TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POder

Artigo: POder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é poder? Como a antiguidade clássica classificava as formas de poder? Como o poder é classificado pela modernidade? Como o poder político é exercido pelo Estado (Responda as questões utilizando exemplos concretos).

Para a política, poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta, como acontece na revolução ou nas ditaduras. O Poder se expressa nas diversas relações sociais, e onde existem relações de poder, existe política, e a política se expressa nas diversas formas de poder e pode ser entendida como a política relacionada ao Estado, e em outras dimensões da vida social.

A antiguidade clássica classificava as formas de poder em: Monarquia, Aristocracia, Democracia, Oligarquia, Demagogia e Tirania. Na monarquia governo de um só, e Tirania governo ilegítimo. Aristocracia governo de poucos, e Oligarquia ela é caracterizada por pequeno grupo que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. Democracia governo de muitos e por fim Demagogia "arte ou poder de conduzir o povo”.

Norberto Bobbio formulou a tipologia moderna das formas de poder, construída a partir dos meios pelos quais o poder é exercido.

Poder Econômico: indivíduo ou grupo que tem o controle de certos bens ou meios de produção, de alguma forma necessária para sobreviver em situação de escassez, que induz aqueles que não o possuem a certos comportamentos e trabalhos.

Poder ideológico: capacidade da pessoa revestida de autoridade de influenciar o comportamento de seus comandados através de ideias difundidas por certos meios.

Poder político: tomar o poder através da força física e armada.

O estado exerce seu poder de três formas:

Pagar impostos: caso um indivíduo deixe de cumprir esta obrigação, pode ter os seus bens arrestados ou ser preso.

Cumprir as leis: o indivíduo pode ser multado, privado de determinados direitos, encarcerado ou mesmo executado, dependendo da legislação de cada país.

Matar ou morrer: em caso de guerra, o indivíduo é forçado a conquistar ou defender territórios, arriscando a sua própria vida e exterminando a dos seus adversários. Na guerra, insubordinações são severamente punidas e traições ou crimes de guerra não são prescritíveis, como os crimes comuns.

2. Qual é a diferença entre Estado, governo e administração pública?

Estado como ente investido de um poder que garanta condições mínimas para que a sociedade atinja seus diversos objetivos, o governo como a atividade política e discricionária com conduta independente definindo suas diretrizes supremas. Já a Administração Pública em sentido estrito, tem a função de realizar concretamente as diretrizes traçadas pelo Governo. Enquanto o Estado age com ampla discricionariedade, a Administração Pública atua de modo subordinado.

3. Faça uma pesquisa na internet sobre a diferença entre política de estado e política de governo e aponte um exemplo de cada tipo de política.

Políticas de Estado, por sua vez, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com