TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS TRABALHO SOBRE PODC

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTRUTURAS E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS

TRABALHO SOBRE PODC

Estudo de caso empresa Naufragando

Rafael Teixeira Machado

Klaus Frohlich

São Leopoldo

2017

Sumário

INTRODUÇÃO        1

2. GROUPFIVE Consultoria        2

2.1 QUANTO À VISÃO DO NEGÓCIO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL        2

2.2 QUANTO À CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES COMPARTILHADOS        3

2.3 QUANTO AO MERCADO DE ATUAÇÃO        3

2.4 QUANTO À SATISFAÇÃO DOS CLIENTES        3

2.5 QUANTO À POSTURA E ESTILO DA LIDERANÇA        3

2.6 QUANTO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        5

2.7 QUANTO À IMAGEM INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA        5

2.8 QUANTO À AUDITORIA DE POSIÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA        6

2.9 QUANTO AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE MARKETING        7

2.10 QUANTO À INOVAÇÃO ADMINISTRATIVA E TECNOLÓGICA        7

2.12 QUANTO AOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO INTERNO E EXTERNO        8

3. Conclusão:        10

Referências        11


INTRODUÇÃO

Diante do caso apresentado referente à empresa Naufragando, este trabalho apresentará soluções, que de acordo com nossos consultores, da GroupFive Consultoria, se seguidas, permitirão que a Naufragando obtenha recursos para se consolidar no mercado e seguir em frente.

Permanecer atuando no mercado com eficiência, superando a concorrência, exercendo a melhoria continuada e inovando com novas tecnologias, esse não é um objetivo fácil de alcançar, entretanto, se a empresa Naufragando estiver bem estruturada, organizada, contando com colaboradores bem qualificados, guiados por uma estratégia bem estabelecida e clara, a empresa estará no mínimo, bem preparada para disputar o mercado com sua concorrência.

Este planejamento foi realizado com base no Resultado do Diagnóstico que foi emitido pela SOS EMPRESA, fornecendo as soluções em tópicos de acordo com a formatação do resultado referido mencionado anteriormente.

2. GROUPFIVE Consultoria

 Como empresa contratada GroupFive Consultoria analisou e elaborou um planejamento para a empresa Naufragando e disponibiliza a sua direção o relatório final.

2.1 QUANTO À VISÃO DO NEGÓCIO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

É orientado a empresa Naufragando, a mudança do público alvo. Analisando o mercado, averiguamos que existir grande quantidade de empresas oferecendo o mesmo conceito do produto; existe grande potencial de lucro se a empresa focar em uma abordagem diferenciada, principalmente saudável nos seus produtos. O estilo de vida saudável é uma tendência de mercado mundial consolidada e que vem crescendo nos últimos anos.

Produtos:

Bem como a implementação da filosofia de vida saudável, a consultoria sugere a alteração da marca do suco; de Kidoce (nome que não se adequaria aos novos padrões saudáveis) para se chamar SlimFun Suco, que é prático e saudável. No começo o SlimFun Suco será fornecido nos sabores de laranja e limão. Cancela-se a distribuição da gelatina Kiruim e desenvolve sua própria gelatina, que se chamará SlimFun Gelatina (mais uma vez um produto com denominação mais saudável).

Vale ressaltar que a consultoria indica que as fabricações dos produtos sejam realizadas em filiais ou fábricas separadas. Possibilitando a empresa a ter processos e equipes mais qualificadas para cada produto em questão. Na primeira fase a utilização da Matriz para a produção do suco e as filias para a gelatina não cairia mal nos conceitos apresentados neste documento.

Planejamento Estratégico:

De acordo com a alteração dos produtos e filosofia da Naufragando é proposto o novo plano estratégico:

Missão:

Proporcionar saúde, através de alimentos práticos, nutritivos e saborosos.

Visão:

Consolidar-se como empresa reconhecida e de destaque mundial nos setores em que atua.

Valores:

Ética

Inovação

Sustentabilidade

Qualidade

Melhoria Contínua

Saúde ao Consumidor

2.2 QUANTO À CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES COMPARTILHADOS

 Reuniões Anuais:

Recomendam-se reuniões anuais de planejamento, que contam com a participação de todos gestores e líderes. Estas reuniões ocorrerão mais precisamente ao final do ano e serão analisados e debatidos as metas estipuladas e os resultados atingidos, também como as metas para o próximo ano.

Essas reuniões anuais devem acontecer em ambiente externo a empresa, por exemplo, um final de semana em um hotel com salas de conferência.

2.3 QUANTO AO MERCADO DE ATUAÇÃO

Contratações e Treinamento:

É necessária a contratação de um diretor geral comercial bem qualificado na prática, um gerente de marketing especializado e um de vendas para cada fábrica, que ficarão responsáveis pelas melhorias nas estratégias de suas áreas conforme o necessário.

Desenvolver um programa de treinamento comercial em parceria com instituições de ensino da área, com o objetivo de melhor preparar os representantes das marcas fornecidas pela empresa junto aos estabelecimentos.

 É crucial a contratação de um gerente de logística com experiência nas rotas mais utilizadas da empresa, a fim de manter em analise o processo logístico e implementar e ou adequar ferramentas que propiciem melhorias levando a empresa a alcançar um diferencial na qualidade da entrega dos produtos, bem como na velocidade.

2.4 QUANTO À SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

Realizar pesquisas focadas aos clientes com a finalidade de identificar o que é esperado e como foi a experiência de lidar com a empresa, levando em conta fatores como: Entrega, atendimento, qualidade e relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (385.2 Kb)   docx (237.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com