TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PODC

Artigos Científicos: PODC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PODC

SÃO PAULO

2014

P O D C

Planejar, organizar, dirigir e controlar são princípios básicos no que tange a estruturação de uma organização e de seus setores, bem como as atividades por eles desenvolvidas. É possível afirmar, com veemência, que um gerenciamento baseado em tais características, direciona a empresa á obter resultados positivos e com possibilidades reais de ascensão, levando-os à eficácia e por fim ao objetivo final, a obtenção de lucros.

Microdont – Micro Usinagem de precisão Ltda

Empresa voltada para o segmento odontológico, com atuação significativa no mercado e atualmente em desenvolvimento internacional, a Microdont ao longo de seus 14 anos busca atender as necessidades de seus clientes garantindo a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Acredita no principio de que a qualidade de um produto não é uma vantagem, mais sim um requisito primário para manter o mesmo ativo no mercado. Uma vez com um produto de qualidade, o segundo requisito é que ele tenha preço. Para que isso seja possível é necessário um processo de fabricação controlado, eficiente e principalmente com colaboradores comprometidos em busca de resultados.

O foco no cliente é outro principio adotado pela empresa. Baseada nas necessidades do mercado entende que a satisfação do consumidor final é quem vai determinar a demanda de seus produtos, sua permanência no cenário e consequentemente o aumento significativo de seus ganhos no aspecto financeiro.

Como objetivo geral para a sustentação da política da qualidade, a Microdont se compromete á monitorar, medir e melhorar continuamente seus processos, atender a todos os requisitos legais, contratuais e éticos, e não menos importante, compromete-se também á manter seus colaboradores capacitados para o cumprimento de suas funções.

Contudo, a Microdont sustenta e ressalta como fundamental a prática e a busca pela melhoria continuada, ou seja, é preciso melhorar sempre e é preciso a participação de todos nos processos de melhorias. Além de fazer certo é preciso fazer certo com a maior frequência e errar o mínimo possível.

Planejar

A Microdont atua no mercado odontológico há mais de 14 anos, comercializa em território nacional e internacional e pretende se expandir cada vez mais; busca a qualidade dos serviços e produtos para um melhor atendimento a seus clientes.

A empresa deseja alcançar sua permanência no cenário e consequentemente o aumento significativo de seus ganhos financeiros; tem como princípios a melhoria continuada e sempre planeja a interação de TODOS na organização para ter bons resultados de relacionamento e de produção; busca resultados positivos no mercado externo e interno, e idealiza a qualidade nos seus produtos / atendimento e também em melhorias lucrativas.

Planeja o mérito do certificado CE (ISO 13488), que significa um reconhecimento de qualidade e conformidade do produto para exportar à Europa, com essas atribuições a empresa deseja alcançar ainda mais o seu espaço no mercado.

Organizar

A Microdont é uma empresa no qual tem mais 3 instituições ligadas: a chamada MT –Microdont Tornearia que é responsável pelos processos iniciais dos produtos, a 3R que é responsável pelas embalagens e a Microdont Fábrica que cuida dos banhos e distribuição final dos produtos.

A mesma atua no mercado com um processo de fabricação monitorado e direto a seus funcionários focalizando sempre em MELHORIA E QUALIDADE.

Distribui a seus funcionários metas e objetivos, para que desempenhem um bom resultado em seu determinado setor. Organizam os funcionários e elaboram para os mesmos determinados fatores, tais eles são: ” Fazer certo” , “fazer barato”, “aprender com os erros” , “melhorar continuamente” e “focar a satisfação do cliente sempre” .

Realiza procedimentos de instrução e planos de produção, sempre fornecendo informações técnicas sobre os processos. Organiza cada qual em seu setor e zela pela melhoria contínua.

Dirigir

Delega tarefas para cada funcionário deixando-os consciente quanto à importância do seu trabalho no setor, fala sobre suas responsabilidades e impactos dentro da empresa. Com esses critérios cada um contribuirá para bons resultados na organização.

A empresa se utiliza de normas para padronizar os processos de fabricação, controla o setor para que seja evitado ao máximo o excesso de produção, para que não tenha problemas com produtos defeituosos enviados a clientes; priorizar o atendimento desde o recebimento do departamento de vendas até a expedição do produto.

Controlar

A organização faz revisões dos setores a fim de alterar melhorias nos processos desde os princípios de administração até os processos iniciais e finais do produto, para isso a empresa mede esse processo, apontam quais são os pontos falhos, toma decisões/conclusões e a partir disso acompanha os resultados de melhorias do processo.

A MICRODONT enfatiza a qualidade e se preocupa com os processos internos bem controlados e cada vez mais eficientes, diversifica e inova seus produtos para que seja evitado o fracasso, pois há produtos competitivos no mercado que coloca em risco os objetivos da empresa.

A organização mantém o controle de seus processos internos por via de formulários, dos quais deve ser assinados e protocolados por cada setor, liberando consecutivamente para o setor seguinte dar continuidade na tarefa a qual for designado. Manter a organização formalizada faz com que o risco de erros diminua, ou ainda que aconteça, há uma facilidade em identificar tais erros e introduzir imediatamente uma ação corretiva.

Conclusão

Com base no exposto ao decorrer do trabalho em questão, pode-se observar com exatidão a importância de manter uma organização, como a Microdont, sustentada nos princípios da administração PODC, ou seja, planejar, organizar, dirigir e controlar são procedimentos básicos e de extrema relevância para se alcançar o sucesso com eficiência. No mais, contribui para o desenvolvimento do trabalho, facilitando a comunicação entre os setores e consequentemente a agilidade nos processos. Contudo é importante observar ainda, que se faz necessário o desempenho e o compromisso de todos os colaboradores envolvidos nos procedimentos, em função sempre, de otimizar as etapas e os métodos implementados pela gestão e em busca de aumentar os resultados.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »