relacionamento utilizadas pela DCCO. Nessa análise será verificado o comprometimento de todos dentro da organização na busca de um sincronismo perfeito, envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivo: atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima qualidade, através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente-empresa e das informações contidas no atual banco de dados da DCCO com vistas à otimização deste relacionamento, garantindo assim, maior nível de satisfação dos clientes e o bom desempenho da equipe.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 A Empresa

DCCO – DISTRIBUIDORA CUMMINS CENTRO OESTE LTDA, é uma distribuidora, de médio porte, voltada para o comércio de motores e peças para veículos médios e pesados. A empresa é constituída por cotas partes de responsabilidade limitada, com capital próprio, inscrita no CNPJ :01.475.599/0002-63, foi fundada em 1985, para ser distribuidora dos produtos Cummins em toda região Centro-Oeste.

Com matriz em Goiânia - GO e filial em Brasília – DF, a empresa conta com a ajuda de mais de 100 colaboradores e uma frota de 31 veículos, visando sempre o atendimento com qualidade, tecnologia e rapidez a seus clientes.

A DCCO é responsável pelo comércio e distribuição de motores, peças genuínas, grupos de geradores, filtros e óleos lubrificantes e turbos, transmissões automáticas e plataformas. A empresa ainda administra a locação de geradores e plataformas. Para isso, conta com excelentes profissionais treinados para dar total assistência técnica e manutenção aos produtos Cummins visando satisfazer as necessidades de seus clientes.

Atuando com responsabilidade social, tem um programa de coleta e reciclagem das embalagens de óleos e filtros lubrificantes, promove o descarte adequado destes materiais, buscando evitar a contaminação do meio ambiente, através de parcerias com empresas especializadas como a Lwart que faz a coleta de óleo lubrificante e da UTARP que faz a coleta dos filtros de óleo.

Buscando cada vez mais a fidelização e satisfação de seus clientes a DCCO implantou um processo de planejamento estratégico, no qual foi definida a missão da empresa, que é: “fornecer soluções em grupos geradores, motores, peças e serviços de qualidade e confiabilidade.” Esta declaração pauta as ações de gestores e funcionários em todos os níveis da organização.

2.1.2 Fornecedores, Produtos e Serviços

A definição de Kotler (1993, p.38) tem-se que “fornecedores são empresas e indivíduos que provêem os recursos de que a empresa necessita para produzir seus bens e serviços”. Sendo ainda, elementos que propiciam as entradas de recursos necessários à organização – matéria-prima, finanças, mão-de-obra, materiais, equipamentos.

Kotler e Armstrong (1999), afirmam que se deve controlar a disponibilidade e o prazo de entrega dos suprimentos, bem como a tendência de preços, para que o cliente não seja prejudicado em relação aos produtos e serviços oferecidos. Diante disso, pode-se dizer que, para uma empresa corresponder às expectativas de seus clientes, o primeiro passo é a formação de uma parceria com seus fornecedores. Afinal, caso o elemento fornecedores desta cadeia saia da engrenagem, implicará em conseqüências diretas aos clientes.

Com isso, a DCCO utiliza-se da seguinte classificação de prioridades para definir seus fornecedores: disponibilidade, qualidade, agilidade de entrega e preço. Tal critério foi estabelecido devido a empresa primar pela qualidade e segurança dos seus serviços.

Assim podemos citar os seguintes fornecedores da DCCO:

CUMMINS - peças, motores, grupo geradores, filtros, turbos para motores;

ALLISON TRANSMISSION - transmissões automáticas;

VALVOLINE- óleos lubrificantes para motores;

ALGAE-X – filtros separadores e

FLEETGUARD - filtros de óleo, filtros de ar e filtros separadores.

A DCCO oferece a mais completa linha de transmissões hidráulicas e eletrônicas para veículos médios e pesados. Os principais produtos e serviços oferecidos são: Peças, Recon e Motores Cummins, Grupos de geradores, Locação de Plataformas, Locação de Geradores, Filtration, Turbo Technologies entre outros. Como veremos abaixo:

A diferença das Transmissões Allison para as outras, você não vê, você sente:

- Mais Conforto,

- Segurança,

- Economia E Motorista Sem Stress.

A Valvoline Company, uma divisão da Ashland Inc., está presente em mais de 140 países no mundo, sendo líder de mercado na produção e comercialização de marcas de qualidade automotivas e industriais com seus produtos e serviços

Os óleos lubrificantes Cummins Valvoline foram formulados para prover um ótimo desempenho em motores diesel operando sob as mais variadas condições de serviço, conforme as rigorosas exigências da equipe de engenharia da Cummins.

A DCCO oferece ainda um serviço de limpeza de tanques e do óleo diesel através do MTC-3000. Ele limpa os tanques e restitui a condição clara e brilhante do diesel, removendo eficientemente a água e os sedimentos. Este processo aumenta os lucros de forma direta, proporcionando economia de manutenção do sistema de injeção, diminuição de emissões e menor consumo de combustível.

Oferecemos os condicionadores LG-X que são projetados para melhorar a qualidade do diesel.O LG-X prolonga a vida útil do motor e dos filtros, melhora os índices de emissões à atmosfera, além de aumentar a economia e desempenho de seu motor.

As vantagens de seu utilizar a tecnologia ALGAE-X:

• Otimiza a qualidade do combustível

• Reduz a obstrução dos filtros e a necessidade de limpeza dos tanques

• Aumenta e otimiza o rendimento do motor

• Aumenta a vida dos componentes do motor e do sistema de injeção

• Elimina o uso de produtos químicos tóxicos.

Figuras dos Produtos

Fonte: Portal DCCO

Além de todos esses produtos a DCCO dispõem aos seus clientes contratos de manutenção de motores e grupos geradores.

Contrato de Manutenção: tranqüilidade de que seu equipamento vai estar sempre pronto para operar, dentro das especificações corretas e definidas pelo fabricante.

O atendimento é 24 horas. Você conta com uma equipe técnica própria e especializada e um estoque de mais de 7000 itens, permitindo agilidade na reposição de peças, se necessário.

A assistência técnica da DCCO conta com profissionais qualificados nas suas áreas de atuação e com amplas e completas instalações e ferramentas que dão o suporte material para que os técnicos realizem as manutenções a todos os produtos comercializados.

Os serviços oferecidos abrangem teste e reforma de cabeçotes, bombas e bicos injetores, diagnóstico de falhas e manutenção completa em toda a linha de motores e grupos geradores Cummins. Além de manutenção e instalação de transmissões automáticas Allison e análise de falhas de turbos.

2.1.3 Clientes

CZINKOTA, 2001 relata que as empresas que detém altos níveis de satisfação dos clientes, também parecem ter capacidade de se isolarem das pressões competitivas. Freqüentemente, os clientes estão dispostos a pagar mais e ficar com uma empresa que satisfaça suas necessidades e desejos.

A visão de cada cliente sobre o valor do produto ou serviços que busca, difere em cada um. Assim, ele reage de diferentes formas, desde não perceber a importância de determinado serviço à sua empresa, até a valorizar itens que nada melhorarão seu desempenho organizacional (COBRA, 1992). Cabe à empresa atrair seus possíveis clientes e cativar os de fato, visto que todas buscam a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores.

Na visão da DCCO, a qualidade de seus serviços vem a ser o diferencial, ou seja, o fator que gera valor ao cliente. Na dinâmica atual do mundo dos negócios, ela opta por uma margem de lucro menor em favor da segurança do trabalho que desenvolve junto aos clientes. Assim os principais clientes da DCCO são:

Concessionárias da linha Ford e Volksvagem, atendendo a demanda de peças para motores de ônibus e caminhões:

TOCANTINS CAMINHÕES E ÔNIBUS, PALMAS - TO;

DISTRIBUIDORA DE CAMINHÕES PALMAS, ARAGUAINA - TO;

NAVESA NACIONAL VEÍCULOS, RIO VERDE - GO;

MAX CAMINHÕES, BRASÍLIA - DF;

NASA CAMINHÕES, BRASÍLIA - DF e

MOTO AGRÍCOLA SLAVIEIRO, BRASÍLIA - DF.

Concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, indústrias, bancos, hospitais dentre outros, venda e locação de geradores, oferecendo as mais variadas soluções para geração:

OI;

POLICIA RODOVIÁRIA;

CAIXA ECONOMICA, BANCO DO BRASIL;

SUPER FRANGO;

REDE GLOBO DE TELEVISÃO, REDE RECORD DE TELEVISÃO e

HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA.

2.1.4 - Concorrentes da Organização

De acordo com Oliveira (2002), a análise dos concorrentes decompõe um aspecto da análise externa da organização. Ele acredita que seu tratamento deve ser detalhado, pois seu produto final irá proporcionar a identificação das vantagens competitivas da própria empresa e a dos concorrentes. Ressalta, ainda, que as diversas opções de empresas que ofertam produtos iguais ou similares no mercado, fazem com que os consumidores se tornem cada vez mais exigentes em suas escolhas. Assim, a empresa precisa se adaptar às novas exigências, a fim de se manter no mercado e concorrer com outras organizações, permanecendo competitiva e com boa saúde financeira.

A DCCO tem a certeza, que seus produtos e serviços não são os mesmos das ditas concorrentes. Entretanto, se faz importante considerá-las, uma vez que a percepção do cliente ainda não alcançou este ponto.

Por ser a única distribuidora autorizada Cummins no Goiás e no Distrito Federal a DCCO não possui concorrentes na área de peças originais Cummins. Já na área de vendas de geradores temos como concorrente Stemac que se destaca pelo baixo preço de seus produtos, mas porém com economia e qualidade inferiores aos geradores Cummins vendidos pela DCCO.

Na área de locação de geradores seus concorrentes são :

SOS;

GERADORA e

POIT.

Estes se destacam pelo menor preço de suas diárias, porém assistência técnica e suporte, inferiores aos oferecidos pela DCCO, onde possui de uma equipe altamente qualificada e com plantão 24hs aos seus clientes e disponibilidade de diferentes tipos de potencia, as mais variadas soluções para geração de energia para atender qualquer tipo de necessidade do cliente.

2.1.5 - Organograma

2.1.6 Análise da Prática Atual de Gestão da Organização.

Analisando as práticas de gestão da DCCO relativas a: liderança, sociedade, processos e projetos, vimos que o tema liderança é bastante complexo, envolvendo muitas abordagens e definições, estando também relacionados com outros assuntos como: estilos de liderança, diferença de autoridade e poder, tipos de autoridade, tipos de poder, inteligência emocional, equipe, motivação, gerenciamento X liderança e variações no estilo de liderança, que serão aqui tratados.

“Liderança é uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.“ “A liderança é igualmente essencial em todas as demais funções da administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “ (Chiavenato 1999 p. 257)

Prosseguindo (Chiavenato, 1999 p. 258) dentro de uma outra concepção, a relação entre líder e liderados repousa em três generalizações, a saber:

“A vida, para cada indivíduo, pode ser vista como uma contínua luta para satisfazer necessidades, aliviar tensões e manter equilíbrio”.

“A maior parte das necessidades individuais, em nossa cultura, é satisfeita pelas relações com outros indivíduos ou com grupos de indivíduos”.

Para qualquer indivíduo, o processo de usar as relações com outros indivíduos é um processo ativo – e não passivo – de satisfazer necessidades. Em outros termos, o indivíduo não espera passivamente que a relação capaz de proporcionar-lhe os meios de satisfazer uma necessidade ocorra naturalmente, mas ele próprio procura os relacionamentos adequados para tanto ou utiliza aqueles relacionamentos que já existem com o propósito de satisfazer suas necessidades pessoais”. (Chiavenato, 1999 p. 258)

Chiavenato (1994), comenta que liderança se define como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e é dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos. A influência é uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de uma outra, de maneira intencional.

Conforme esse autor, existem vários graus de comportamento de pessoas ou de grupos de pessoas:

Coação: É a forma de forçar uma pessoa mediante alguma pressão.

Persuasão: É forma de prevalecer sobre uma pessoa argumentos para que esta faça alguma coisa.

Sugestão: Apresentar um plano para uma pessoa para que possa considerar e executar.

Emulação: Procurar imitar com vigor.

2.1.6.1 Estilos de Liderança

Líder autocrático (chefão): Manda, impõe, exige e coage. O subordinado obedece, aceita cegamente e desconhece.

Líder liberal (mero colega): Ausenta-se, omite-se, ignora, deixa ficar. O subordinado faz o que quer e quando quer.

Líder democrático (impulsionador): Orienta, estimula, ensina e ajuda. “O subordinado colabora, participa, sugere, decide, ajuda e coopera.” (CHIAVENATO, 1999, p. 566).

2.1.6.2 Diferença de autoridade e poder

Poder: É a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo. Weber, em sua definição básica de poder, diria: “Faça isso, senão vai ver!” (HUNTER, 2006, p. 32).

Autoridade: É muito diferente de poder, já que ela envolve a habilidade de levar outros a fazerem – de bom grado – sua vontade. Na visão de Weber, a definição de autoridade seria “Farei isso por você”. (HUNTER, 2006, p. 32).

Poder é definido como uma coisa adquirida, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Estabelecer autoridades sobre pessoas requer um conjunto especial de habilidades.

Diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. (HUNTER, 2004, p. 26 e 27).

O poder funciona, mas destrói relacionamentos. A insatisfação proveniente desse tipo de relação geram conflitos, como por exemplo: greves, baixa produtividade, alta rotatividade, sabotagem, absenteísmo, desmotivação, etc.

Dentro desta idéia a DCCO, busca sempre uma relação de autoridade com os seus colaboradores.

2.1.6.4 Motivação

Um dos maiores desafios do administrador é motivar as pessoas; fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem-sucedidas através do seu trabalho na organização. (CHIAVENATO, 1999, p. 591).

A motivação funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a situação que o envolve. As pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional básico, e o mesmo indivíduo pode ter diferentes níveis de motivação que variam ao longo do tempo, ou seja, ele pode estar mais motivado em um momento e menos em outra ocasião. A conclusão é que o nível de motivação varia entre as pessoas e numa mesma pessoa através do tempo. Além das diferenças, existem as variações no mesmo indivíduo em função do momento e da situação.

Dessa forma, a DCCO busca diariamente motivar os seus colaboradores dando-lhes condições agradáveis de trabalho e procura sempre ressaltar a importância de valores e honestidade, justiça e compromisso social, profissionalismo e dedicação ao trabalho. A DCCO procura ter um relacionamento de longo prazo com seus colaboradores e mesmo em tempo de crise raramente demite: 5% das pessoas possuem mais de 20 anos de tempo de serviço; 10% possuem entre 10 e 20 anos; 23% estão entre 5 e 10 anos; e 39% possuem entre 2 e 5 anos de casa. Algumas ferramentas motivacionais utilizadas pela DCCO são:

* Oportunidade: A DCCO possui exemplos reais de oportunidades de crescimento profissional, dentre outros casos, tem ajudantes que após 3 anos foi promovido a mecânico, secretária que em 4 anos assumiu a gerência administrativa e de estagiário que, galgando diversas responsabilidades por 10 anos, assumiu a diretoria geral da empresa.

* Política salarial: A DCCO possui Plano de Cargos e Salários e adota como premissa o princípio “Ganha-Ganha”. Os colaboradores das áreas técnicas e comerciais são remunerados por comissões, tendo como base o resultado de sua produtividade.

* PPR: A DCCO possui um Programa de Participação nos Resultados e contempla colaboradores de todos os níveis hierárquicos que, anualmente, recebem parte do lucro da empresa.

* Educação continuada: Em 2008, além de um curso de inglês dentro da empresa, a DCCO ofereceu subsídio para 3 bolsas de estudo em Graduação e 2 em Pós-Graduação. Também, semestralmente, envia seus profissionais para São Paulo a fim de cursarem a Universidade Cummins de Peças e de Serviços, custeando todas as despesas, em São Paulo, durante 30 e 120 dias.

* Desenvolvimento: A DCCO possui uma ampla sala de treinamentos, com ar-condicionado, cadeiras confortáveis, data-show e um programa de treinamento e reciclagem para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores.

* Formação de talentos: A DCCO aposta muito no talento dos jovens e por isso investe na contratação de estagiários e menores-aprendizes para desenvolvê-los.

* Família em primeiro lugar: A DCCO valoriza os vínculos familiares. Na comemoração anual da empresa, filhos, mulheres e maridos dos colaboradores são convidados com o objetivo de estimular a convivência harmoniosa e fortalecer os laços de amizade.

* Celebrações: A DCCO sempre comemora datas especiais, com lanches e sorteio de brindes, como o dia das mães, dos pais, das crianças, páscoa, São João e aniversário da empresa.

* Qualidade de vida: A empresa não tem expediente aos sábados e nas pontes dos feriados, trabalha em esquema de plantão, permitindo que boa parte dos colaboradores descanse.

* Jornada de trabalho: A jornada de trabalho da empresa é de apenas 42,5 horas semanais.

* Garantia: A empresa oferece adiantamento quinzenal de salários a todos os colaboradores e, impreterivelmente, credita os salários mensais até o último dia útil de cada mês.

* Lazer e conforto: A empresa possui um espaço de convivência em sua sede com mesa de sinuca, pebolim, carteado, dama, dominó e xadrez. Há também uma sala, climatizada, com colchonetes para cochilo após o almoço e cama para que os motoristas possam descansar da viagem.

* Uniforme: A empresa concede, gratuitamente, uniformes para os seus colaboradores economizarem suas próprias roupas, mantendo sempre o cuidado de adequar o modelo de uniforme ao tipo de trabalho realizado, mudando de acordo com o ambiente, e sempre substituí-los a medida que se desgastam com o tempo.

* Cesta-básica: A empresa oferece uma cesta flexível de alimentos a todos os colaboradores que, através do cartão-alimentação, podem comprar os produtos de sua preferência em supermercados ou açougues.

* Alimentação: Diariamente a DCCO oferece refeições a todos os seus colaboradores através de convênio com dois restaurantes especiais próximos à empresa. Os colaboradores ainda contam com Cartão Refeição para aumentar ainda mais a sua opção de escolha.

* Lanche: Diariamente a DCCO oferece lanche matutino e vespertino a todos os seus colaboradores.

* Assistência médica: A empresa oferece plano de saúde a todos os seus colaboradores e dependentes diretos.

* Seguro de vida: A empresa oferece seguro de vida em grupo aos seus colaboradores, em caso de Morte natural, acidental, invalidez por acidente ou antecipação especial por doença.

* Convênio com farmácias: Os colaboradores podem efetuar compras de medicamentos a prazo, em diversas farmácias conveniadas, para desconto em folha de pagamento.

2.1.6.5 Gerenciamento versus Liderança

O gerenciamento é um conjunto de processos que podem manter um complicado sistema de pessoas e tecnologias funcionando satisfatoriamente. Os aspectos mais importantes do gerenciamento incluem planejamento, orçamento, organização, recrutamento de pessoal, controle e solução de problemas. A liderança é um conjunto de processos que cria organizações em primeiro lugar ou as adapta para modificar significativamente as circunstâncias. A liderança define como deverá ser o futuro, alinha o pessoal a essa visão e as inspira para a ação, apesar dos obstáculos. (KOTTLER, 1999)

GERÊNCIA LIDERANÇA

Planejamento e orçamento: estabelecimento de etapas detalhadas e cronogramas para alcançar os resultados necessários e, em seguida alocação dos recursos necessários para fazer a mudança acontecer.

Organização e recrutamento de pessoal: estabelecimento de uma estrutura para executar os requisitos do plano, recrutamento de pessoal para essa estrutura, delegação de responsabilidades e autoridade para realizar o plano, fornecimento de políticas e procedimentos que ajudarão a orientar o pessoal e criação de métodos ou sistemas para monitorar a implementação.

Controle e solução de problemas: monitoração de resultados, identificação de desvios do plano, e planejamento e organização para que esses problemas sejam resolvidos. Estabelecimento da orientação: desenvolvimento de uma visão do futuro – freqüentemente num futuro distante – e de estratégias que produzirão as mudanças necessárias para se atingir essa visão

Alinhamento de pessoal: comunicação da direção a ser seguida, com palavras e ações, a todos aqueles cuja cooperação pode ser necessária, de modo a influenciar a criação de equipes e coalizões que compreendam a visão e estratégias e aceitem sua validade

Motivação e inspiração: injeção de ânimo nas pessoas para que elas superem as maiores barreiras políticas, burocráticas e de recursos opostas à mudança, satisfazendo as necessidades básicas, mas freqüentemente não-atendidas, dos seres humanos

Produz um grau de previsibilidade e ordem, e tem o potencial para produzir de forma consistente os resultados a curto prazo esperados pelos vários acionistas (por exemplo, para os clientes, estar sempre no prazo; para os acionistas, estar dentro do orçamento) Os produtos mudam, geralmente em um nível surpreendente, e têm a capacidade de produzir mudanças extremamente úteis (por exemplo, novos produtos desejados pelos clientes, novas abordagens das relações de trabalho que ajudem a tornar a empresa mais competitiva.

Kotter, Jonh P.  Liderando mudanças. São Paulo: Campus, 1999, p. 27

Existe na DCCO uma política de proximidade da liderança. O sócio-proprietário é o maior exemplo. Diariamente, antes de entrar em sua sala, ele circula por todas as áreas da empresa e se mantém informado, e a porta de sua sala fica sempre aberta para atender os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Essa postura é cobrada de todos os que ocupam posição de chefia. Os colaboradores das áreas técnicas e comerciais participam de encontros semanais e são estimulados a manifestar suas opiniões em relação às atividades desenvolvidas. Nesses encontros, são discutidos desde problemas do dia-a-dia até questões estratégicas e de mercado.

Na DCCO não há distinção de tratamento pelo nível hierárquico. Todos os colaboradores, do auxiliar de limpeza ao gerente, usam o mesmo uniforme e compartilham o local de trabalho, a área de lanche e o estacionamento. Todos os colaboradores da empresa, nos mais variados níveis, recebem feedback através de avaliação de desempenho trimestral. O processo visa o aprimoramento profissional dos colaboradores e que eles conheçam a expectativa da empresa em relação ao seu trabalho.

2.2 - RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

2.2.1 Recursos materiais

Para Alexander Kohler ,

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total” (Alexander Kohler, 2008).

A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.

Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.

Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.

Segundo Idalberto Chiavenato : “A administração de matérias consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certa à disposição dos órgãos que compõe o processo produtivo da empresa”.

“A administração dos recursos materiais engloba a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.” (MARTINS, 2006, p.4)

A DCCO trabalha com o objetivo de abastecer de maneira continua seus estoques, para atender as necessidades de seus clientes oferecendo produtos de qualidade, evitando desperdícios, com prazo de entrega, preço, condições de pagamento e um ótimo atendimento aos seus clientes, tornando seus produtos de fácil aceitação.

2.2.2 Recursos patrimoniais

Recursos patrimoniais, é o conjunto de riquezas ou patrimônios que a empresa possui, são as instalações, os prédios, equipamentos e veículos da empresa. Se o a empresa for de grande porte, certamente será capaz de adquirindo e vendendo bens patrimoniais com maior freqüência.

“Com forme a fabricação ou construção, os bens patrimoniais são qualificados em equipamentos ou então em prédios, terrenos e jazidas. Exemplos de equipamentos são: maquinas operacionais, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veículos, computadores e moveis” (MARTINS; CAMPOS 2000, p.117).

Os bens de uma empresa podem ser também classificados como tangíveis e intangíveis. Os tangíveis são os que podem ser tocados (edifício, máquinas, veículos). O intangível é aquele que não pode ser tocado como a marca da empresa, o logotipo.

Sabendo disso não posso afirmar o valor real do patrimônio da DCCO, mais pelo que vejo é aproximadamente R$30 milhões.

2.2.3 Recursos tecnológicos

Para conquistar a credibilidade e confiança dos clientes, a DCCO investiu no aprimoramento de seus recursos tecnológicos e no lançamento de novas ferramentas que permitissem maior proximidade com seu público-alvo. A empresa possui um sistema de informações eficiente, mas estar sempre em busca de melhorias a fim de aperfeiçoar os seus controles internos para melhor atender seus clientes, utilizando a programa Excel nas áreas de vendas, marketing, recursos humanos e na gestão administrativa como um todo.

2.2.4 Recursos financeiros

De acordo pesquisa na Wikipédia, “A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.”

A DCCO tem sido eficiente na administração do seu capital de giro. Ciente de que, em momentos de crise, o sistema financeiro reduz e limita a concessão de crédito, ela adota uma postura cautelosa de manter a sua reserva que lhe ofereça maior poder de barganha.

Conforme boletim informativo do BNDES a empresa se enquadra no porte de média, com faturamento entre R$16 milhões e R$90 milhões no ano-calendário.

2.2.5 Recursos humanos

O desenvolvimento no setor de recursos humanos vem se mostrando um ponto chave para o crescimento de organizações de qualquer setor da economia. Percebendo a importância do desenvolvimento humano a DCCO vem trabalhando conceitos capazes de valorizar e dar condições de crescimento ao seu capital humano, recentemente, no dia 30 de março de 2009, no auditório da ACIEG, a DCCO foi premiada por parte da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Goiás pela implantação de sua intranet.

A DCCO possui um programa de participação nos resultados e contempla colaboradores de todos os níveis recebendo anualmente parte do lucro da empresa. A jornada de trabalho da empresa é de apenas 42,5 horas semanais. Os colaboradores recebem cartão-alimentação para ser usado nos supermercados, diariamente a DCCO oferece lanche matutino e vespertino a todos os seus colaboradores. Oferece planos de assistência médica, odontológico, seguro de vida e convênios com farmácias.

A DCCO adotou no que diz respeito à gestão de recursos humanos, um canal permanente de comunicação buscando melhoria do ambiente físico e do clima organizacional através da metodologia 5S, graças as mudanças de atitudes de seus colaboradores tornando os processos mais eficientes. Sua principal contribuição foi a redução do desperdício de materiais, tempo e espaço.

Para a DCCO o 5S é o primeiro e o principal passo para qualquer programa de gestão da qualidade. Sua implantação na organização foi e é um sucesso pois todos os colaboradores se emprenharam na implementação do 5S.

O nome 5S provém de cinco palavras do idioma japonês, iniciadas com a letra "S" e que designam cada um dos princípios a serem adotados:

...

Baixar como  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »