TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO PARA D.P

Trabalho Universitário: PLANO DE TRABALHO PARA D.P. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  5.365 Palavras (22 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 22

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO DE PESSOAL

LUCIANE CARDOSO DA CUNHA RA Nº 6951457506

Professora Presencial: DALVA APARECIDA DA ROCHA PEREIRA

DOURADOS/MS

2014

INTRODUÇÃO

Existem muitos leigos que considerem fáceis as atividades que fazem parte da rotina da área de Administração de Pessoal, podemos perceber que não é bem assim, pois engloba diversas tarefas que são de suma importância para o bom andamento da empresa. Nesta área os profissionais lidam diariamente e diretamente com números, cálculos, avaliações, documentos, legislações, folha de pagamento, contratos dos mais variados tipos, admissões, desligamentos, rescisões e o mais complexo de todos: o ser humano. Este último, por sua vez, traz consigo toda a “bagagem de vida” que adquiriu ao longo do tempo influenciando continuamente seu comportamento e modo de pensar, e cabe ao profissional de RH administrar da melhor maneira possível essas diferenças para que haja harmonia dentro da organização. É dele a responsabilidade de reunir esforços e buscar sistemas, métodos e práticas que façam com que empresas e empregados trabalhem sempre no sentido de alcançar o crescimento e progresso de todos.

Nos dias atuais sabemos que as pessoas são o bem mais importante das organizações. Porém isto nem sempre foi uma verdade. Há algum tempo atrás o homem era visto como coadjuvante no processo de produção. Ele estava sempre em segundo plano e muitos acreditavam que as máquinas algum dia iriam substituir completamente o trabalho humano. Com o passar dos anos e após muitos estudos e pesquisas, vários paradigmas foram quebrados e chegamos ao modelo de valorização do capital intelectual humano que encontramos hoje e que continua evoluindo a cada dia. Descobrimos que o homem é dotado de habilidades, capacidades e conhecimentos e que este, além de influenciá-la, apresenta valor econômico à organização. O trabalhador subjugado deu lugar ao trabalhador valorizado.

Mas como administrar essa nova verdade se o pensamento antigo predominava no mundo corporativo? Como tornar prática essa nova tendência do mercado se não existia uma área especializada para isto? Surgiu assim, o a área de Administração de Pessoal, através do Departamento De Pessoal, que após certo período teve suas funções abarcadas pelo Departamento de Recursos Humanos que, além de controlar a parte burocrática do DP trouxe novos conceitos e novas práticas ao sistema organizacional, tornando-se responsável por toda a área da Administração de Pessoal.

Sabendo que atualmente a base da concorrência entre as empresas são seus funcionários, com suas habilidades, talentos e conhecimentos, o Departamento de Recursos Humanos tem um papel importantíssimo para o sucesso da empresa ou organização, pois é dele a função de administrar e lidar diretamente com todos os que fazem parte desta, e formam este capital. O profissional de RH participa ativamente de tudo que diz respeito aos funcionários e a própria empresa, pois este está presente desde a seleção até o desligamento do mesmo. Em muitas ocasiões o profissional do RH representa a própria empresa, sendo ele responsável por responder por ela junto a órgãos de classe, sindicatos e até mesmo na Justiça do Trabalho.

Na busca por melhorias nas condições de trabalho também o DRH se destaca, lutando, sugerindo e implantando benefícios que satisfaçam a todos. Ao DRH cabem funções imprescindíveis, pois em suas responsabilidades incluem-se a formação da equipe qualificada que trabalhará para o desenvolvimento e crescimento da organização, paralelamente ao crescimento próprio, à busca pela satisfação e fidelidade de empregados, empregadores e clientes e a resolução de conflitos, dentre outras. Cabe também ao DRH buscar métodos, práticas e sistemas que façam seus funcionários desempenharem suas funções da melhor forma possível e contribuírem de forma positiva para a harmonia entre líderes e liderados.

O profissional de RH é o grande proporcionador da transformação do conceito de valorização do capital humano na sua prática, acabando com o abismo existente entre os conceitos apregoados pelas empresas e a realidade que elas praticam. Ele tem suma importância tanto para empresa, quanto para seus funcionários, pois participa ativamente de toda a vida do funcionário, caminhando sempre ao seu lado e buscando melhores condições de trabalho e de vida para todos. O profissional do RH é a peça principal do quebra-cabeça do mundo corporativo que faz com que a empresa enxergue seus funcionários e o mercado e auxilie a todos na busca pela eficiência e eficácia, consequentemente na busca pelo crescimento e progresso.

DESENVOLVIMENTO

Principais atividades da Administração de Pessoal

A Administração de Pessoal apresenta em suas rotinas várias atividades de grande importância para o bom andamento e bom desempenho tanto dos funcionários, quanto da própria empresa. Todas elas buscam o crescimento e satisfação da organização e também de todos que a compõem. Dentre as principais rotinas de trabalho da Administração de Pessoal destacam-se:

► PROCESSOS DE ADMISSÃO: engloba diversas atividades como:

- Recrutamento: promoções internas ou recolocações de funcionários, anúncios em jornais e revistas de negócios, solicitação de currículos, currículos não solicitados (currículos deixados na organização mesmo não tendo uma vaga), divulgação na internet e em redes sociais, agências de empregos, indicação de funcionários, instituições educacionais e terceirizações de empresas de mão-de-obra.

- Análise de cargos: analisar os principais requisitos para cada cargo.

- Seleção de pessoal: selecionar, entrevistar, testar, adequar as pessoas à organização e ao cargo, registrar e cadastrar.

- Elaboração de contratos: lida diariamente com vários tipos de contratos diferentes que podem ser por tempo determinado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com