TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - LOGÍSTICA

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Santos / 2019

Nº. NOME RA

01

A confecção deste trabalho foi baseado no conhecimento da área no qual venho exercendo minha função e os contatos de trabalho no decorrer deste tempo. Tanto quanto as partes internas e externas tive a oportunidade de conhecer e aprofundar- se para poder relatar os conhecimentos básicos do funcionamento e diretrizes de um terminal de grande porte no porto. Tais como rotinas, distribuição, planejamento, produção e controle de funcionamento, pois por meio de contatos com os funcionários, prestadores e fornecedores deu para ter uma concepção para apresentação das rotinas dos mesmos.

Sumario

1 – Introdução

2 – Economia de Mercado

2.1 – Produção

2.2 – Mercado Interno e Externo

2.3 – Externalidade

3 – Recursos Materiais e Patrimoniais

3.1 – Recursos de patrimônios

3.2 - Recursos de materiais

3.3 - Recursos de Tecnologia

3.4 – Recurso Humanos

3.5 - Estocagem

3.6 Recurso de qualidade e política de sustentabilidade

4 - Considerações finais

5 – Referencias

INTRODUÇÃO

O Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), localizado no Porto de Santos (SP), foi inaugurado em 1998, sendo um ponto estratégico para as atividades de exportação da companhia. Em 2013, foi reconstruído e sua capacidade ampliada. Com a criação da Alvean, houve um aumento na movimentação com a exportação de açúcar proveniente de usinas não-sócias. Também houve uma diversificação na movimentação de cargas, com embarques de soja e de milho, possibilitando maior utilização da capacidade do terminal e o alcance da meta operacional.

A Copersucar é a maior exportadora brasileira de açúcar, e ampliou ainda mais a presença internacional por meio da Alvean, que tem como principal atividade a comercialização global da commodity. Na Safra 2017-2018, 4,5 milhões de toneladas foram comercializadas, sendo 2,9 milhões destinadas ao mercado externo. A Alvean, por sua vez, originou mais de 7,9 milhões de toneladas no Brasil, para atendimento aos clientes internacionais.

1. ECONOMIA DE MERCADO

A empresa apresenta diversos recursos próprios para sua auto sustentabilidade, desde produção, transporte e exportação. Sendo tanto para mercado interno quanto ao externo são pioneiros para a indústrias de alimentos.

No mercado global, os clientes de açúcar são as grandes refinarias, localizadas principalmente nas regiões do Oriente médio, Norte da África e Ásia. Tendo uma logística no qual garante a entrega ao cliente via suas complexas infraestrutura logística, integrada por terminais de transbordo armazenagem próprios e contratados, além de ampla rede de terceirizada de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.

2.1 – Produção

Conforme dados fornecidos referente as produtividades, a Copersucar faz a conexão entre usinas e o cliente, comercializando o açúcar em larga escala, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, com capacidade de integrar todos os elos da cadeia de valor. Esse é um dos grandes diferenciais de seu modelo de negócio, considerado único e de difícil replicação. Sua estratégia de crescimento e perenidade está alicerçada na gestão da sustentabilidade. Tendo usinas no interior de São Paulo e em conjunto seu terminal exportador com armazéns próprios com capacidade de armazenagem de 300 mil toneladas de açúcar.

Com base a capacidade de embarque x recepção averígua-se que o terminal não possui uma recepção de tanta agilidade comparado com embarque efetuado, pois o terminal tem por dia 36 mil toneladas de recepção aos seus armazéns no qual a capacitada total do armazém é 330 mil toneladas, entretanto sua capacidade de embarque por dia é de 60 mil toneladas fazendo, desta forma impactando em seu desempenho dia. Para sua logística exercer uma função mais sustentável deveria ter um investimento para uma recepção mais ágil ou equilibrar os parâmetros produção x recepção para assim ter um equilíbrio e evitar o período ocioso.

Utilizando a Matemática aplicada para calcular quantos caminhões são necessários para evitar o período ocioso por falta de carga:

36.000 toneladas / 24 período trabalhado = 1.500 caminhões

Sabendo que a quantidade diária (24 horas) é de 36.000 toneladas e é necessário 1.500 caminhões para atingir tal meta, vamos abaixo calcular a quantidade necessária de caminhões que o terminal necessita para evitar o período ocioso.

36.000 – 1.500

60.000 - x

36.000.x = 1.500.60.000

36.000x = 90.000

X = 90.000 = 2,5 = 2.500

36.000

Logo, sabemos que para o terminal ter a quantidade necessária de recepção x produção, seria necessário a contratação de 1.000 caminhões dia para a recepção ser equivalente a produção de carga.

Sabendo que a media de caminhões é de 2.500 para atingir a igualdade da recepção x produção dia, agora vamos calcular um nova meta que deixaria a recepção acima do limite da produção dia e assim deixando confortável a situação do terminal, desta forma vamos calcular a media de caminhões para um período inferior, sendo estipulado a meta de12 horas para recepção x volume de produção dia.

Dados do terminal;

Recepção carga = 36.000 toneladas = 1.500 caminhões = 24 horas (diário)

Produção de embarque = 60.000 toneladas = 24 horas (diário)

Meta;

Recepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com