TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Ferramentas De Controle Power Bi E Cep No Auxilio As Funções Podc

Por:   •  11/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

CAMPUS SURUBIM

DISCENTE: VICTOR RAPHAEL LEITE MACIEL

(Sistemas de informação)

PESQUISA SOBRE AS FERRAMENTAS DE CONTROLE POWER BI/KPIS E CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS NA ASSISTÊNCIA A FUNÇÕES PODC.

SURUBIM

(09/02/2024)

1. PODC

É indispensável a ideia que a administração clássica tem uma forte influencia na administração moderna. Quando falamos de Fayol,  que trouxe seu pioneirismo com a analise de que a administração seria dada como uma disciplina cientifica. No trabalho pioneiro dele, do começo do século XX, Fayol estabeleceu as funções cruciais do gerente, indispensáveis para alcançar sucesso nas organizações.

De acordo com Fayol, o gestor possui um papel fundamental ao desempenhar cinco funções interligadas, denominadas POC3: Antecipar e planejar, Estruturar, Dirigir, Coordenar e Verificar (CHIAVENATO, 2014).

Entretanto, vale ressaltar que, com o passar do tempo, observou-se uma evolução nas visões das atividades gerenciais. Na sua pesquisa, Marcos Barros (2010) uniu as funções de Comando e Coordenação como Direção. Assim, as iniciais PO3C foram substituídas pelo acrônimo PODC, que representa as quatro funções primordiais da administração: Planejar, Organizar, Dirigir (antes denominado Comandar e Coordenar) e Controlar.

2. FERRAMENTAS DE CONTROLE

Para alcançar uma gestão eficiente, é necessário utilizar ferramentas especializadas que possibilitem acompanhar, avaliar e aperfeiçoar constantemente os processos. Nesta situação, a contribuição de Robson Seleme, evidenciada na obra "Controle da Qualidade: As Ferramentas Essenciais" (2008), proporciona uma visão preciosa sobre os instrumentos que embasam a excelência operacional.

Dentro do campo da administração, essas ferramentas funcionam como meios que permitem detectar variações, medir o desempenho e aplicar aprimoramentos constantes. Entre as ferramentas mais relevantes, podemos citar métodos estatísticos, gráficos de dispersão, histogramas, cartas de controle, entre outras. Essas ferramentas proporcionam uma abordagem sistemática para analisar e aprimorar a qualidade.

Dentro da administração moderna surgem as ferramentas de controle de Business Intelligence e metodologias ágeis como forma de mesclar tecnologias com gestão de controle. Esta pesquisa tem como objetivo analisar essas ferramentas e contemplar as funcionalidades das mesmas nos processos administrativos.

3. POWER BI/KPIS

O Power BI se diferencia por sua habilidade de converter dados em informações visualmente interativas, tornando mais simples o processo de tomar decisões e oferecendo uma visão completa dos principais indicadores de desempenho relevantes para o ambiente empresarial (KPIS). De acordo com Maria Francisca (2023), o sistema disponibiliza um relatório que não somente investiga a eficiência do Power BI, mas também discute os obstáculos intrínsecos à implementação de sistemas de Business Intelligence (BI). Adicionalmente, ressalta os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que desempenham um papel crucial na asseguração da efetividade desse sistema.

A utilização do Power BI nas organizações e seu papel na assistência da pela ideia de que ela é uma ferramenta de controle Self-Service, Consequentemente analisando dados que visam dar autoridade para todos os tipos de usuários, independentemente de possuírem ou não experiência em sistemas analíticos. A ferramenta é composta por vários aplicativos, conectores e serviços que convertem os dados coletados em informações compreensíveis e interativas, fornecendo suporte aos processos de tomada de decisão (Maria, 2023).

O Power BI vem se tornando uma ferramenta poderosa nos últimos anos, e o profissional que sabe manusear “dash boards” tem se tornado muito valioso na área de inteligencia administrativa. Apesar do Power BI ser uma ótima alternativa para os as organizações, não quer dizer que não haja desafios para a implementação desta tecnologia, visto que seria necessário o treinamento do colaboradores da empresa para a utilização do mesmo.

O Power BI torna-se crucial nas empresas em que é utilizado, pois atua diretamente na função de planejamento de uma organização visto que ele oferece uma visão abrangente e ao mesmo tempo detalhada dos dados de uma empresa, principalmente no tocante aos indicadores de desempenho (KPIS), assim auxiliando as empresas que adotam a metodologia PODC         na tomada de decisões.

Assim sendo, o Power BI se configura como um recurso precioso para as empresas que buscam otimizar a utilização de seus dados, com o intuito de embasar decisões embasadas e impulsionar o crescimento e a eficiência. Essa ferramenta possibilita uma visão abrangente dos dados atuais, identificando oportunidades de aprimoramento e agilizando os processos internos na organização (Sousa et al., 2021; Becker & Gould, 2019).

4. Controle Estatístico de Processos (CEP)

CEP corresponde a Controle Estatístico de Processo, tendo como propósito a diminuição sistemática da variabilidade nas características de qualidade de um processo, com o intuito de promover melhorias nas propriedades individuais do produto, na sua confiabilidade, produtividade e custo final(Exler, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com