TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DO DIREITOS POLÍTICOS E SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX

Monografias: POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DO DIREITOS POLÍTICOS E SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL:

CONSTRUÇÃO DO DIREITOS POLÍTICOS E SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX

Sete Lagoas - MG

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV, Direito e Legislação Social, Politicas Sociais I.

Prof°: Paulo Sergio Aragão, Jossan Batistute, Maria Lucimar Pereira.

Sete Lagoas - MG

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...............................................................................................pág 04

DESENVOLVIMENTO.....................................................................................pág 05

CONCLUSÃO..................................................................................................pág 10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA....................................................................pág 11

INTRODUÇÃO

O presente capítulo tem como proposta apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social brasileiro, que são as políticas sociais. A partir dos anos 80 (século XX), a profissão passou a ter uma consistente produção sobre o tema. A análise das políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer. Este estudo intenciona apresentar a dinâmica das políticas sociais, bem como suas características, organização e gestão no desenvolvimento capitalismo e das lutas profissionais e sociais.

Por ora, abordará a articulação entre política e economia na sociedade capitalista. A classe trabalhadora passando grandes sofrimentos contra sua dignidade, com dificuldade para a manutenção de sua família, e com condições mínimas de sobrevivência, numa época marcada por explorações dos direitos humanos, e desigualdades de todos os tipos.

A industrialização trouxe progresso e desenvolvimento às cidades, mas veio com ela as suas consequências, a principal delas é um grande vilão: O Capitalismo, caracterizado por uma luta entre a classe dominante, ou seja os detentores do poder e classe dominada conhecida como a mão de obra barata, a classe trabalhadora, uma classe menosprezada e abandonada.

Depois de muitas lutas as questões sociais passam a ser reconhecidas pelo estado, mas apenas em parte, e surgem as leis trabalhistas, e as políticas publicas como um meio de amenizar os problemas referente as questões sociais.

A constituição de 1988 foi o resultado de anos de lutas e sofrimentos em busca de soluções para as questões sociais.

DESENVOLVIMENTO

O presente capítulo tem como proposta apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social brasileiro, que são as políticas sociais. Elas surgiram a partir do capitalismo construído por meio de mobilizações de classes operárias, advindas das revoluções industriais.

O processo de globalização que esta em curso provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade em um movimento acelerado de reorganização social cultural e institucional subordinado em linhas gerais a economia. Estão relacionadas diretamente as condições vivenciadas pelo país em níveis econômicos e políticos.

As políticas sociais vêm ocupando um lugar de destaque, sendo caracterizado por ser uma estratégia usada para o enfrentamento das questões sociais, não se sabe exatamente uma data precisa do seu surgimento, mas veio de um processo de ascensão do capitalismo, ou seja com o desenvolvimento desigual da sociedade, onde no século XX o estado passou a perceber a real necessidade do enfrentamento da questão social, onde o que mais marcou foi a pressão feita pela grande parcela da população, a classe dos dominados, chamada classe trabalhadora.

Apesar de sua origem esta na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo.

Funcionais ao capitalismo as políticas sociais se metamorfoseiam em ajuda, em benefícios sociais em solidariedade entre as pessoas, em ações governamentais para acabarem com as desigualdades sociais, desigualdades que significam acessos diferenciados aos serviços e direitos sociais, como saúde, educação, saneamento básico. O estado coloca como se ele estivesse preocupado com estas questões, mas ao mesmo tempo, não as resolve. Assim o estado vê-se obrigado pelo poder de pressão das classes subalternas, a incorporar, ainda que subordinadamente, alguns de seus interesses desde que não afetem aqueles da classe capitalista como um todo.

A intervenção do estado conhecida como medida de políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com