TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAZ NA SALA DE AULA É UMA CONDIÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR: QUE REVELA A LITERATURA?

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

LOPES, Rosilene Beatriz; GOMES, Candido Alberto. Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n75/03.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2014. 21 pp.

Rosilene Beatriz Lopes; Candido Alberto Gomes

Rosilene Beatriz Lopes é Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília; professora das Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE); analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros.

Candido Alberto Gomes é Doutor em Educação (PhD) pela University of California, Los Angeles; professor Titular da Universidade Católica de Brasília.

O artigo de Rosilene B. Lopes e Candido Alberto Gomes: “Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura? discute o tema indisciplina como contribuição para uma proposta de educação para a paz, partindo de conceitos de disciplina e indisciplina numa abordagem de diferentes correntes pedagógicas.

Rosilene e Candido baseiam-se em literaturas que abordam a educação em diferentes épocas e fazem paralelos entre os tempos, colaborando, assim, para o repensar do processo educacional no decorrer de uma trajetória.

Para os autores, há possibilidade de se ter uma educação autônoma, solidária, dialógica, emancipatória e cooperativa quando se utilizam intervenções, em que se detectam problemas, quando o currículo é significativo e quando existe o diálogo. Citando Xavier, (2006), os autores destacaram que as escolas que têm uma proposta democrática e que rejeitam o papel tradicional de produtoras de sujeitos disciplinados e ordeiros tem maior facilidade em lidar com essa problemática.

Muitas escolas visam a essa vertente, porém, encontram entraves em que percebem e vivem a indisciplina no ambiente escolar e não conseguem construir o processo desejado. Atualmente os professores se queixam das dificuldades em desenvolver suas aulas, porque a indisciplina está intensificada nos grupos e para eles isso compromete o processo pedagógico.

Destacaram ainda que a indisciplina faz parte do contexto escolar há muitos anos e que ela foi e é objeto de estudo por conta dos baixos rendimentos, das más relações e outros fatores. Diante das pesquisas, compreendeu-se que a indisciplina ocorre não apenas por um fator e sim, por vários, como: a vida escolar e social do aluno, a organização física e administrativa da escola, a metodologia adotada pelo professor, o currículo, a família ou a turma.

No contexto escolar, vivencia-se ações consideradas às vezes, violentas, com alunos respondendo mal os professores, alunos verbalizando palavrões contra colegas e /ou funcionários, agressões físicas, enfim, um cenário assustador. Cenário esse que nos leva a refletir as causas dessas indisciplinas e buscar soluções.

A busca de soluções traz necessidade de mudança, e mudança, às vezes, assusta e causa resistência. É mais fácil colocar a culpa no outro do que mudar suas próprias atitudes. Assim como os autores focam, o currículo é um instrumento fundamental para início das ações, já que ele traça os caminhos a serem seguidos. É importante então, que a aprendizagem seja significativa, para que, a indisciplina não tenha lugar.

Apontam ainda que outra ação fundamental, é a elaboração de planos de intervenção que visem à efetivação da disciplina, traçando ações que insiram a equipe pedagógica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com