TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO PEDAGOGIA

Ensaios: PORTIFÓLIO PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Escolarização expandida, com valores resgatados.

INTRODUÇÃO

Abordaremos neste texto a atual situação do pedagogo no contexto escolar e como se deram as mudanças orgânicas nos mais diversos ambientes educacionais. Como também os fatos sociais influenciam para o crescimento negativo e positivo dos sujeitos. Sem deixar de enfatizar como e quando as bases escolares e pedagógicas foram constituídas e suas atribuições com teorias paradigmáticas e postas na modernidade por ilustres teóricos da psicologia educacional.

São de total abrangência à população as campanhas governamentais em mídia sobre a importância da valorização dos profissionais da educação, visto que o mesmo hoje é tratado com total indiferença por pais e alunos.

Em tempos anteriores, a profissão de educador foi priorizada por estudantes que buscavam uma graduação, ao que na contemporaneidade não ocorre: para que professores numa sociedade que, de há muito, superou não apenas a importância destes na formação das crianças e dos jovens, mas que também é muito mais ágil e eficaz em trabalhar as informações? Partindo desse pressuposto, qual seria a necessidade de formar professores em tempos que o mesmo é tido apenas como mero técnico reprodutor de conhecimentos e/ou monitor de programas pré-elaborados; tendo ele investido em sua formação completa como profissional pedagógico.

Devido às transformações ocorridas com tal processo de desvalorização do professor e com as perdas cumulativas de valores morais, torna-se efetivamente necessária a imposição de docentes competentes, para que remetam com seus trabalhos uma mediação nos processos constitutivos da cidadania dos alunos, para o que concorre a superação do fracasso e das desigualdades escolares.

Talvez um dos mais difíceis e sem dúvida dos mais necessários, é o ofício da educação. São eles alvos de inúmeras críticas, certamente pelas enormes expectativas. Educadores são desafiados cotidianamente pelas condições de trabalho e tem quase nenhum reconhecimento. Fica difícil relacionar uma educação qualitativa com tal posição em que se encontram educadores.

Reconhecer o papel e a função social desempenhada por um professor fica sendo estabelecido com fator primário, mas ao que ocorrerá efetivamente apenas com o reposicionamento da própria escola. Se o adestramento intelectual e a formação do sujeito ético político na sociedade são metas governamentais, cria-se então a necessidade de sanar o descrédito que toma conta da profissão.

Relacionando os fatos sociais, alcança-se o ambiente familiar. Suas rotinas familiares bem como formas de os indivíduos relacionarem entre si denominam-se fatos sociais. Segundo citação de Emile Durkheim:

Os fatos sociais consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. (DURKHEIM, As Regras do Método Sociológico, 1978. p. 3).

Modelos familiares pré-definidos pela sociedade tiveram suas estruturas modificadas com o surgimento de “novos arranjos familiares” (família homoafetiva). O contato familiar foi reduzido devido às altas cargas horárias de trabalho de chefes familiares. Os padrões de criação e educação de filhos mesmo inseridos em famílias nucleares (tradicional) tiveram de ser alteradas pelas mudanças econômicas e a inversão de papéis também acontece neste ponto.

Os pais ocupam uma outra posição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com