TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÍLIO DA AULA 03 – PRÁTICAS PEDAGÓGIGAS – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

CURSO DE LICENCIATUA EM MATEMÁTICA

YUENNER FLÁVIO ALMEIDA DA SILVA

PORTIFÍLIO DA AULA 03 – PRÁTICAS PEDAGÓGIGAS – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.

HUMBERTO DE CAMPOS - MA

2022


YUENNER FLÁVIO ALMEIDA DA SILVA

PORTIFÍLIO DA AULA 03 – PRÁTICAS PEDAGÓGIGAS – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.

Trabalho entregue como requisito parcial, para obtenção de nota, referente à Disciplina de Práticas Pedagógicas, do Centro Universitário Faveni. Em 08/12/2022.

HUMBERTO DE CAMPOS - MA

2022

A visita foi realizada no dia 05 de dezembro de 2022, na Escola Sebastião Almeida da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em entrevista com a diretora Irene Barbosa dos Santos, apresentei-me como Yuenner Flávio Almeida da Silva, estudante do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Faveni.

  1. DATA DA FUNDAÇÃO E HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO

A Escola Sebastião Almeida tem sua história iniciada em 2005 com a criação da APAE – Humberto de Campos, então, mantenedora da Escola.

A APAE é um movimento de caráter nacional na promoção de defesa e direitos de pessoas com deficiência. A APAE de Humberto de Campos está filiada ao movimento Apaeano Nacional tendo como orientador a Federação Estadual das APAES, órgão responsável pelos recursos e estratégias do movimento Apaeano nos municípios. Trabalhando nessa linha de ação a APAE – Humberto de Campos criou a escola Sebastião Almeida com o dever de acolher todas as crianças independentes de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e outras.

  1. OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO
  1. Objetivo geral

Oferecer atendimento educacional especializado aos alunos egressos da escola Sebastião Almeida da APAE de Humberto de Campos, alunos inseridos na escola comum e vindos da comunidade, agregando serviços de apoio educacional, investindo na formação integral do alunado, visando suprir as necessidades educacionais que favoreçam o acesso, a permanência na escola e o sucesso no processo ensino-aprendizagem.

  1. Objetivos específicos

  • Promover situações de aprendizagem que o possibilitem aproximar do conhecimento, utilizando diferentes alternativas de estratégias de aprendizagens;
  • Trabalhar a necessidade educacional especifica apresentada no contexto escolar;
  • Disponibilizar serviços de apoios educacional composto por profissionais habilitados para que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de todos os alunos;
  • Manter sistemática de planejamento, controle e avaliação dos serviços oferecidos;
  • Provocar os alunos a agir sobre as coisas, experimentá-las ou pensá-las;
  • Possibilitar o diálogo para explicar ou propor atividades;
  • Utilizar os sinais como atividades significativas integradas à linguagem, no sentido de promover a compreensão e organização da percepção do corpo no espaço
  • Trabalhar a função da escrita na possibilidade de registrar o que se diz;
  • Ofertar aos alunos com deficiência atendidos no CAEE, os serviços ambulatoriais e de reabilitação oferecidos pela mantenedora APAE.
  • Realizar acompanhamento pedagógico mensalmente com visitas às salas de aula e reuniões com os responsáveis dos alunos
  1. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

 A escola Sebastião Almeida APAE de Humberto de Campos conta com 09 funcionários que trabalham diretamente na escola sendo, 04 professores, 01 diretora, 02 vigias, 01 secretária e 01 A.S.G (auxiliar de serviços gerais) e mais 7 que fazem parte da área de saúde atendendo às demandas da Escola, 01 coordenadora pedagógica, 01 assistente social, 01 fisioterapeuta, 1 neuropediatra, 01 fonoaudióloga, 01 psicóloga e 01 terapeuta ocupacional e conta com o apoio dos órgãos parceiros prefeitura municipal de Humberto de Campos, Governo do Estado e pais e amigos que são voluntários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (228.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com