TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Ensaios: PROCESSO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo de Nova Iguaçu-RJ

POLO - NOVA IGUAÇU - RJ

CURSO ADMINISTRAÇÃO

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Andréa Cristina A. Motta Souza – RA 349217

Michelle Silva de Santana- RA381425

Monique Oliveira Santos – RA 384004

Maicon Hiram – RA 380637

Vinicius Almeida da Silva – RA 389184

Nila Cristina N.N. de Souza – RA 399441

Desafio: Elaboração de um relatório com plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.

Profª Mônica Satolani – Ensino a distância (EAD)

Tutora de Ensino a distância (EAD) - Profª Neuza Maria Thomaz

Nova Iguaçu, 14 de junho 2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo de Nova Iguaçu-RJ

INTRODUÇÃO:

Através deste trabalho verificamos que o planejamento tático tem como objetivo melhorar atividades departamentais ou áreas definidas de uma organização, sendo esta influenciada por informações, transformações do meio externo, que de forma mais direta é absorvida pelo planejamento operacional, que atua diretamente com o público consumidor de seus produtos ou serviços.

E no Planejamento Operacional, pode ser considerada com a formalização principalmente através de documentos escritos da metodologia de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Verificamos também que no planejamento tático o prazo é mais longo, amplitude maior, os riscos são maiores e flexibilidade menor que denota-se de forma contrária no planejamento operacional.

Os planejamentos não podem controlar o futuro, mas devem tentar identificar e isolar as ações presentes e seus resultados que se pode esperar que influenciem o futuro. Portanto, um propósito principal do planejamento é providenciar para que os programas e constatações presentes possam ser usados para aumentar as oportunidades de ser atingidos os futuros objetivos e metas - isto é aumentar as chances de tomar as melhores decisões hoje que afetarão o desempenho de amanhã.

A menos que o planejamento leve a melhor desempenho, ele será feito em vão. Assim , para ter uma organização que olhe para o futuro e procure se manter ativa e próspera em um mundo que se modifica, é preciso que haja planejamento ativo, vigoroso, contínuo e criativo. Do contrário a administração somente reagirá ao seu ambiente e não será uma participante ativa no mundo competitivo.

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo de Nova Iguaçu-RJ

ETAPA 1 – PASSO 1

(O Que é ) e os tipos de PLANEJAMENTO

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangentes e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. No fundo o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência. O planejamento estratégico exige sete etapas :

1. Determinação dos objetivos.

2. Análise ambiental externa.

3. Análise organizacional interna.

4. Formulação de alternativas.

5. Elaboração do planejamento.

6. Implementação e execução.

7. Avaliação dos resultados.

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo de Nova Iguaçu-RJ

Há três níveis distintos de planejamento:

1. Planejamento Estratégico: É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:

• É Projetado para o longo prazo;

• Envolve a empresa como uma totalidade ;

• É definido pela cúpula da organização;

• É voltado para a eficácia da organização.

2. Planejamento Tático: É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:

• É projetado para o médio prazo,

• Envolver cada departamento ou unidade da organização;

• É definido no nível intermediário da organização;

• É voltado para a coordenação e integração;

3. Planejamento operacional:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com