TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Trabalho unip interativa

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANDERSON ANTONIO ZAFANI

RA: 1411585

Banco do Brasil S/A

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I 
UNIP INTERATIVA 
Gestão Financeira

LENÇÓIS PAULISTA - SP 
2014

RESUMO

O trabalho de gestão financeira do primeiro semestre, nos traz informações sobre a instituição financeira brasileira, estatal, Banco do Brasil S/A. Os assuntos abordados seriam referentes as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Vamos entender como esta empresa de 69,7% das ações pertencentes ao governo brasileiro, faz para manter seu foco de ser um banco competitivo e rentável, promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir suas funções públicas com eficiências.

Sumário

        

INTRODUÇÃO        

1.        FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        

1.1        Origem da Organização        

1.2        Ramo de atuação e sua forma de constituição        

1.3        Porte da empresa, funcionários e seus principais produtos        

1.4        Público alvo para o Banco do Brasil e seus principais concorrentes        

1.5        Organograma da empresa        

2.        COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        

2.1        Modos de operações nas comunicações        

2.2        Comunicações Internas e Externas        

3.        TECNICAS DE INFORMÁTICA        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS        

        

        

        


INTRODUÇÃO

A instituição financeira brasileira o Banco do Brasil é o primeiro banco criado no Brasil, desde o ano 1808 com o fundador Dom João IV, até os dias de hoje ele vem se desenvolvendo e se adaptando com tantas evoluções pelo mundo. A instituição financeira Banco do Brasil pertence uma maior parte ao governo brasileiro constituída na forma de sociedade de economia mista, onde possui 15.133 pontos de atendimentos distribuídos pelo Brasil.

Vamos abordar no trabalho sua forma de administração, passando por sua origem, seu faturamento, sobre a estrutura da empresa em relação aos funcionários, quem são seus principais fornecedores e vamos notar qual a posição do banco perante a sociedade. Além da Administração vamos analisar a comunicação dessa gigante instituição financeira, como a é realizada a comunicação interna da empresa e externa. Por fim, conheceremos qual a relação com a informatização, em questão a seu desenvolvimento com a tecnologia, seu sistema operacional, etc.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

  1. Origem da Organização

A empresa Banco do Brasil S/A foi criada em 1808 por Dom João IV, sendo o primeiro banco do país, está ligado diretamente ao seu desenvolvimento. Com suas atividades iniciadas em 11 de Dezembro de 1809, foi o quarto banco emissor do mundo funcionando como banco central misto, de depósitos, descontos e emissão. Em 1817 teve sua primeira oferta pública de ações, sendo administrado pela coroa no Brasil para estar realizando transferências de recursos do Brasil para Portugal.

  1. Ramo de atuação e sua forma de constituição

O Banco do Brasil S/A é uma empresa brasileira constituída na forma de economia mista, atuando no sistema financeiro e comercializando a prestação de serviços. A Empresa tem seu capital acionário de 58,4% pertencentes à União, 10,4% pertencentes a Previ, ações em tesouraria fica com 2,3%, Capital de estrangeiro fica com 20,1% e as demais que ficam com 8,7% do seu capital.

  1. Porte da empresa, funcionários e seus principais produtos

O faturamento do Banco do Brasil S/A superou aos seus concorrentes, ficando com o primeiro lugar em seu lucro líquido, atingindo a casa de R$ 12,2 bilhões, crescendo a cada ano que passa. Considerada uma empresa de grande porte, é o primeiro banco brasileiro em atingir marca de R$ 1,0 trilhão de ativos.

O Banco do Brasil S/A tem uma relação com suas filiais ou pontos de atendimentos em mais de 70% dos municípios brasileiros, tanto agências e caixas eletrônicos em pontos com muito movimentos de pessoas, significando acesso a todos os serviços bancários nas mais diversas localidades com comodidade e segurança.

O BB vem diminuindo seu quadro de funcionário, passando de 114.182 em dezembro de 2012 para 112.216 trabalhadores, ou seja, redução de 1.966 trabalhadores. O sindicato ressalta que houve um acordo coletivo assinado na Campanha Nacional 2013 que garante a contratação de 3 mil novos funcionários.

A empresa bancaria oferece uma grande variedade de produtos financeiros, para pessoas físicas e também jurídicas como investimentos, cartões, seguros, previdências, consórcios, créditos, capitalizações e cambio. Sendo estes serviços os mais procurados pelos clientes e sem muita burocracia de adquiri-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (204 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com