TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL - MATEMATICA FINANCEIRA

Por:   •  13/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1 A UTILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA................................................................................................................5

2.2 PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES...................................................................................................5,6

2.3 SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL E O IMPACTO DE TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS................................................................................6,7

2.4 PETROBRAS – EMPRESA RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO EM MINHA REGIÃO......................................................................................................7,8

2.5 JUROS SIMPLES E COMPOSTOS..................................................................8,9

2.6 EQUIVALÊNCIAS DE CAPITAIS E SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO................9,10

3CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

4REFERÊNCIAS.....................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Iremos tratar neste trabalho a importância da contabilidade da matemática financeira e do sistema tributário dentro da gestão de uma empresa. Vamos ver que a contabilidade é uma robusta ferramenta que a empresa usa para saber em valores reais seus gastos, lucros, entradas e saídas. Sabendo esses valores a empresa pode realizar um bom planejamento tributário. A matemática financeira e de suma no processo de calculo de porcentagens de lucros, porcentagens de tributos e outros tipos de gastos dentro da empresa. A baixo vamos notar a importância do trabalho conjunto dessas três áreas de conhecimento e como as três precisam trabalhar em conjunto uma da outra para que a empresa tenha sucesso no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A UTILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA

A matemática financeira pode ser encontrada em todas as situações de nossas vidas, é uma ferramenta de forte impacto dentro de uma empresa, a sua utilização feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.

Ela fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa. Assim, um o bom uso da mesma favorece um conhecimento mais sólido e preciso, tornando o processo de orçamento de custos e remunerações confiável e transparente, tanto para os empresários como para fins de fiscalização.

2.2 PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributação.

A partir da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio e outras informações. A mesma ainda se responsabiliza pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Existe varias vantagens em ter uma contabilidade robusta e sólida dentro de uma empresa, são elas:

- Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;

- Facilita acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores;

- Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial.

- Demonstração do Resultado do Exercício;

- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

- Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

- Balanço Patrimonial

Com a contabilidade de uma empresa conseguimos extrair informações que nos mostrará números, e através deles, podermos analisar como a empresa está (uma boa situação financeira ou não). Analisando um balanço tem condições de tomar conhecimento de praticamente toda a informação contábil e ter um parecer das informações financeiras.

2.3 SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL E O IMPACTO DE TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS.

A situação tributaria no Brasil vem sofrendo um constante processo de crescimento, mas foi principalmente a partir da Constituição de 1998 que ela disparou. Isto se deu em reação ao regime de repartição de rendas tributárias, mais favoráveis aos Estados e Municípios, sem correspondentes transferências de encargos, mediante o qual, a União criou uma gama de contribuições que escapam à repartição com os demais entes federados.

Desde então, a carga tributária vem aumentando incessantemente, pesquisa realizada pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que pode ser encontrada no site: www.contribuinte.org.br) aponta que apenas no ano de 1999 a arrecadação tributária global subiu 11,23%, se comparada ao ano de 1998. Isto ocorreu devido a um incremento de arrecadação de R$ 30,21 bilhões. Em termos percentuais os tributos que mais aumentaram foram: COFINS: 71,67%; IOF: 37,73%, dentre outros.Dividindo-se a arrecadação tributária global (tributos federais, estaduais e municipais) pela população brasileira, a pesquisa mostra um aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com