TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO

Trabalho Universitário: PLANO DE ESTÁGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ÉRIKA DAYANE ROCHA PINHEIRO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Coordenador do curso: Prof. Rodrigo Zambom

Patos

2014/1

1 – Contextualização Histórica da Instituíção

1.1 – Identificação da Instituição

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, fica localizado na Rua Brandão Cavalcante, s/n, no centro de Santa Luzia-PB.

A natureza do NASF é governamental. É uma entidade de direito público. Tendo as ações desenvolvidas da forma humanizada, procurando atender de maneira igualitária e satisfatória.

A assistência ao paciente e acompanhentes é realizada nas Unidades Básicas de Saúde do município, onde são oferecidos atendimentos com os profissionais de Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Fisioterapia.

Com uma Interdisciplinaridade de equipe e trabalhando com a visão de um atendimento humanizado o que está atrelado nas ações pertinentes á ação do Assistente Social, que trabalha permanentemente na relação entre estrutura, conjuntura e cotidiano, contribuindo com os demais profissionais na apreensão e no intervir, essa intervenção é de vital importância, porque é a situação onde acontece o atendimento a população buscando assim resolver os problemas ou situações em que se encontram.

1.2 - Estrutura Organizacional

A coordenadora do NASF Sylvia Nóbrega de Medeiros, juntamente com sua equipe multidisciplinar têm a finalidade de atender gratuitamente a todos que por aquele serviço procurar, também de trabalhar com a valorização e a dignidade humana, o bem estar e o desenvolvimento social, contribuindo para a humanização. A instituição funciona todos os dias da semana, sendo em sistema de divisão de horários corretamente distribuídos para os 09 (nove) funcionários.

Desde sua fundação o compromisso do NASF é oferecer um tratamento mais humanizado e com resultados promissores, o incessante investimento humano, permite que a instituição participe do processo de transformação da área da saúde.

Toda essa preocupação visa em contribuir ativamente para a qualidade de vida dos pacientes e com o bem-estar social da sociedade.

O NASF I é constituído de uma estrutura de apoio pertencente à Prefeitura Municipal de Santa Luzia – PB, localicado à rua Brandão Cavalcante, s/n, Centro, para que sejam realizadas reuniões da equipe, estudos de caso, planejamento das atividades a serem desenvolvidas junto àsEstratégias de Saúde da Família bem como outros serviços existentes no Município, para o arquivamento de documentos e para o armazenamento de material de expediente.

2- Objetivo institucional:

2.1– Natureza dos programas e projetos:

Apoiar a inserção de Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, ampliando a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolutividade no processo de territorialização e regionalização em saúde, atuando de forma integrada com as políticas públicas do município, minimizando desta forma, os problemas de saúde da população e consequentemente melhorando a qualidade de vida dos mesmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Promover ações de educação nutricional, segurança alimentar e prevenção de doenças associadas a nutrição, afim de incentivar uma reeducação alimentar a população;

 Desenvolver junto às equipes de saúde, ações que propiciem a melhoria da qualidade de vida da população através de atividades físicas e práticas corporais;

 Atuar na prevenção e identificação de doenças posturais, neurológicas, musculares e respiratórias de toda a população. Realizando quando necessário atendimento domiciliar em pacientes com dificuldade de locomoção.

 Apoias as ESF na abordagem e no processo de trabalho referente aos casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e outras drogas;

 Desenvolver ações que possibilitem a capacitação dos profissionais das Equipes de Saúde da Família vinculadas com a finalidade de promover ações que visem a integralidade na atenção em saúde, atrelada a outras políticas públicas, bem como apoderar de informações os usuários no sentido da garantia da autonomia dos mesmos através de atividades socioeducativas que visem a garantia de direitos.

2.2– Política Social:

O NASF atuará de forma integrada as Equipes das Estratégias de Saúde da Família, onde juntos irão identificar, diagnosticar, planejar, e elaborar estratégias, com o intuito de promover a saúde da população adscrito.

São responsabilidades de todos que compõem o NASF, a serem desenvolvidas em conjunto com as equipes das Estratégias de Saúde da Família, conforme portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008:

• Identificar, em conjunto com a ESF e a comunidade, as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada uma das áreas de abrangência;

• Identificar, em conjunto com as ESF e a comunidade, o público prioritário a cada uma das ações;

• Atuar, de forma integrada e planejada, nas atividades desenvolvidas pelas ESF e de internação domiciliar, quando estas existirem, acompanhando e atendendo a casos, de acordo com os critérios previamente estabelecidos;

• Desenvolver coletivamente, com vistas à intersetorialidade, ações que se entreguem a outras políticas sociais como: educação, esporte, cultura, trabalho, lazer, entre outros;

• Promover a gestão integrada e a participação dos usuários nas decisões, por meio de organização participativa com os Conselhos Locais e ou Municipal de Saúde;

• Elaborar estratégias de comunicação para a divulgação e sensibilização das atividades do NASF por meio de cartazes, jornais, informativos, faixas, folders e outros veículos de informação;

• Avaliar, em conjunto com as ESF e os Conselhos de Saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com