TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Natura

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.038 Palavras (29 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PAULISTA –UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

V.P.

NATURA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paulista – UNIP como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental. Orientado pelo Professor Denilson de Souza.

PIRAJU – SP

2014

RESUMO

O trabalho aborda a importância da Ecologia, da preservação do ecossistema e da biodiversidade nos dias atuais. O conhecimento da diversidade biológica, bem como a necessidade de valorizar e preservar os bens naturais que já não se encontram em abundância são quesitos primordiais para a sobrevivência do ser humano e de todas as gerações futuras.

A biodiversidade suporta o ambiente em que vivemos e do qual as nossas vidas e as de outros seres vivos dependem. Graças à biodiversidade podemos obter alimentos, roupas, medicamentos, entre outros. É uma das maiores riquezas do planeta e, no entanto, a menos reconhecida como tal.

A perda da biodiversidade é um fenômeno global, causado principalmente pela atividade humana. Portanto, para evitar a diminuição das espécies há a necessidade de se adotar medidas em escala global. Cada nação deverá ser responsável pela manutenção de seus biomas e ecossistemas. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte.

A empresa Natura faz sua parte em relação à preservação do meio ambiente investindo no desenvolvimento sustentável, pesquisando e buscando novas formas de se relacionar com a biodiversidade. Uma das principais plataformas de tecnologia da Natura é o uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira, visando sua preservação.

PALAVRAS-CHAVE: ecologia, ecossistema, biodiversidade, ecologia industrial, economia verde.

SUMÁRIO

RESUMO 2

1. INTRODUÇÃO 4

2. ECOLOGIA, ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE 5

2.1. NATURA E A BIODIVERSIDADE 6

3. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 8

4. ECOLOGIA INDUSTRIAL 9

4.1. AVALIAÇÃO DA EMPRESA NATURA 10

5. QUÍMICA AMBIENTAL – EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS 12

6. PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) 17

7. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 20

8. MARKETING VERDE E SUA RELAÇÃO COM A NATURA 21

9. ECONOMIA VERDE 23

10. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA NATURA 25

CONCLUSÃO 27

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28

1. INTRODUÇÃO

O Meio ambiente, atualmente, é um tema presente na vida de todas as pessoas. Assuntos sobre preservação, sustentabilidade, reciclagem, entre outros, passam a ter grande importância, influenciando diretamente a vida da sociedade.

A preservação da biodiversidade é extremamente importante para a manutenção do equilíbrio biológico do planeta, uma vez que as relações entre as espécies e o meio são vitais para sua conservação. Portanto devemos entender cada espécie como parte do todo. O rompimento de um elo nesta interação de espécies pode desencadear uma extinção em cadeia.

A principal ameaça à biodiversidade é a ação humana. Devido a esse fator muitas espécies são extintas, antes que possam ser estudadas ou que alguma atitude seja tomada para tentar a preservação da espécie. A conservação dos ecossistemas naturais, sua flora, fauna e os microrganismos, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção da biodiversidade, que garante o bem estar das populações humanas.

Este trabalho visa mostrar que a empresa Natura possui um modelo de gestão sustentável em seus negócios, demonstrando grande preocupação com a responsabilidade social e ambiental, criando, assim, um elo com as pessoas do processo produtivo ao consumidor final. Cria e desenvolve produtos com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, como programa de certificação de insumos.

A empresa conta com a ajuda de comunidades rurais, que contribuem com a renovação da biodiversidade, com o sentido de que tudo que é extraído é plantado novamente, fazendo um ciclo ativo e sustentável da natureza. Nada é tirado sem uma causa e retorna à floresta.

A Natura possui uma Política de Uso Sustentável da Biodiversidade e do Conhecimento Tradicional Associado. Seu objetivo é promover a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade, desenvolver as comunidades provedoras e valorizar as riquezas naturais e o patrimônio cultural das comunidades e das unidades de conservação de uso sustentável, conservando-os para as gerações futuras.

2. ECOLOGIA, ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE

Ecologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo. A Ecologia também estuda a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.

É de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, as informações geradas pelos estudos da Ecologia possibilitam ao homem o planejamento de ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.

Ecologia é uma palavra que modernamente vem ocupando grande espaço nos veículos de comunicação, nos discursos políticos e de líderes classistas, bem como nas conversas formais e informais. Porém chama-nos a atenção o fato desta ciência apesar de tão lembrada e discutida, não ser aplicada e de ter suas leis praticamente desconhecidas e desrespeitadas no dia-a-dia.

Denomina-se ecossistema o conjunto das comunidades de uma área específica, levando em consideração os fatores ambientais como: tipo de solo, intensidade luminosa (temperatura), índice pluviométrico (quantidade de chuva), umidade, salinidade, acidez, turbidez, bem como todas as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com