TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO DE DIÁRIO DE CAMPO SAÚDE E SOCIEDADE

Por:   •  9/5/2021  •  Abstract  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

THAYENE OLVEIRA PINTO

PORTIFÓLIO DE DIÁRIO DE CAMPO SAÚDE E SOCIEDADE III

THAYENE OLVEIRA PINTO

PORTIFÓLIO SAÚDE E SOCIEDADE III

Portfólio de diário de campo apresentado a disciplina de Saúde e Sociedade III. As visitas domiciliares foram realizadas na UBS

– CEHAB, com o tutor João Paulo Vargas Fernandes.

INTRODUÇÃO

As visitas domiciliares são de extrema importância, pois é através delas, que é possível entender as pessoas e seus âmbitos de vida, entender os determinantes em que ela vive, suas particularidades e individualidades. Essa proximidade com as famílias, permite assim ao profissional de saúde, proporcionar promoção e prevenção de saúde dentro das condições reais dos indivíduos, bem como de suas famílias (MINISTERIO DA SAÚDE, 2020). Essas visitas, que são relatos de diário de campo deste portfólio, na formação acadêmica medica, são extremamente necessárias pois permitem a interação com as pessoas, permitem uma comunicação com alguém diferente de si próprio, a ter a compreensão das realidades particulares das pessoas, ensinar a escutar, respeitar e compreender o paciente, e assim entender que somos agentes transformadores das vidas delas e que devemos ser comprometidos a levar qualidade de vida e a saúde para as pessoas, em todos os seus âmbitos, seja o social, biológico, psicológico (ROMANHOLI, CYRINO, 2012).

RELATOS

1a VISITA DOMICILIAR

Visita domiciliar realizada na micro aérea 30, na rua Paulo Teixeira, no 132, ACS Carolina, tutor Raul, no dia 09/02/21. Constituição familiar: Aparecida Moreira Lucas (75 anos), Jorge Luiz Moreira Lucas (58 anos, filho de Aparecida); Vilma Petrolino da Costa (esposa de Jorge), Ian Lucas (5 anos, filho de Jorge). Jorge é acamado devido ao AVE, hipertenso, diabético, tem problemas oftalmológicos, depende de cuidados, possui gastos com fraldas, alimentação e se encontrava dormindo. Vilma é hipertensa, já teve AVE, e por isso, perdeu parte dos movimentos da mão, e sente a perna bamba e dormente, tem boa alimentação, não faz fisioterapia, saúde mental boa. Ian tem boa saúde. Estrutura da casa: apresenta rampa, desorganizada, precária em higiene, apresenta goteiras. Nossas orientações à família: a ACS está tentando conseguir fraldas e medicações, para diminuir as despesas, uma vez que a renda vem somente da aposentadoria de Jorge, a Dona Vilma foi orientada que procurasse a UBS para realizar sessões de fisioterapia, e que os membros da família fizessem consulta para verificar a saúde, e as medicações.

[pic 5]

2a VISITA DOMICILIAR

Visita domiciliar realizada na micro aérea 74, na rua Albano Teixeiro Albano Neto, no 76, com as ACS Juliana e Carolina, com o tutor João Paulo, no dia 23/02/21. Constituição familiar: Unilha Raimunda Vizoti (84 anos), sua filha, Felipe Araújo Vizoti (16 anos, neto de Unilha), Willian Raimundo (pai de Felipe). Unilha é hipertensa, já teve AVE, e em consequência disso, perdeu a movimentação de um braço e não consegue se locomover, lúcida, tem alimentação boa, porém não bebe muita água, faz uso de medicamentos (Losartana, Atenolol, Sivastatina e Hidroclorotiazida) que ganha pelo posto, parou de fazer as sessões de fisioterapia. A filha possui pressão alta. Felipe tem as vacinas em dia, e boa saúde, assim como os demais integrantes da família. Estrutura da casa: tem água encanada, boa higiene, porém a casa se localiza em um morro e o cachorro da família é vacinado. Nossas orientações a família: beber mais água, permanecer com a boa alimentação, e com as consultas medicas, procurar novamente as sessões de fisioterapia, e realizar o cadastramento para tomar a vacina da Covid-19.

3a VISITA DOMICILIAR

Visita domiciliar realizada na micro área 29, na rua Cirilo Gonçalves de Oliveira, no 31, com a ACS Alessandra, com o tutor João Paulo, no dia 02/03/21. Constituição familiar: Alcenir Cardoso Nunes (66 anos), Oldinério Cardoso Nunes (45 anos, filho de Alcenir) e o seu filho de 22 anos. Oldinério, obeso mórbido, hipertenso e não faz o controle em casa, inchaço e edema nos membros inferiores, no qual seus pês se encontram bastante inchados, apresenta insônia, trigliceres alto, não vacinado. Devido aos quadros apresentados, o paciente não consegue se locomover, bem como trabalhar, e já está na condição há 4 anos. O receituário médico do paciente conta diversas medicações, sendo elas: Hidroclorotiazida, Furosemida, Losartana, Venaflon, Carvedilol,

Sinvastatina. Alcenir não é vacinada, tem pressão alta, alimentação regular, não vai a consulta médicas a tempos. Estrutura da casa: bem pintada, com água e esgoto tratados. Nossas orientações à família: foi aconselhado a procurar sessões de fisioterapia na UBS, fazer consultas periódicas e exames de rotinas, e também a fazer o controle da pressão e anotar e praticar uma alimentação regulada para Oldinério.

4a VISITA DOMICILIAR (resenha de artigo, visita de subgrupo no dia 16/03/2021)

O artigo “Visitas Domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde: Concepções de Profissionais e Usuário” ressalta-se a importância das ACS (Agente comunitária de Saúde) no campo de saúde, os pacientes referem-se a eles como acolhedores, cuidadores. Dessa forma, é imprescindível esse papel deles na comunidade de cuidar, acolher, escutar o paciente. Porém, através de uma pesquisa realizada pelos autores do artigo, constaram que as ACS têm um certo distanciamento de suas funções, ações, quanto as visitas domiciliares. Portanto, os autores constaram uma necessidade de melhoria na formação dos ACS, que abranja questões acerca do processo saúde-doença, sobre trabalho em equipe, politicas de saúde, e ainda frisar seus deveres na equipe. Diante disso, é claro que esse olhar humano das ACS para os pacientes é extremante necessário para a promoção e prevenção de saúde, porém para que isso seja potencializado, é de suma importância que elas cumpram seus deveres legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (119.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com