TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humberto Eco- Etapa 2 Da ATPS.

Dissertações: Humberto Eco- Etapa 2 Da ATPS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

1- Biografia do Autor

Humberto Eco

Nascido em 05 de janeiro de 1932, na cidade de Alessandria, na Itália, Eco é um dos maiores professores de semiótica do mundo. Além de ser referência no estudo de signos, Humberto Eco é reconhecido como um grande escritor, crítico e teórico dos fenômenos relacionados com a comunicação de massa no século XX e XXI.

A carreira de Humberto Eco começou enquanto cursava Filosofia na Universidade de Turim. Lá, em 1961, ele conquista seu Doutorado em estudos sobre a estética medieval. Sua obra mais famosa é O Nome da Rosa, seu primeiro romance, escrito em 1980. O livro, ambientado em um mosteiro na Idade Média, ganhou um versão para o cinema em 1986.

Humberto Eco criou diversas teorias sobre os fenômenos da comunicação da cultura em massa. Juntamente com Roland Barthes e Michael Foucault, segue uma corrente que valoriza o texto para o entendimento das mensagens e do conteúdo transmitido através de códigos, regras e signos lingüísticos específicos carregados de simbolismos.

Humberto Eco procura entender em suas obras o processo de criação dos símbolos e de suas regras de combinação. Assim, o escritor também leva em consideração o tempo e o espaço para entender a comunicação. Isso faz com que a evolução da tecnologia esteja diretamente relacionada com a evolução da comunicação.

Umberto Eco Começou seus estudos sobre assuntos medievais. A estética é um assunto também bastante importante para o filósofo, que tratou logo de elaborar uma tese que relacionasse a arte e as idéias de Sto.Tomás de Aquino.

No livro “Obra Aberta” (1962), Umberto Eco realizou um estudo sobre a semiótica, estabelecendo as diversas interpretações que podem ocorrer ao ouvinte através da obra artística. Em 1964, publicou “Apocalípticos e Integrados”, livro onde avalia os efeitos da cultura de massa no mundo contemporâneo. No livro, elaborou a tese de que os “apocalípticos" seriam aqueles que defendiam uma arte erudita contra a influência da cultura de massas, ao passo que os “integrados” defendiam a massificação de produtos culturais como consequência positiva da democratização.

Nos anos 70, passou a se dedicar ao estudo da semiótica, estabelecendo novas perspectivas sobre o assunto sob a influência de filósofos como John Locke, Kant e Peirce, abandonando as teorias semiológicas do lingüista Ferdinand Saussure. Obras importantes desse período: “As formas do conteúdo” (1971) e o livro “Tratado geral de semiótica” (1975). A idéia central do filósofo nessas obras é que a interpretação do texto pelo receptor é multifacetada e caracterizador de sentido à linguagem.

Umberto Eco escreveu seis romances. Destaca-se o “Nome da Rosa”, uma interessante trama em que um frade franciscano investiga a série de mortes ocorridas num mosteiro medieval. O religioso descobre que a causa dos crimes estavam ligados às obras filosóficas do período antigo, que colocariam a crença católica em discussão. A obra teve versão cinematográfica, com o ator Sean Conerry no papel principal. Outro romance famoso é o “Pêndulo de Foucault”, enredo que trata de uma conspiração de sociedades secretas com intenções de governar o mundo.

Umberto Eco vive na Itália e possui uma extensa lista de ensaios publicados.

2- Indique o período que surgiu a Teoria: ano e década.

Sua Teoria surgiu na Década de 70 no ano de 1976, estudada e aprofundada em anos anteriores.

3- Quais os fatos Históricos mundiais da Década da Teoria?

Os grandes fatos Históricos da época foram:

• 21 de junho de 1970 - Brasil tri-campeão da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México.

• Em 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de Munique (República Federal da Alemanha).

• Em 1976, são realizados os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá).

• A televisão em cores começa a se tornar popular no final dos anos 70

• 11 de setembro de 1973 - golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o governo de Salvador Allende.

• Com derrota dos Estados Unidos, termina a Guerra do Vietnã

• 25 de abril de 1974 - Revolução dos Cravos em Portugal acaba com o regime militar no país.

• Abril de 1975 - começa a Guerra Civil no Líbano

• Abril de 1979 - Revolução Iraniana.

• 1973 - Crise mundial do petróleo - OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%.

4- Explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com