TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Ensaios: PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2013  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO 03

INTRODUÇÃO 03

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO 04

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO 05

EXECUTANDO O PLANEJAMENTO 06

CONTROLANDO O PLANEJAMENTO 06

ANÁLISE E DECISÃO 07

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 08

OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO FLUXO DE CAIXA 09

CONTROLE DE PRODUÇÃO 10

FUNÇÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE 12

OBJETIVO DO CONTROLE DE ESTOQUE 12

POLÍTICA DE ESTOQUE 13

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O CONTROLE DE ESTOQUES 13

RESUMO

O objetivo deste trabalho é retratar a importância do Planejamento Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas. Analisa o impacto na competitividade das organizações da crescente utilização em nível nacional e mundial dos denominados “sistemas de programação da produção com capacidade finita”.

INTRODUÇÃO

A busca da competitividade por parte das empresas, notadamente quando se objetiva reduzir custos associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva, para, e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente, em termos de uma maior velocidade de entrega, objetivando uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de flexibilidade em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos, coloca o sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) como uma área de decisão prioritária para os executivos.

Basicamente, o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo, visando atender à demanda dos clientes.

ETAPA 1

Passo 4

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇAO

O planejamento e controle é a atividade administrativa de decidir, antecipadamente, quais objetivos a serem atingidos, planejando o melhor emprego dos recursos de produção, tendo como base um conjunto de planos pensando no futuro de empresas, com o intuito de obter lucro.

Os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividade de PCP são abordados em disciplina também denominada “Planejamento Controle de Produção” destacando-se os tópicos a seguir:

Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os humanos necessários.

Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender no médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as estratégias de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e contratação, contratos de fornecedores e serviços lógicos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

Programa mestre da produção (PMP): trata da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período.

Programação detalhada da produção (PMP): é a operacionalização propriamente dita “chão da fábrica”. Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação são: administração de materiais, sequência das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

O planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa.

O planejamento de uma empresa deve ser feito no âmbito global. Na realidade o planejamento é o processo de desenvolver a estratégia e a relação pretendida da organização com seu mercado consumidor. Assim ele deve envolver todos os membros da organização a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas atuações diante do que foi planejado e assim atingir o sucesso operacional.

Em nada adianta criar inúmeras possibilidades de acontecimentos se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade. Segundo WELSCH “planejar representa a forma como a empresa pretende atingis os objetivos e as metas propostas”.

O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.

Embora qualquer empreendimento ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles através de algumas ferramentas operacionais que podem dirimir os riscos e auxiliar o administrador na tomada de decisões.

O planejamento sozinho não alcança os objetivos da empresa. Se o planejamento realizado não for bem executado, acompanhado, controlado e o mais importante, corrigido se necessário, de nada adiantará realizar o planejamento.

Segundo WELSCH “o processo de planejamento deve ser dinâmico, flexível e oportuno, isto é, adaptável às mudanças, com estilo participativo, voltado para a eficácia empresarial”.

Não se pode deixar de destacar a importância existente no tema “planejamento”, que deve acompanhar os gestores em todos os momentos de construção do conhecimento empresarial.

Nas diversas atividades, os empreendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com