TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Dissertações: PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O objetivo do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra de forma eficiente e produza produtos e serviços como deve. São utilizados em todos os momentos do processo e tem o objetivo de traçar metas bem mais definidas, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo resultados mais satisfatórios. Isso significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e na qualidade adequados. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão: Altos índices de produtividade e qualidade, menor custo de produção.

3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................5

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO..............................6

2.1. A IMPORTANCIA ......................................................................................7

2.2. OBJETIVOS .................................................................................................7

2.3 QUANDO E COMO UTILIZAR O PCP....................................................8

3. PLANILHA DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO............................. 10

4. CONCLUSÃO................................................................................................ 11

5. REFERENCIAS..............................................................................................12

4

1.INTRODUÇÃO

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir como melhor empregar os recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto, planejamento e o controle são necessários, principalmente porque temos muitas variáveis, e com tantas, precisamos nos programar analisando todas informações assegurando uma maior produtividade atendendo os padrões de qualidade.

O planejamento com definição dos objetivos e estratégias de como ele será executado, já o controle procura garantir que os projetos sejam executados, então os projetos tornam-se importantes porque toda empresa está envolvida. Trabalhando numa constante para atingir seus objetivos de maneira eficiente e segura.

5

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

O Planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas açoes devem ocorrer. Uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, Gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores.

Por mais que Planejamento e Controle se completam e totalmente relacionados, eles são diferentes. Um plano é a formalização do que se espera que aconteça no futuro, não garante que vá acontecer como o esperado, pois muitas variaveis estão envolvidas na sua realização. E o Controle é o processo de lidar com essas variaveis. Juntos eles conciliam a demanda e fornecimento.

6

2.1 A IMPÔRTANCIA

O planejamento e o controle são de extrema importância pra uma empresa, pois qualquer operação precisa de planos e controle pra atingir os objetivos no prazo e com qualidade.

São necessários porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em suas etapas. Então, planejar e controlar significa garantir que os recursos estejam disponíveis na quantidade, no momento e na qualidade adequados.

2.2 OBJETIVOS

O objetivo é garantir que a produção ocorra eficientemente e produzas serviços como deve. O controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário. Sendo assim, o objetivo do planejamento e controle da qualidade é obtê-la e mantê-la. Levando a empresa a produzir melhores produtos

Os resultados alcançados são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índice de falhas e erros e menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados, decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Resumindo, leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo maior lucratividade.

7

2.3 QUANDO E COMO UTILIZAR O PCP

Utiliza-se em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar finalizado. As industrias utilizam tais tipos de planejamento e controle: Planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque; da cadeia de suprimentos;de projetos e, planejamento e controle de qualidade.

Planejamento e controle de capacidade produtiva implicam em medir a demanda a e capacidade da empresa, identificar possibilidades de aumentar a capacidade e adequá-la à demanda e escolher as politicas mais adequadas para que isso aconteça.

O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e satisfação da demanda. Assim, compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios. Se o fornecimento de qualquer item ocorresse quando fosse demandado, o item não seria estocado.

Cadeia de Suprimentos sãotodos os ramos produtivos, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com