TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Trabalho Universitário: PROCESSO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

Administração de Empresas

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Osasco - SP

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

Administração de Empresas

Amilar Pires dos Santos 4211782494

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ATPS - Atividades Prática Supervisionada apresentada à Faculdade Anhanguera de Osasco como requisito parcial à obtenção de práticas para o curso de Administração de Empresas.

Prof. Vanderlei Antonio Galdi

Osasco - SP

2013

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 - PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL................................................05

2.1 – PLANEJAMENTO.................................................................................................05

2.2 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.....................................................................05

2.3 - PLANEJAMENTO TÁTICO..................................................................................05

2.4 – POLÍTICA..............................................................................................................06

2.5 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL....................................................................06

3 - PROCESSO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL............................................................................................................07

3.1 - ORGANIZACAO DA ACÃO EMPRESERIAL....................................................07

3.2 - O DESENHO ORGANIZACIONAL.....................................................................08

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................10

REFERÊNCIAS.............................................................................................................11

1 - INTRODUÇÃO

Organização e Planejamento foi o tema abordado pelo grupo. A Administração em sua totalidade aumenta a velocidade impulsionando a atividade organizacional no sentido de reduzir custos, aumentar a produtividade, definir planos de ação, alcançar objetivos com o intuito de oferecer resultados positivos. Neste campo de atuação citamos o planejamento, que é responsável pela Excelência organizacional, responsável também pela articulação interna das atividades organizacionais a nível tático e a nível global das organizações, sendo elas públicas, privadas, médias, prestadoras de serviços, industriais, dentre outras.

2 – PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

2.1 - PLANEJAMENTO

A empresa não surge do nada, para que uma empresa funcione é preciso planejamento, mas o que é planejamento? É definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, programar os planos de ação necessária.

Para que possa ser feito da melhor maneira possível é preciso planejar para proteger, essa é considerada a primeira função administrativa, ou seja, planejamento serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Assim podemos concluir que planejar é a chave para lidar com as mudanças do mercado.

2.2 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Envolve o nível institucional da empresa, onde estão totalmente voltados para a tarefa primaria de se relacionar com o mercado. Com um objetivo de rastrear ameaças ambientais e oportunidades disponíveis para a empresa, assim criar estratégia para enfrentar esses elementos ambientais.

No planejamento estratégico precisam cada vez mais de decisões baseadas em julgamentos, em vez de dados. Além disso, duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico que é a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.

Três características principais:

• É projetado em longo prazo;

• Está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa;

• Envolve a empresa como um todo.

2.3 - PLANEJAMENTO TÁTICO

Refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Plana Produção, Planos de Marketing, Planos de recursos humanos, Planos Financeiros ou Novos Produtos. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas.

2.4 - POLÍTICA

As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões, pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação. Assim, existem as políticas globais da empresa, políticas administrativas, políticas operacionais.

2.5 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Refere-se basicamente com “o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com