TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO PROGAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Monografias: PLANEJAMENTO PROGAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O sucesso e sobrevivência de uma empresa dependem entre outros fatores da eficiência com a qual produz seus produtos ou serviços. A falta de conhecimento da área da produção, desde a venda do produto até as informações pertinentes ao controle produtivo, pode resultar na ineficiência da empresa.

O mercado estava focado inicialmente na agricultura com a produção de alimentos, mais tarde passamos pela Revolução Industrial com os teares, máquina a vapor dando início a um sistema mais complexo de produção e atualmente pertencemos à era da informação.

A produção de bens e serviços sofreu ao longo das últimas décadas transformações significativa que nos levam a buscar novas ferramentas para atender ao exigente mercado que se formou.

Algumas teorias foram surgindo e novos métodos e sistemas ganharam espaço nas organizações exigindo um aperfeiçoamento constante de todos os setores.

Atualmente uma das questões de grande importância para o sucesso das empresas é interpretar e utilizar as informações de forma segura e eficiente. Para auxiliar nesse processo as empresas investem no Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), alcançando assim uma maior otimização dos recursos e resultados satisfatórios no que se dispõe a realizar.

Assim sendo é necessário que as empresas trabalhem na busca constante do aperfeiçoamento de seus sistemas de produção. Para isto é importante que haja integração entre todas as áreas da empresa, onde cada uma conheça e tenha liberdade de opinar nas ações das outras.

1. DESAFIO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PROGAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PPCP).

O Planejamento da Produção ocupa uma parte significativa das ciências que estudam os processos produtivos e fazer com que as empresas funcionem em sintonia é o desejo dobrado daqueles que durante um ciclo de desenvolvimento trabalham estruturando uma organização.

Um dos aspectos vitais da moderna administração é o planejamento e o controle de produção, afinal é um dos objetivos básicos de toda empresa.

O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve.

Resumindo, planejamento e controle de produção são imprescindíveis para qualquer tipo de empresa, indústria ou prestação de serviços.

Dentro das organizações os setores também precisam atender a várias demandas e as relações que estão submetidos. Para isso é preciso que o conjunto das partes esteja em sintonia.

No planejamento da produção existe a análise sobre a capacidade de trabalho atual e futura da organização, verifica-se o que é possível almejar num determinado espaço de tempo e quais ações devem ser aplicadas. Com o controle da utilização dos recursos pode-se fazer a análise dos processos que ocorreram entre o que foi planejado e o que realmente foi executado

Quando se pensa em planejamento, programação e controle de operações é preciso fazer alguns questionamentos que nortearão o projeto:

Se levarmos em consideração o que diz Slack et al (1997, p. 322) “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”, podemos inferir que envolve o conjunto de atividades da produção, alocação eficaz e eficiente dos recursos, organização de materiais, máquinas, equipamentos e pessoas para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes com agilidade e qualidade.

Existem diversos tipos de planejamento, organização e controle, mas os mais utilizados no mercado são:

• Planejamento e controle da capacidade produtiva:

Estuda a capacidade e a estrutura de produção para atender as demandas (reduzir ou aumentar a produção).

• Planejamento e controle de estoque.

• A locação de recursos materiais necessários para produção, evitando desperdícios e atrasos.

• Planejamento e controle da cadeia de suprimentos.

Envolve desde a matéria prima e o processo de produção até a logística.

• Planejamento de Necessidades de Materiais –MRP (Material Requirement Planning).

As empresas calculam a quantidade necessária de material para produzir determinada peça em determinado momento interligado ao estoque atual e a pedidos em carteira.

• Planejamento dos Recursos de Manufatura.

Engloba a produção no seu todo e suas ações são a partir do plano mestre.

• Produzir somente o que é necessário, sem desperdícios.

• Planejamento e controle de projetos, procura garantir a implementação dos recursos planejados para alcançar as metas.

• Planejamento e controle da qualidade.

O sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) é uma área de decisão, onde seu objetivo é organizar a empresa quanto aos custos, qualidade, velocidade, pontualidade e flexibilidade.

As decisões podem acontecer num planejamento de longo, médio e curto prazo. Para isso é importante à participação de cada nível de decisão dentro do contexto do planejamento. É de fundamental importância coletar dados de diversas áreas, efetuando uma análise segura e transformando-os em informações, minimizando os riscos na tomada de decisão.

Ao administrador é fundamental elaborar um projeto de produção, conhecendo a capacidade de produção, os recursos disponíveis, o capital humano necessário, volume de estoque, métodos e procedimentos de trabalho atrelados a uma previsão de venda.

Unindo planejamento, organização e controle da produção podemos monitorar o processo de criação e alteração de produtos; planejar os materiais; planejar a utilização dos recursos de produção; controlar os apontamentos de produção e a utilização real dos recursos de modo a cumprir os prazos de entrega prometidos, aproveitar ao máximo a capacidade produtiva, reduzindo custos e qualificando o produto final de acordo com a necessidade do cliente.

O comércio eletrônico (e-commerce) representa uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com