TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO

Artigos Científicos: PRINCIPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  2.028 Visualizações

Página 1 de 9

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO – 100h

UNIDADE 1

GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique a transição do termo administração para gestão escolar.

R: O termo administração foi substituído pela gestão escolar por uma mudança de valores e conceitos, associados sobre tudo com a ideia de autonomia escolar, a participação da sociedade e comunidade. Nesse sentido passou a ser entendido como um sistema aberto com uma cultura e identidade própria, visando suas necessidades e peculiaridades.

2. Quais são as cinco áreas da gestão escolar? Explique-as.

R: - Gestão pedagógica: é o mais importante, onde acontece a implementação, acompanhamento e avaliação do PPP, inclui também a gestão escolar os objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.

- Gestão participativa e estratégica: promover participação que aperfeiçoem o relacionamento entre a escola e a comunidade.

- Gestão de pessoas (recursos humanos): integração entre pais, alunos, funcionários, professores, desenvolvendo a valorização do trabalho de cada um, bem como assegurando o trabalho em equipe e os aspectos qualitativos e quantitativos. Tornando mais simples e justa.

- Gestão administrativa: trata-se de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

- Gestão de resultados: cabe avaliar metas e objetivos alcançados ou não tanto dos alunos como da escola toda analisando causas e fatores, acompanhamento e gerenciamento dos índices escolares quanto ao ensino-aprendizagem.

3. Caracterize as competências esperadas para um gestor: competência política, competência afetiva e competência administrativa, citando exemplos.

R: Para que um gestor consiga ter produtividade em sua gestão é necessário que ele haja de maneira transparente em competência politica, ter uma relação afetiva com cada membro do âmbito escolar sempre mostrando seu trabalho de forma clara e onde tenha participação da sociedade, comunidade de todos. Para administrar, não sempre é garantir que as regras sejam cumpridas a todo custo, mas ser capaz de flexibilizar as regras quando for necessário para ir em direção à obtenção dos objetivos comuns propostos.

4. Sintetize o perfil do gestor escolar (Mínimo de 15 linhas).

R: O gestor deve gerar um clima de transformação de atitudes e estimular os integrantes da organização escolar para o seguirem em direção a uma escola reflexiva. Para tanto, investir em práticas de gestão participativa, em técnicas motivacionais e reestruturação da instituição torna-se um caminho eficaz para a concretização da educação na sociedade contemporânea. Um dos caminhos perpassa a construção do projeto pedagógico.

Para o perfil de um gestor é preciso compreender os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar para promover a integração com a comunidade, observar, pesquisar e refletir sobre o cotiado da escola de maneira onde posso ter melhorias e compreender os princípios e diretrizes da administração publica e incorporar a pratica no cotidiano da administração escolar. Deve liderar com caráter e disposição.

5. Como a gestão escolar pode contribuir com a implementação de mudanças que instituam uma nova escola, capaz de atender às necessidades da sociedade atual?

R: Precisam reformar a forma de pensar e abrir espaço para o futuro, é importante e necessários que a gestão escolar promova um clima propicio e participação de todos os envolvidos na escola, como pais, professores, alunos, comunidade e os demais membros principalmente no processo de implementação de uma reforma educacional.

UNIDADE 2

GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTEXTO HISTÓRICO E LEGAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A defesa da “gestão democrática” firmou-se no discurso de educadores e documentos nacionais e internacionais que norteiam as políticas educacionais. Afinal, qual a definição de “gestão democrática”, no âmbito da escola pública?

R: Precisa de um ótimo gestor, onde precisara de conhecimento, autonomia e disposição para o trabalho coletivo, terá que ter competência e ter claro que a qualidade da escola depende da participação ativa de todos os membros.

2. Argumente sobre o contexto histórico que delineou a proposta da gestão democrática.

R: Foi um processo que aconteceu com um movimento social democrático onde se buscava igualdades de direitos, com o resultado de longos anos hoje tem a liberdade de expressão e liberdade que possibilite mudanças e com isso pode tornar um sistema educacional um processo qualitativo em prol do educando e da sociedade. A gestão democrática esta prevista na legislação brasileira trata-se de um direito conquistado ao longo da historia e hoje constitui um direito regulamentado por lei.

3. Como a gestão democrática está contemplada na legislação nacional?

R: A lei 9394/96 traz como direito à educação a todos, onde possibilita participação e atuação de todo comunidade escolar.

4. Argumente sobre as principais dificuldades quanto à concretização da gestão democrática no interior da escola, apontando caminhos e/ou alternativas para superar tais desafios.

R: Alguns fatores que dificultam a gestão democrática: O comodismo falta de conhecimento, medo e resistência a mudanças, visão patrimonialista.

Para se alcançar bons resultados tem que trabalhar a equipe pedagógica juntos, é dever e obrigação da gestão revisar o PP adequar a realidade da escola, praticar mudanças para melhoria, o gestor da escola é ele quem vai colocar ela no eixo e precisa da colaboração do corpo docente também nada adianta ter um bom projeto pedagógico e os professores não fazerem sua parte, mais o principio da melhora vem primeiramente da gestão.

5. Pesquise, na internet, sobre a “Escola da Ponte” e apresente uma análise sobre a prática empreendida por José Pacheco na referida escola, considerando a proposta da gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com