TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL DO 1º SEMESTRE

Monografias: PORTIFÓLIO INDIVIDUAL DO 1º SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

3. CONCLUSÃO..................................................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS.....................................................................9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre os modelos de gestão empresarial descrita no texto: Freelancers abrem espaços nas grandes empresas, onde tratasse das teorias administrativas como a teoria clássica, tradicional e autônomo caracterizado no texto como freelancers. Esse modelo compreende um novo desafio para o mercado trazendo colaboradores fora do regime contratual trabalhista, tendência que cada vez mais cresce no mundo, devido à facilidade de trabalhar com tecnologias como a internet.

2 DESENVOLVIMENTO

As organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

Esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas devido à flexibilidade de contratar funcionários autônomos sem vinculo empregatício onde executam tarefas especificas como a criação de software ou projetos, devido ser empresas que trabalham com tecnologias onde permitem que as atividades executadas possam ser feitas fora das empresas contratantes, seguindo uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades de mercado. Face book e Google também são empresas que empregam modelos de gestões “diferentes” e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores.

A empresa Google é um site mais empresarial, pois dispõe de ferramentas de buscas de localização e de finanças, como o pagamento via internet, uma dessas ferramentas dispõe de poder para compra via internet.

O Face book é uma empresa para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social, é uma rede onde amigos se comunicam e divulgam o que fazem no seu dia a dia.

De acordo com KOETZ (2009), a característica marcante da teoria clássica é o seu enfoque prescritivo e normativo. A autora prescreve quais os elementos básicos da administração e quais os princípios gerais que o administrador deve utilizar para desenvolver suas atividades. Dentro desse contexto CHIAVENATO (2003) nos diz que a teoria Clássica da Administração é uma escola de pensamento administrativo onde se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Os modelos tradicionais que marcaram os períodos fordistas caracterizados pelos controles, centralização e pela hierarquização passaram a ser substituído por modelos flexíveis. O freelancers traz para o mercado a tendência de contratos por projetos onde o maior benefício para essas empresas são contrato temporários de projetos, aliado à flexibilidade sem uma força de trabalho fixa, o freelancers abre espaço nas grandes empresas que trabalham com tecnologias e que possam dividir projetos com um time paralelo formado por especialistas conectados a internet em todo o mundo, esse fenômeno acabou provocando transformações nas estruturas empresarias na busca de um arranjo organizacional que possibilitasse maiores e melhores resultados aliados a novas tendências organizacionais adequando as exigências de um mercado competitivo de uma demanda constante de redução nos custos e tempo de entrega dos projetos prontos e acabados.

A pesar de ser uma tendência que veio para ficar, de acordo com o texto há certa desvantagem e vantagens por parte dos “trabalhadores freelancers”. Para maior compreensão da complexidade dessas vantagens e desvantagens desse tipo de gestão de pessoas com vários vínculos contratuais, ou seja, os freelancers podem trabalhar para varias empresas ao mesmo tempo. No Brasil essa tendência esbarra na legislação trabalhista, que restringe a contratação de temporários.

Para um trabalhador temporário (freelancers) esse tipo de contratação não abre espaço para horas trabalhadas, decimo terceiro salários, horas extras, férias remuneradas, afastamento temporário. São chamados de contratos autônomos onde os prestadores de serviços contratados mantem uma relação individual com a empresa, onde não existe trabalho colaborativo, onde não existem pessoas para ajudar no desenvolvimento e trazer informações pertinentes aos assuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com