TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Natura na Administração

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.801 Palavras (20 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem como finalidade propor a complementação dos conceitos adquiridos nas disciplinas: Marketing, Teoria e Pratica Cambial, Sistemática de Importação e Exportação, Contabilidade, Estatística Aplicada, Dinâmica das Relações Interpessoais. Procuramos aqui descrever aspectos das práticas de gestão organizacional, estrutura, logística utilizada pelo Grupo Boticário, referência em cosméticos. Pesquisa realizada através do site da empresa.

Palavras-chave: Finalidade, gestão organizacional, Grupo Boticário.

ABSTRACT

This Multidisciplinary Integrated Project aims to propose the completion of the concepts acquired in the courses: Marketing Theory and Practice Exchange, Systematic Import and Export, Accounting, Applied Statistics, dynamics of interpersonal relations.

We seek to describe aspects of organizational management practices, structure, logistics used. Research conducted through the company website.

Keywords: Purpose, organizational management, Boticario Group.

⦁ INTRODUÇÃO

O Boticário é uma rede de Franchising especializada em perfumes e cosméticos com sede em são José dos Pinhais, Paraná.

Fundada em 1977, pelo empresário Miguel Krigsner, a rede conta hoje com cerca de 2400 estabelecimentos em todo brasil. Além de estar presente também em 24 países com mais de mil pontos de vendas. Atualmente a marca esta presente além do Brasil, no Japão e conta com lojas exclusivas em Portugal, Bolívia, Paraguai, Peru e México.

Desde o inicio das suas atividades, a empresa aloca uma atenção especial aos seus clientes, buscando um relacionamento diferenciado com os consumidores dos seus clientes dos seus produtos. Esse relacionamento, aliado a criatividade, permite que a empresa expandisse os seus negócios explorando oportunidades identificadas para melhor atendimento dos consumidores.

Atualmente, cerca de 700 itens compõem a linha de produtos da marca dividas em neocolônias, desodorantes, shampoo, sabonetes, cremes, loções, bronzeadores, protetores solares, condicionador, maquiagem e outros. Ligado a indústria de cosméticos e perfumaria. O primeiro perfume, chamado “Acqua Fresca”, foi marco da perfumaria brasileira que ainda é hoje vendido em todas as suas lojas. Os vidros deste perfume foram adquiridos junto ao empresário Silvio Santos, que imaginara lançar um perfume.

Em 1981, com o sucesso de uma primeira loja, aberta no aeroporto de Curitiba – que levou a marca brasileira afora em mãos de viajantes – o empresário a oportunidade de franquias a marca. Embora, na época, nem a conceituação de modelo fosse muito conhecida, O Boticário conseguiu formatar a rede e dos o salto que, no ano seguinte enxergava a inauguração de uma fabrica de grande porte em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Em setembro de 1990, a empresa criou a “fundação O Boticário de Preservação da natureza“. No ano de 2002, a marca lançou sua loja virtual. Em 2005, o processo de comunicação da empresa com a implantação do projeto batizado de VSAT, que possibilitou a interligação via satélite da fábrica em São José a todas as lojas da empresa em todo o território brasileiro. O projeto que possibilita a transmissão de dados, imagens, e voz. Proporcionou integração e interatividade aos processos de comunicação e negócio do Boticário.

Durante a expansão dos negócios do Boticário, a busca constante da inovação, característica inerente aos seus fundadores, foi moldado a cultura da empresa.

⦁ Principais Produtos:

“Acqua Fresca” e “Lily Essence”, o primeiro EAU de perfum. do Boticário produzido através de um processo artesanal extinto no mundo: O ENFIEURAGE.

⦁ Os mais vendidos:

POSIÇÃO FEMININO MASCULINO

1° FLORATTA MALBEC

2° THATY QUASAR

3° FREI EGEO

⦁ Dados e fatos relevantes da origem da organização

1977 O farmacêutico Miguel Krigsner abre a farmácia de manipulação O Boticário, em Curitiba (PR). No mesmo ano, é inaugurada segunda loja O Boticário, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José do Pinhais- Grande Curitiba, localização estratégica para a expansão da marca no mercado nacional.

1980 É aberta primeira franquia O Boticário, em Brasília (DF), antes mesmo de surgir o conceito de franchising no País.

1982 Com a expansão das vendas, é construída e inaugurada a fábrica, também em São José dos Pinhais.

1985 O Boticário soma 500 franqueados no Brasil e realiza sua primeira convenção.

1986 O crescimento dos negócios no Brasil faz a marca ampliar sua atuação para o mercado internacional, inaugurando uma loja em Portugal.

1990 O fundador de O Boticário deseja ir além do papel de empresário. Assim, cria a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, contribuindo com uma causa importante para a sociedade. Essa iniciativa, anterior ao Eco-92, evento que deu início às discussões mundiais sobre meio ambiente, foi vanguardista no tema responsabilidade corporativa.

2007 A logomarca de O Boticário é modernizado e as lojas ganham nova identidade visual.

2008 Miguel Krigsner assume a presidência do Conselho de Administração e passa a presidência executiva para Artur Grynbaum, que iniciou sua trajetória na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (590.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com