TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA PEDAGÓGICA

Artigo: PRATICA PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

O projeto pedagógico é importante para a organização e acompanhamento do processo

educativo, porque se destina, sobretudo, a orientar o processo ensino- aprendizagem, o que nãoquer dizer que problemas administrativos e até operacionais da escola não guardem relação com esse projeto, porque toda as ações desenvolvidas no interior da unidade de ensino devem convergir para a consecução do processo pedagógico, que é sua razão de ser.

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.

E como se poderá chegar a essa qualidade na escola, por exemplo, sem organização, sem objetivos bem determinados sobre que pessoa se quer formar e para que tipo de sociedade. Isso exige muito trabalho, estudo, vontade política, paciência e capacidade de articular as diferentes instâncias escolares, a partir de objetivos comuns, o que não significa harmonia entre todos os segmentos da escola, algo inteiramente impossível num espaço plural. A expressão manifesta e concreta dessa necessidade precisa estarregistrada e vivenciada na prática cotidiana, por meio de diversos instrumentos, onde se destaca o projeto pedagógico.

As medidas de democracia na escola pública aparentam ser muito mais uma adaptação

funcional aos novos tempos do que propriamente um projeto em construção, embora

Contraditoriamente possam até contribuir, de algum modo, na direção democrática.

De qualquer modo, a exigência oficial da necessidade de elaboração do projeto

pedagógico em cada escola pode servir para impulsionar um novo momento desse espaço, onde a comunidade escolar comece a participar efetivamente da construção de novas relações em seu interior, o que poderá representar um passo para isso.

As possibilidades participativas na escola se abrirão, provavelmente, se essa detiver certa autonomia (digo certa, porque o próprio projeto pedagógico pode ajudar a consolidar a autonomia) e se a comunidade escolar estiver realmente interessada e comprometidapoliticamente com um novo desenho das relações pedagógicas, aqui

incluindo da administração àsala da aula.

Entrevistada: Sirlene Aprarecida Diretora Escola Instituto de Apoio do Nepi e Luana Aparecida professora 4º ano.

A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado

Sim, foi elaborado com a participação de toda a comunidade escolar.

2- Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

Uma grande dificuldade encontrada na elaboração do PPP foi reunir os envolvidos para as discussões.

3- Quais benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com