TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V

Dissertações: PIM V. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  6.388 Palavras (26 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado neste trabalho é um estudo interdisciplinar, que abrange as matérias de Gerenciamento de Serviços, Matemática Financeira e Marketing de Varejo e Negociação, tendo como principal objetivo fazer uma análise sobre a organização da empresa DPaschoal.

Para tal análise foram realizadas pesquisas de campo, utilizado apoio bibliográfico sobre os conteúdos e também pesquisas nos site oficial da empresa, para que fossem coletadas as informações verdadeiras e coesas.

Espera-se que esse projeto apresente com clareza essas informações, tornando possível a compreensão do funcionamento da empresa em questão demonstrando a aplicação prática do conteúdo teórico proposto.

1 HISTÓRIA DA EMPRESA

Um dos maiores centros automotivos do Brasil. Uma empresa brasileira que atua desde 1949 na prestação de serviços automotivos especializados, com excelência de atendimento e altos padrões de qualidade. A maior rede de auto e truck-centers do Brasil, com 63 anos de existência e comprometida com o propósito de “Medir e testar antes de trocar”. A DPaschoal entrava no mercado com uma proposta inovadora de atendimento automotivo. Nestas seis décadas a empresa cresceu, ampliou sua atuação, ditou tendências e evoluiu com excelência no segmento. Para que essa realidade dinâmica mantivesse seu tom de modernidade a cada ano que passava, vários diferenciais foram adotados e assimilados pela empresa, e que garantiram até hoje um lugar de destaque entre todos os públicos que, direta ou indiretamente, exploram os serviços e atendimentos da DPaschoal.

1.1 Descrições da Empresa

Contando com 3.800 funcionários, em mais de 500 lojas, próprias e credenciadas, distribuídas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o segmento de linha pesada, a DPaschoal conta com 11 fábricas de recapagem e 17 Truck-Centers. O Grupo DPaschoal compreende também a Fundação Educar e as empresas AutoZ, Daterra, Ateliê do Café, DPK, Maxxi Training e Techno Park.

2 GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

2.1 Gestão de recursos tecnológicos

A Gestão de Serviços de Tecnologia fornecem benefícios de negócio quantificáveis que podem ajudar as organizações a alcançar vantagens competitivas sustentáveis e melhorar o desempenho do negócio.

Esta abordagem permite conhecer melhor os requisitos dos clientes e a forma de satisfazer esses mesmos requisitos; enfoque na prestação dos serviços necessários ao negócio; melhor retomo dos investimentos relacionados com a informática, através do aumento de eficiência; maior confiança na informática como meio de promover e fornecer produtos e serviços ao mercado.

Os sites de empresas podem fazer um grande diferencial, pois tudo hoje em dia se é procurado a internet, desde um telefone, até um endereço ou como chegar? O site da Dpaschoal www.dpaschoal.com.br é muito claro, especifico e bem detalhado, nele você encontra tudo o que procura, e o que não encontra pode telefonar para obter informações.

Levando em consideração o número de brasileiros que utilizam smartphones como principal fonte de acesso à internet, uma pesquisa realizada pela E.Life constatou que 61,8% dos internautas acessam a rede via dispositivos móveis, e desse total, 10,7% utilizam o aparelho como único modo de acesso à internet.

Analisando esses dados, e também o número de acessos recebidos em seu site vindos de smartphones, 10% do total, a DPaschoal lançou a versão mobile do seu portal institucional. “Analisando o controle que temos das pessoas que acessam o site, percebemos que os usuários que acessavam por meio dos smartphones, rejeitavam o site ou desistiam da operação antes do final”, comentou Ana Jardim, responsável pelo Marketing Digital (web) da empresa.

Para isso, as áreas de WEB, Tecnologia da Informação e Interação Online da empresa trabalharam em sinergia para identificar quais as necessidades do consumidor ao buscar o site e como facilitar o acesso via smartphone. “Fizemos uma versão mais facilitada. Agora o cliente que estiver na rua e precisar fazer um alinhamento, por exemplo, entra no site, digita o local onde está, e automaticamente o sistema indica a DPaschoal mais próxima, mostrar o caminho até ela, pois esta integrada com o GPS do Google”, afirmou Ana. No setor de manutenção automotiva, a DPaschoal é a pioneira ao lançar esse tipo de serviço para smartphones.

2.2 Gestão de Recursos Financeiros

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos - financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.

Dentre várias funções da gestão financeira, podemos observar: crédito e cobrança que se dá em analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos. Para esta função analisamos as condições e planos de pagamento que é o crédito oferecido ao cliente pela DPaschoal: Pagamento em 3 ou 4 vezes sem juros no cheque, cartão de crédito apenas para 30 dias, juros cobrados de 2% sobre o valor para parcelamento acima de 5 meses em até 10 vezes.

Pode-se deduzir que esse crédito só é possível quando a empresa tem os mesmos prazos para pagamentos dos fornecedores, então ela repassa esse atributo como forma de confiança no seu cliente. Mas como se dá a cobrança?

Para o pagamento com cheque, o mesmo pode ser submetido a uma consulta, mesmo sabendo que a empresa não está livre de um possível problema com esse cheque, apenas para ter mais tranquilidade, mas sempre se é deixado um cadastro do cliente para possíveis cobranças. Já com o cartão de crédito não tem muitos problemas, já que o mesmo acusa imediatamente se o cliente possui condição de efetuar a compra e o serviço ou não.

2.3 Gestão de Recursos Humanos em Prestação de Serviços

Desde 2011, o Grupo DPaschoal faz parte do GHRUS - Grupo de Recursos Humanos de Campinas e Região, onde reúnem-se profissionais da área e conta com participantes de 52 empresas que representam hoje mais de 27% do PIB da Região Metropolitana de Campinas. Tendo como foco promover a troca de informações e experiências em todos os assuntos relacionados à Gestão de Pessoas.

A premiação ocorre anualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com