TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I

Ensaios: PIM I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO DE ECONOMIA E MERCADO

A década perdida: 1980-1981

Agentes econômicos: família, empresa, governo e o resto do mundo.

Autoridades monetárias: BC e CMN( conselho monetário nacional)_ Pres do BC. Min fazenda e o ministro chefe da secretaria de planejamento_De Apoio: CVM ( comissão de valores mobiliários_ações; Susep(Superintendencia de seguros privados)_seguros; SPC_secretaria de previdência complementar-MF;BNDES(banco nacional de desenvolvimento econômico e social_1952_investimento a longo prazo do governo.

A crise econômica provocada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, não exerceu influência no paradigma da relação empregador e empregado.

À função oferta, demanda e preço- é o funcionamento básico dos mercados e da interação entre os agentes, por meio da conhecida lei da oferta e da procura.

Adam Smith: O aumento da proporção dos trabalhadores produtivos em relação aos trabalhadores improdutivos, a redução do desemprego e a elevação da renda média da população constituiriam um processo de desenvolvimento econômico para Smith. Haveria, portanto, uma redistribuição de renda entre capitalistas, trabalhadores e arrendatários.

Bens econômicos-utilidade, escassez, possibilidade de transferência.

Bens livres-disponiveis em quantidade suficiente

Barreiras tarifarias:direito aduaneiro(tarifas de entrada e saída) principalmente de entrada);direito de importação(receitas publicas para o governo, equilibrar o balanço de pagamento,proteção a industria nascente).

Barreiras quantitativas:licenças de limitação(dosando a importação, proibição da importação qdo há similar nacional; sstema de cotas( limitação de bens importados e de divisas disponíveis), barreiras técnicas(restrição de caráter qualitativo, ecológico,sanitário).

Balanço de pagamentos: registro de pagamento e recebimento com o estrangeiro.

Bens de consumo duráveis são os bens econômicos finais que podem ser usados por um tempo maior.

Bens de consumo duráveis são os bens econômicos finais que podem ser usados por um tempo maior.

Custo de oportunidade ou custo alternativo: abandonar par poder produzir outra.

Currency board: ancoragem unilateral.

Currency board: ancoragem unilateral

crescimento econômico: A acumulação de capital por meio do aumento de máquinas, indústrias, obras de infraestrutura, estradas, energia e melhor preparação de mão de obra; a disponibilidade de recursos produtivos (ampliação da mão de obra e outros insumos); o aumento de produtividade (melhoria na qualidade da mão de obra, melhoria tecnológica e eficiência organizacional na combinação de insumos); a atitude da sociedade em relação à poupança; o crescimento da população implica um aumento da força de trabalho e da demanda interna.

Café Filho, que implanta uma política econômica ortodoxa, com prioridade para as políticas anti-inflacionárias baseadas no controle da moeda. A principal ação do governo foi a instrução 113 da Sumoc, que permitia às empresas estrangeiras instaladas no país importar máquinas e equipamentos sem cobertura cambial.

Crise econômica 1962 a 1967: As limitações de financiamentos no longo prazo traziam restrições para a demanda; Crise cambial que foi agravada pela forte dependência externa; Tratou-se efetivamente de uma crise cíclica, agravada pelo aumento da instabilidade política e das políticas de estabilização recessivas, somando-se a isso o fato de que era uma economia que se industrializara mantendo enorme dependência com o setor externo.

crescimento econômico:(intrumento de política fiscal, monetária, cambial,comercial, e de rendas)

Currency board: ancoragem unilateral.

Copom(Comitê de Política Monetária )- define e analisa o relatório de inflação.

Contabilidade social: registro contábil da atividade econômica de um país num dado período.

Cartel-Quando há algum tipo de acerto referente aos preços que serão praticados, o oligopólio caracteriza-se como um cartel.

Coeteris paribus- “se os preços aumentarem, a demanda será reduzida”

Concorrencia monopolista ou imperfeita: diferenciação de Produtos e preço

crescimento econômico de um país, como vimos no livro-texto, é definido como o aumento contínuo do Produto Interno Bruto (PIB) em termos globais e per capita ao longo do tempo, e os fatores que levam a esse crescimento – ao aumento da capacidade produtiva de uma economia – são a expansão do investimento, as inovações, uma maior divisão do trabalho e o aumento dos insumos. O crescimento econômico, no entanto, não acarreta mudanças estruturais ou na distribuição de renda, o que significa que os frutos da expansão do produto nem sempre beneficiam a economia geral e o conjunto da população.

Constituição Federal de 1988 encontra-se a competência para a execução da política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior é da União.

Custo: despesa total realizada para a produção em movimento.

Conflito distributivo- Os trabalhadores lutam por aumentos de salários e quando os obtêm, os empresários os repassam para os preços de seus bens e serviços.

Divisas: são moedas e títulos representativos de valor em moeda estrangeira.

Dumping: qdo um produto é introduzido em um pais com prço menor.

Deficit: maior saída de moeda estrangeira; Superavit: maior entrada.

Desmonetização: inflação baixa, moeda em poder do publico. M1/M4.

David Ricardo: teoria das vantagens comparativas 1817.

Desemprego: friccional (transição de um p\ outro), sazonal( altos e baixos da atividade econômica), aberto(protegido pelo sistemasocial), oculto por trabalho precário(procura de trabalho), oculto por desalento( sem esperanças de conseguir um).

IGPs- Indice geral de preço(bens e serviços), IPCs-indice de preços ao consumidor_FGV e FIBGE(nacional) e Fundação instituto de pesquisa econômica(FIPE) IPC São Paulo.

Demanda agregada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com