TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTOS FORTES

Tese: PONTOS FORTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

1. Suponha que, ao final do 1º ano (4 períodos), o Conselho de Administração deseja saber como foi o seu desempenho gerencial na administração da empresa. (3,0 pontos)

a) Para contextualizá-los, inicialmente exponha qual foi sua função na alta administração da empresa e como se deu a dinâmica da distribuição das funções administrativas no seu grupo.

A minha função foi de Administradora de Recursos Humanos. Ficou a critério de cada participante a escolha do cargo que mais se identificava. No meu primeiro contato com as demais diretorias que se deu através de e-mail sugeri que a área de RH ficasse sob minha responsabilidade e todos aceitaram a idéia sem qualquer divergência.

b) Identifique os erros ocorridos nas tomadas de decisão da sua empresa e aponte que ações deveriam ter sido tomadas para sanar ou minimizar essas decisões incorretas.

Os erros ocorridos foram a inadimplência e os gastos crescentes com estocagem a cada período de simulação. As ações que poderiam ser evitadas são, um coordenador para distribuir relatórios e gráficos de desempenho às outras diretorias e uma comunicação melhor entre as diretorias, teriam minimizado os erros e a empresa não estaria inadimplente

2. Pensando no planejamento para o ano subseqüente, o Conselho de Administração contratou uma consultoria para orientar a diretoria da empresa. Como primeira ação, a consultoria sugeriu uma análise SWOT. Assim, podem ser identificados os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças existentes no mercado. Tendo como base o desempenho da sua empresa nos 4 primeiros períodos e a situação atual do mercado, preencha o quadro a seguir: (3,0 pontos)

PONTOS FORTES

Ótima localização

Serviço inovador

Baixa rotatividade dos colaboradores OPORTUNIDADES

Mercado internacional

Fusão com empresas nacionais ou internacionais

PONTOS FRACOS

Falta de conhecimento em Marketing

Situação financeira irregular

Falta de conhecimento em finanças AMEAÇAS

Entrada de um novo competidor na mesma área empresarial

Guerra de preços com os competidores

Alta carga tributária

3. Descreva pelo menos 2 ferramentas (teorias, metodologias, estratégias, processos, etc.) que você estudou em outras disciplinas do curso e que foram utilizadas no seu processo de tomada de decisão na sua simulação gerencial. Apresente o embasamento teórico que justifique a escolha de cada ferramenta, identificando o momento em que foram utilizadas. (4,0 pontos)

Durante a simulação usei alguns ensinamentos presente nas disciplinas de Gestão de Pessoas e de Legislação Social já cursadas neste curso de Administração, principalmente nos quesitos salário e motivação.

Aprendi que o salário não pode ser diminuído unilateralmente pela empresa, salvo em negociação coletiva, visto que a Constituição Federal de 1988 proíbe. Vejamos o ensinamento presente no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com