TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Trabalho Acadêmico UNIP

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

Forma de constituição e fatos relevantes.

A EDIÇÕES LOYOLA fundada em 1958 pelo Pe. Antônio Matienzo, Jornalista Jesuíta vindo da Espanha. Edições inicia suas atividades produzindo sua primeiras obras “Controle Cerebral e emocional; em três cárceres comunistas” entre outras. Nos dois anos seguintes foram lançadas obras semelhantes, todas traduzidas do espanhol. Estas primeiras décadas coincidiram com o regime militar e alguns autores e editores juntamente com suas obras, principalmente as que abordavam questões políticas e sociais, sofriam com as restrições impostas pela censura aplicada a todos os meios de comunicação.

Em 1961, a Loyola passou a publicar uma coleção chamada ”horizonte”, revista destinada a família e a jovens chegando a atingir oito números sendo que algumas delas alcançaram até oito reedições. Ao longo dos anos a Loyola foi crescendo e desenvolvendo sua produtividade e recursos onde o seu objetivo era ministrar cursos em todo o Brasil abordando temas como “Liderança e Doutrina Social” e “Parapsicologia”. Tais cursos serviam para promover livros.

Com o desenvolvimento deste trabalho a Loyola foi crescendo e alugou uma pequena gráfica denominada Tipografia Canísio, da ação Social, Localizada a rua vergueiro, 165. Ali funcionaria até 1972. Após a realização de varias obras  Antonio Matienzo deixou a Loyola, e assume a direção os irmãos Fidel Garcia Rodrigues e Fiorio Allocchio, que deram continuidade aos trabalhos da instituição até a chegada do provincial Pe. Marcello Azevedo que nomeou para edições Loyola o Pe. Gabriel C. Galache, que passou a alternar a função de Diretor/Editor da Loyola. Foi neste mesmo ano que a Loyola comprou da Ação Social as máquinas da Tipografia Canísio e a ampliou com novas máquinas tipográficas, linotipos e máquinas de acabamento.

Com a ampliação destas maquinas o trabalho teve um grande impulso, um aumento na produção de livros editados e impressos que possibilitaram um rendimento maior nos lucros da instituição, com isso conseguiram recursos necessário que ajudou para sua transferência para o prédio próprio localizado à Rua 1822, Nº 347, onde funcionavam a gráfica, a editora e a divisão multimídia.

Numa perspectiva de rápido crescimento a Loyola desenvolve-se e em 1973 adquire parte do catálogo da Editora Herder, com todo o seu estoque religioso (108 títulos), juntamente com os direitos de publicação. Entre os livros de destaque estavam o “Novo Testamento Ecumênico e o Catecismo Católico” que venderiam numerosas edições. Neste mesmo período adquiriu também os direitos de publicação da Bíblia, mensagem de Deus, da liga de estudos Bíblicos (LEB), sobre cujos originais Edições Loyola precisou realizar um grande trabalho de revisão e atualização.

 o crescimento de títulos editados foi aumentando a cada ano dando a editora uma grande capacidade de criar e investir em novas tecnologias na sua produção, uma das sua melhorias foi a substituição das eficientes e centenárias linotipos1 pela editoração eletrônica e a implantação de novos sistema no pais como montagem digital, que permitia a montagem eletronicamente, exemplo de um caderno de 16 paginas numa única posição, sem intervenção manual e com isso a Loyola passou a servir como estação de modelo para outras editoras como a  aplle  (Aplle Foi também uma das editoras pioneiras na introdução do sistema Desktops Publishing, com os computadores Macintosh e as imagesetter Linotronic. A Apple chegou a considerar a Loyola uma estação modelo para suas demonstrações e para lançamento de seus produtos no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com