TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO POLITICO PEDAGOGICO

Trabalho Escolar: PLANO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

PPP

Qualquer empresa ou instituição necessita-se de um plano de ação, que será o ponto de apoio na execução de todas as tarefas exercidas dentro da mesma. Sendo, assim, iremos esboçar sobre o projeto da escola, conhecido como Projeto Politico Pedagógico (PPP) projeto que é obrigatório em todo estabelecimento de ensino, seja público ou privado, Libâneo destaca que o projeto pedagógico “deve ser compreendido como instrumento e processo de organização das escolas”, tendo em conta as características do instituído e do instituinte. Assim, ao elaborar o PPP a escola deve levar em consideração as características da própria escola e da comunidade atendida, Veiga (1998) cita que:

No decorrer do processo de construção do projeto político-pedagógico, consideram-se dois momentos interligados e permeados pela avaliação: o da concepção e o da execução. Para que possam construir esse projeto, é necessário que as escolas reconhecendo sua história e a relevância de sua contribuição, façam autocrítica e busquem uma nova forma de organização do trabalho pedagógico que reduza os efeitos da divisão do trabalho, da fragmentação e do controle hierárquico. (p.10)

Levando em consideração a historia da comunidade e da cultura local, a escola deve buscar elaborar objetivos flexíveis para que possam ser executados de maneira efetiva e que sirvam como reflexão e aprimoramento das ações educativas, uma vez que o Projeto Politico Pedagógico trata-se de um instrumento que indica um rumo ou uma direção para que a escola alcance com bom êxito os objetivos almejados. Vasconcellos (1995) afirma que o projeto pedagógico:

“é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os agentes da instituição.” (p. 143).

Assim, o Projeto Politico Pedagógico permite a comunidade escolar e a instituição em refletir, discutir e superar as contradições que surge no cotidiano, além de servir como apoio, é obrigatório, pois a Lei de Diretrizes e Bases (LDB-9394/96) nos artigos 12 e 14 roga que os estabelecimentos de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica, articulando-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola, além de valorizar a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e da participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Reconhecendo a importância do PPP, como grande passo para promover a efetivação de um processo democrático e participativo, a gestão escolar tem por necessidade buscar a interação entre escola e a comunidade, deste modo, através de uma gestão participativa, que o gestor tomara decisões de acordo com os princípios democráticos.

Ao elaborar o Projeto Politico Pedagógico, o gestor deve levar em consideração a participação do alunado, dos profissionais da escola e toda a comunidade escolar, a este respeito, Vasconcellos (2002) diz que:

A gestão envolve estratégias, onde a comunicação exerce papel fundamental, como ponto de partida para que todos se entendam. Assim é importante ao gestor discutir soluções possíveis e promover negociações, assumir responsabilidades e deixar que os outros também assumam; ser ouvido, mas também ouvir, valorizar os aspectos positivos do grupo, deixando claras as suas intenções para com a escola e zelar pela total transparência de todas as ações.

(p.62)

Entretanto, o gestor deve valorizar todas as ideias relevantes para tomar decisões, evitando assim, uma pratica autoritária. E ao elaborar o Projeto Politico Pedagógico a escola deve levar em consideração o compromisso em formar alunos críticos e participativos, Veiga (2004) ressalta que:

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. (p.13)

Então, pode destacar que o PPP deve possuir objetivos que valoriza a formação cidadã e no aspecto pedagógico definir ações educativas, onde as ideias dos professores devem ser ressaltadas, pois, assim eles se sentiram valorizados e, contudo, não se reduz apenas em facilitar o trabalho dentro da sala de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com