TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO ANHANGUERA

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  1.652 Visualizações

Página 1 de 6

                                                   [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CEAD – CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS, BACHARELADO - POLO SÃO BORJA-RS.

CANDIDA RIBEIRO SCHIAFINO – RA 440448

                   

     A importância da controladoria nas empresas de pequeno e médio portes

SÃO BORJA-RS

JUNHO/2016

                                                      [pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CEAD – CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS, BACHARELADO - POLO SÃO BORJA-RS.

                   

       A importância da controladoria nas empresas de pequeno e médio portes

Trabalho apresentado ao Curso de Bachalerado em Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, para a disciplina Projeto Integrador I

Tutor presencial: Prof. Jean Mendes

SÃO BORJA-RS

JUNHO/2016

Sumário

RESUMO:        

1. INTRODUÇÃO        

2.  OBJETIVOS.....................................................................................................................................6

3. METODOLOGIA..............................................................................................................................7

4. REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................................................8

5. JUSTIFICATIVA        

6. CONCLUSÕES FINAIS        

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

8. CRONOGRAMA:        

RESUMO:

As micro e pequenas empresas representam a grande maioria dos empreendimentos do país. Dentre os elementos imprescindíveis para o sucesso de uma organização está, sem dúvida, uma controladoria empresarial eficaz.

A controladoria pode ser definida basicamente como: a ferramenta responsável pela tomada de decisão dentro de uma empresa. Muitas vezes, a controladoria é considerada erroneamente, necessária somente para as empresas de porte grande, porém existe uma necessidade não menos importante de termos essa ferramenta nas ME e MPP, pelo fato de que muitas vezes há uma grande vulnerabilidade dessas empresas frente ao mercado em constante mudança.

O papel do controller, profissional responsável pela controladoria dentro de uma organização, está basicamente ligado a adaptar a empresa ao momento em que vive, sendo assim, é muito importante seguir todas as informações e dados transmitidos por esse profissional. O controller deve possuir influência sobre a organização visto que, é ele quem norteia os gestores para a melhor tomada de decisão, pois é o colaborador que melhor conhece a situação da empresa. Por essa razão é importante que esse profissional possua visão ampla de mercado e experiência em gestão de finanças.

Entre um dos principais fatores relevantes para a não prosperidade de uma organização, sem dúvida é a falta de um profissional eficiente e eficaz, com um a visão abrangente de tudo o que acontece em seu meio organizacional, que consiga analisar e relatar como está o momento atual da empresa e qual o melhor passo a ser dado naquele momento.

 

1. INTRODUÇÃO

Constantemente no Brasil, observamos que a todo momento estão surgindo novas empresas, atuantes em diferentes e diversos ramos.  Algumas empresas prosperam, outras porém, não vão pelo mesmo caminho. Por serem criadas sem uma pré-estrutura, sem um bom planejamento ou por elementos de tomada de decisões mal elaborados, muitos desses empreendimentos acabam desmoronando em menos de um ano de funcionamento. Buscou-se analisar quais as melhores ferramentas para evitar a decadência de uma empresa em seus primeiros anos de vida, que é o momento em que estão mais vulneráveis. Foi necessário abordar também, a crise do cenário atual da economia brasileira. Vários fatores contribuem para o insucesso de uma organização e também para o alavancamento da mesma. Uma empresa, independentemente de seu porte, deve saber se adequar ao cenário em que se encontra, mas sabemos que as ME’s e EPP’s, são mais passíveis de queda quando o assunto é crise.

O projeto de pesquisa elaborado tem o intuito de demonstrar e esclarecer qual o nível de importância de uma controladoria eficaz nas empresas de pequeno e médio porte.

2.  OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

Os principais objetivos desse projeto é analisar a realidade das micro e pequenas empresas do Brasil e compreender quais os principais aspectos que fazem com que uma empresa se estruture no mercado e também por quais motivos muitas delas encerram suas atividades muito rápido, muitas vezes, sem ao menos ter conseguido cobrir os gastos necessários para se abrir um negócio.

2.2 Objetivos específicos

A importância da controladoria ser realizada por um profissional contábil competente

Os fatores relevantes para o sucesso de um ME e EPP.

Os motivos que levam uma empresa ao ápice e a falência.

3. METODOLOGIA

O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, baseando-se e firmando opiniões a partir de artigos já publicados em sites e também encontrados em livros de diferentes autores que tratam com bastante clareza do tema de controladoria contábil. As opiniões e teses dos mesmos, fortalecem o entendimento sobre o tema e solidificam a informação que deverá ser transmitida através do presente projeto de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (368.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com