TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento de um campo científico da sociedade e seus desenvolvedores

Exam: Surgimento de um campo científico da sociedade e seus desenvolvedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Exam  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

1- Identifique o momento do surgimento do campo cientifico da sociedade e os seus formuladores?

Seu surgimento foi a parti do século XIV na Europa e seus formuladores Karl Marx e Friedrich Engels

2- Cite os principais objetivos de analise da sociologia

A sociologia com ciência tem o objetivo entender a visão social humana cujos fenômenos procuram explicar de forma sistemática, utilizando-se de métodos regras comuns às ciências de investigação social.

3- Explique a base do pensamento de Saint-Simon.

O alvo da sociedade seria produzir as coisas úteis à vida e que todos os homens dividissem os mesmos interesses e recebessem adequadamente pelo seu trabalho. Ele queria que um novo regime político-econômico, pautado no progresso científico e industrial.

4- Qual a importância de August Comte para o campo sociológico?

Ele criou o termo “sociologia”, ele desejava fazer uma síntese da produção cientifica verificando se conhecimento cientifico já existentes, haviam alcançado um resultados positivos e se poderiam ser utilizados na sociologia. Ele acreditava que o mundo estava cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria.

5- Cite os principais acontecimentos que marcaram o mundo ocidental durante a idade media

A população passou a ser composta por uma maioria camponesa dominada pelos proprietários de terras vivendo em condições de pobreza sofrendo constantes períodos de fome e ataques dos povos inimigos.

A economia agraria produzia poucos excedentes para as pessoas que viviam nas comunidades.

A atividade comercial realizada com moedas não desapareceu totalmente, mas restringiu-se um pouco, devido a crise generalizada que rodava em toda Europa.

A forma de trabalho passou de ser escravidão para servidão, que consistia em ser um individuo obrigado a trabalhar, estes trabalhadores eram semi-livres.

6- Explique algumas mudanças ocorridas na Europa Moderna em comparação ao período anterior ( Idade Média)

Mudanças de valores culturais e grande ampliação dos mesmos. É também a época do nascedouro do capitalismo, o que introduziu significativas mudanças na humanidade. A História Moderna é identificada pelos historiadores como limitada pela Revolução Francesa, o que iniciaria uma nova fase da humanidade, a História Contemporânea.

7- Explique o contexto da 1º Revolução Industrial e seus impactos.

foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840.

Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas; Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados; Aumento da produção de mercadorias em menos tempo; Maior concentração de renda nas mãos dos donos das indústrias; Avanços nos sistemas de transportes (principalmente ferroviário e marítimo) à vapor; Desenvolvimento de novas máquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo; Surgimento de sindicatos de trabalhadores com objetivos de defender os interesses da classe trabalhadora; Aumento do êxodo rural (migração de pessoas do campo para as cidades) motivado pela criação de empregos nas indústrias; Aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas; Crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de sub moradias; Aumento das doenças e acidentes de trabalhos em função das péssimas condições de trabalho nas fábricas; Uso em grande quantidade de mão-de-obra infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com