TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO

Trabalho Escolar: PLANO DE TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  209 Visualizações

O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia: clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.

É claro que um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa você não faz inovação. Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio e quem inova são pessoas e não máquinas. A preocupação com o clima é tão importante que deve ser meta de qualquer gerente de pessoas (recursos humanos). Acredito que já tenham ouvido falar na Pirâmide de Maslow.

Mas falando de forma prática, como as pequenas e médias empresas podem trabalhar e inserir um bom clima organizacional? Vamos lá:

1. Os diretores e acionistas devem estar sensibilizados da importância do clima para a empresa. Não como custo, mas como investimento que traz geração de riqueza;

2. A equipe de gestão de pessoas deve planejar e buscar indicadores que deseja acompanhar, os aspectos e atributos que querem analisar (na Tabela 1 abaixo, apresento o que uso no Portal Educação). Definir a parametrização de perguntas e respostas. Todo este planejamento e definição devem estar vinculados com os valores, missão, visão e planejamento estratégico da empresa.

3. Aferir clima por meio de pesquisas junto aos colaboradores. Para as empresas que possuem internet e computadores para toda a equipe de trabalho, sugiro que usem para preparar a pesq

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com