TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO METODOLOGIA E TÉCNICAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO

Artigo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO METODOLOGIA E TÉCNICAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

METODOLOGIA E TÉCNICAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO

CAMPINAS

2012

Metodologia e Técnicas de Apoio à Tomada de Decisão

Atitude ou ação que devemos tomar em determinada situação:

Nosso case foi à empresa Agroceres Multimix Nutrição Animal Ltda.

O Grupo Agroceres com sede em Rio Claro - SP, com 65 anos no mercado e 05 linhas de negócio, adquiriu a empresa Multimix Nutrição Animal Ltda há quase 02 (dois) anos, uma indústria no segmento de ração animal que atua no mercado há 24 anos em Campinas - SP. Isto fez com que a empresa adotasse uma nova razão social “Agroceres Multimix” e se tornasse componente estratégico de mercado, utilizando a unidade fabril em Campinas.

O que motivou sua AQUISIÇÃO: nos últimos 03 anos a empresa Multimix se destacou no mercado, triplicando suas receitas com relevante ênfase na conquista de novos clientes, o que refletiu na sua rentabilidade, sendo este motivo dominante que atraiu a atenção, do até então, concorrente.

Ocorre que com a venda, houve uma significante redução na estrutura funcional, bem como em todos os processos administrativos e produtivos, ocorrendo, desta forma, um problema de cultura organizacional.

Neste momento, detectamos que a empresa tem 03 alternativas que poderão ser consideradas na tomada de decisão tratar a questão:

a) Fechar a unidade Campinas

b) Manter a unidade Campinas

c) Investir na unidade Campinas

Na avaliação “intuitiva”, identificamos que houve uma baixa na produtividade, desmotivação da equipe, choque no modelo de gestão, que era totalmente centralizada, passando a ser descentralizada e flexível.

Sugeriu-se então, uma avaliação “analítica” conforme abaixo (*), considerando prospecções anteriores e os investimentos feitos na unidade nos últimos meses (aquisição de uma nova área ao lado da fábrica, a compra de empilhadeiras substituindo a locação, up-grade nos sistemas de automação, etc.).

(*) Gráfico Analítico:

Custo de Custo de Custo de

Mão de Obra Logística Treinamento Total

Fechar a fábrica 1 1 1 3

Manter a fábrica 2 2 3 7

Investir na fábrica 3 3 2 8

E, baseado na tabulação dos números, como pode ser observado no gráfico, optou-se por investir na localidade Campinas. Portanto, a direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com