TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM XII - UNIP SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  29/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

PIM XII

Aluno: Rafael Nunes Abreu

RA:1862392

Curso: Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho

Série: 6° Semestre

Canindé - Ce

2020

RAFAEL NUNES ABREU

RA: 1862392

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR XII

EMPRESA: VALE

Trabalho apresentado em cumprimento as exigências do Projeto Integrado Multidisciplinar XII, da Universidade Paulista, como requisito parcial à disciplina de Normas Técnicas e Internacionais de SST, Organização no Trabalho e Psicologia do Trabalho.

Canindé - Ce

2020

RESUMO

     Os aspectos apresentados pela empresa com relação a aplicação de normas internacionais do trabalho, mostram ser satisfatórios, vistos que a mesma demanda muitos recursos e atenção para essa área. O esquema de trabalho utilizado pela empresa segue o mais rigoroso processo de comunicação e segurança, com baixíssimos índices de acidente de trabalho e com uma boa aprovação dos órgãos regulamentadores. Outro fator positivo que somado as demais iniciativas da empresa, é o cuidado com o seu colaborador, oferecendo desde um plano de saúde premium a adoção de medidas que visam o bem-estar da companhia como um todo, proporcionando assim, uma manutenção da condição psicológica de seus funcionários.

Palavras Chave: Comprometimento, Modernidade, Foco.

ABSTRACT

The important aspects by the company in relation to the norms of international labor norms prove to be satisfactory, since it demands a lot of resources and attention for this area. The work scheme used by the company follows the most rigorous communication and safety process, with extremely low rates of work accidents and with good approval from regulatory bodies. Another positive factor that added to other company initiatives is the care for its employees, offering from a premium health plan the adoption of measures aimed at the well-being of the company as a whole, thus providing a maintenance of the psychological condition of your employees.

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................5         
  2. NORMAS TÉCNICAS E INTERNACIONAIS DE SST.............................6
  3. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO............................................................7
  4. PSICOLOGIA DO TRABALHO................................................................8
  5. CONCLUSÃO..........................................................................................9
  6. REFERENCIAS.......................................................................................10

INTRODUÇÃO

     O presente trabalho, denominado Projeto Integrado Multidisciplinar XII, visa a aplicação do conhecimento obtido através do estudo semestral das disciplinas: Normas Técnicas e Internacionais de SST, Organização do Trabalho e Psicologia do Trabalho em uma empresa real. A entidade escolhida para análise crítica dos aspectos solicitados foi a VALE, multinacional de capital aberto que atua no segmento de mineração. A proposta desta produção textual é analisar, de acordo com dados coletados em diversas fontes, a aplicação dos títulos anteriormente mencionados e da eficácia dos mesmo no meio que a instituição atua.

  1. PSICOLOGIA DO TRABALHO

      A empresa estudada demonstra preocupação com a saúde psicológica tanto quanto com a saúde física de seus colaboradores, adotando protocolos de acompanhamento e gerenciamento de pessoa a um nível de satisfação bastante elevado.

     Também nessa linha, disponibiliza para os funcionários um plano de saúde de fácil utilização, visando corroborar para um dos principais compromissos firmados pela empresa, que é “a vida em primeiro lugar”.

     Contudo, após o desastre ocorrido com o rompimento da Barragem I da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, o evento catastrófico de magnitudes surreais, exigiu uma mudança no comportamento preventivo da empresa, obrigando a mesma a reformular o modelo de gestão de segurança dos processos, criando uma nova diretoria focada na segurança e excelência operacional.

     Dentre as várias funções desta nova diretoria-executiva está a de estabelecer políticas e diretrizes técnicas para o gerenciamento de segurança e risco que estão inseridos em um programa conhecido pela sigla (VPS). O VPS fortalece a cultura organizacional da Vale por meio do desenvolvimento das pessoas, da padronização de melhores práticas, da disciplina operacional e do cumprimento da rotina. É um modelo em constante evolução que se consolida e melhora continuamente na sua abordagem, nos métodos, nas técnicas e nas ferramentas utilizadas de acordo com o aprendizado obtido.

     Os procedimentos, em sua grande maioria, visam estabelecer uma elevação racional e crítica do lado psicológico de seus funcionários, independentemente de sua função, seja ela administrativa ou produção final, todos tem que aderir ao senso de responsabilidade mútua, e para isso e necessário uma boa saúde mental, para que os benefícios pregados pelas melhorias implantadas, consigam alcançar o seu máximo potencial.

  1. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

     A vale, por se tratar de uma empresa do segmento de mineração, no qual lida diretamente com a natureza, e consequentemente tem um poder de impacto gigantesco junto aos meios naturais, e tem a responsabilidade de gerir esses recursos de forma sustentável e segura distribuído nas mãos de milhares de pessoas “funcionários”, que por sua vez, além da responsabilidade ambiental, alguns cargos de maior hierarquia também lidam com o peso da responsabilidade de proteger vidas, não só dos demais colaboradores da companhia como também da população que vive as margens de seus empreendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com