TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I PONTO FRIO

Trabalho Universitário: PIM I PONTO FRIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 8

PIM – I

1.1 Fundamentos da Administração

OPontofrio é uma das maiores empresas na atualidade no ramo varejista de eletroeletrônicos, eletrodomésticose moveis, com filiais por varias estados do país possui também um canal de vendas virtual. Em paralelo oferece também como instrumento de fidelização dos clientes serviços como: garantia especiais de compras, seguros, recargas de celularese serviço de correspondente bancário. Atua também através da Financeira Itaú CBD na comercialização de produtos serviços financeiros das vendas a prazo.

1.1.1 Denominação e forma de constituição

Pontofrio razão socialVia Varejo S/A.

Pontofrio é uma S/A sociedade anônima de companhia aberta.

Em 1981obteve seu registro de companhia aberta concedido pelo CVM (Convenção de Valores Mobiliários ).

1.1.2 Dados e fatos relevantes da origem daorganização

O Pontofriofoi fundado pelo imigrante romeno Alfredo João Monteverde em 1946 no Rio de Janeiro, (na época a empresa possuía o nome Globex, razão social Globex Utilidades S/A), apostou na importação e venda de produtos como maquina decostura e refrigeradores. Trouxe aos brasileiros a oportunidade de terem o conforto, segurança e tecnologia de produtos importados.

Dentre os produtos importados o refrigerador americano da marca “Cold Spot” feztanto sucesso entre os consumidores que acabou dando origem ao nome Pontofrio, pois a empresa passou ser conhecida como Pontofrio nome fantasia criado a partir datradução de Cold Spot.

1.1.3 Natureza e ramo de atuação

O Pontofrio e uma das maiores empresas varejistas na área de eletrodomésticos, eletrônicos e moveis. Iniciou sua atividade comercial com os produtos da linha branca. Em1998 diversificou o mix de produtos oferecidos em suas lojas, apostando em equipamentos de informática e telefonia celular ampliando seu mercado de atuação.

1.1.4 Informações sobre o porte da empresa

O Pontofrio é a segunda rede varejista do Brasil em seu segmento, em termos de receita liquida, está presente em dez estados brasileiros e no distrito federal com 393 lojas dentre as quais estáa maior loja de eletrodomésticos da América Latinalocalizada em São Paulo. Além do mais possui um canal de vendas para pequenos e médiosvarejistas e o canal de vendas corporativas pelo qual comercializa seus produtos diretamente com à empresas.

1.1.5 Números de funcionários

São cerca de 9.500 funcionários em todo o Brasil trabalhando em 393 lojas atendendo anualmentecerca de dez milhões e clientes.

1.1.6 Principais produtos

O Pontofrio é pioneiro na comercialização de eletrônico no país e seus principais produtos são eletroeletrônicos, eletrodomésticos e moveis.

1.1.7 Principais fornecedores

A empresainveste num relacionamento estreito com seus fornecedores para que possa oferecer uma grande variedade de produtos, serviços e consequentemente, preços atrativos para seus clientes.Tem como fornecedores grandes marcas como Consul, Brastemp, Continental, Electrolux, GE, LG, Itatiaia, Bartira entre outras marcas de sucesso no mercado.

1.1.8 Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde encontram se cliente-alvo

As lojas Pontofrio têm como foco ser a primeira opção na cabeça do consumidor, buscando oferecer sempre a melhor experiência de compra por meio de um atendimento especializado e muito próximo, desde a venda até o pós a venda atéo pós-venda, aliado a uma maior variedade e disponibilidade de produtos e também oferecendo serviços. Pontofrio oferece a tecnologia mais adequada às necessidades dos clientes, com foco nas classes A e B.

1.1.9 Principais concorrentes da organização

As principais concorrências sãoMagazine e Luiza Ricardo Eletro.

A Magazine Luiza possui o mesmo publico alvo e também tem loja virtual.Essas empresas têm em comum o desejo de aproveitar o bom momento do varejo no País para captar recursos. No ano passado, o setor cresceu 10,1% em volume de vendas, melhor resultado desde que a série foi iniciada em 2001, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As Casa Bahia já foi sua principalconcorrente apesar de o publico alvo ser outro, mas atualmente o Pontofrio e Casas Bahia fazem parte da mesma companhia Via Varejo.

1.1.10 Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional

A estrutura organizacional do Pontofrio e composta por Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da Viavarejo, incluindo a estratégia de longo prazo.

Membros do Conselho de

Administração Cargo Data de eleição Término do

mandato

Michael Klein Presidente 09.11.2010 ABR 2013

Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser Vice Presidente 13.12.2012 ABR 2013

Alberto Ribeiro Guth Conselheiro 18.05.2012 ABR 2013

Abilio dos Santos Diniz Conselheiro 09.11.2010 ABR 2013

Enéas César Pestana Neto Conselheiro 09.11.2010 ABR 2013

Christophe José Hidalgo Conselheiro 13.12.2012 ABR 2013

Raphael Oscar Klein Conselheiro 13.12.2012 ABR 2013

Renato Carvalho do Nascimento Conselheiro 18.05.2012 ABR 2013

Roberto Fulcherberguer Conselheiro 28.02.2013 ABR 2013

Diretoria Executiva

Os diretores da Viavarejo são seus representantes legais, responsáveis principalmente pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pela Assembleia Geral de seus acionistas e pelo seu Conselho de Administração.

Diretores Cargo Data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com