TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA PÚBLICA E A CONQUISTA DA PROFISSÃO

Artigos Científicos: POLÍTICA PÚBLICA E A CONQUISTA DA PROFISSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍTICA PÚBLICA E A CONQUISTA DA PROFISSÃO

Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social, (mod.IV-Noturno) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social IV PROFESSORA: Claudia Maria Ferreira

Betim

2010

SUMÁRIO

1. 1NTRODUÇÃO.....................................................................................4.

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................5

3. CONCLUSÃO....................................................................................... 7

4. REFERÊNCIAS.....................................................................................8

INTRODUÇÃO

O profissional de Serviços Sociais no Brasil precisa conhecer e entender mais o contexto histórico, que os cercam e as radicais mudanças, pois a cada segundo a história tem outro contexto. A rapidez do avanço da globalização, do capitalismo e a tecnologia fazem crescer e aparecer mais problemas de questões sociais, criando um leque aberto de necessidades do usuário, levando o profissional a tomar uma posição de crítica em busca de novas políticas sociais.

DESENVOLVIMENTO

A questão social é a expressão das desigualdades de uma sociedade totalmente capitalista. O serviço Social como profissão no Brasil vem caminhando para novas conquistas a cada dia, fundamentados na renovação, rompendo com o conservadorismo antigo e partindo para a redemocratização da sociedade, com novas teorias e novos métodos, amparados em novas leis, para melhor execução do trabalho.

Na época da ditadura militar, o profissional do serviço social era limitado a amortecer os conflitos e manter a “ordem”, distanciando a sociedade do Estado. É nesse contexto que as novas demandas surgem, a ampliação da visão e da metodologia precisa acompanhar, surge também a necessidade de novas políticas públicas. O profissional parte para o movimento de reconceituação e fortalecimento da prática como profissão, e avançam para os movimentos de classes.

A partir de 1982, a profissão parte para a efetivação do movimento de ruptura, projetando a formação profissional. São criadas varias instituições como: ABESS, ANAS, CFAS, hoje CFESS, CRESS, atendimento ao artigo 6 da Lei - 8662/93 que altera as denominações.

O movimento de reconceituação com redemocratização da sociedade brasileira apresenta o desenvolvimento da profissão, como cientifica, a reformulação da Lei regulamenta a profissão, a reformulação do Código de Ética, a reformulação das diretrizes curriculares e também a proposição do projeto ético político.

O profissional do trabalho de Assistente Social tem o desafio de apreender os elementos constitutivos da profissão, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com